Escola da Fé 2016 Paróquia São Sebastião - Valinhos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
Advertisements

TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
VOCÊ E O LIXO?.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
Ciclo de vida do produto
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
Introdução e Conceitos Fundamentais
SANEAMENTO.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Resíduos.
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Meio ambiente Rio fecha maior lixão da América Latina
Desenvolvimento sustentável.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
RESULTADOS E DISCUSSÃO
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
22 de março Dia Mundial da Água
Educação para a Sustentabilidade
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
A questão do lixo no Brasil
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
Gestão Ambiental na ESEF
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Desenvolvimento sustentavel
Dia do Design Sustentável
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Ministério Público do Trabalho
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
Lixo Brasileiro.
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
Tratamento de Água e Esgoto
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE
Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE AGIR CFE “Quero ver o direito brotar como fonte e correr1 a Justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24)
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

Escola da Fé 2016 Paróquia São Sebastião - Valinhos

Recordando o último encontro... - Nosso gesto concreto era: - “Realizar uma ação missionária simples: rezar por alguém, convidar uma nova pessoa para a comunidade...” - Podemos agora compartilhar nossos testemunhos!

Retomando a CF TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” - LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.(Amós 5,24)

Retomando a CF OBJETIVO: chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.

Retomando as reflexões do PPO Ressalte-se a importância do cuidado da vida no planeta, dilapidado tanto ética quanto ecologicamente, pelo uso ganancioso e irresponsável dos recursos naturais. Importante campo de ação, hoje, é educar para a preservação da natureza e o cuidado com a ecologia humana, através de atitudes que respeitem a biodiversidade e de ações que zelem pelo meio-ambiente. PPO, 96

O apelo do Papa Francisco O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum. Desejo agradecer, encorajar e manifestar apreço a quantos, nos mais variados sectores da atividade humana, estão a trabalhar para garantir a proteção da casa que partilhamos. Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos. LAUDATO SÌ, 13

As preocupações da Igreja na “Laudato Sì” - Poluição e mudanças climáticas - A questão da água - Perda de biodiversidade - Deterioração da qualidade de vida humana e degradação social - Desigualdade planetária - Fraqueza das reações - Diversidade de opiniões

Saneamento Básico – Direito Humano Fundamental Manejo das águas pluviais; Manejo adequado dos esgotos sanitários; Abastecimento de água; Manejo dos resíduos sólidos; O controle dos agentes transmissores de doenças; O controle dos reservatórios;

Urbanização

Alguns dados mundiais sobre o saneamento No mundo, um bilhão de pessoas fazem suas necessidades a céu aberto; Mais de crianças morrem por ano por falta de acesso a água potável e ao saneamento básico; Na América Latina, as pessoas têm mais acessos aos celulares que aos banheiros; 120 milhões de latino-americanos não têm acesso aos banheiros.

O manejo de esgoto no Brasil 100 milhões de pessoas no país ainda não possuem coleta de esgoto; Apenas 39% dos esgotos são tratados; São despejados diariamente o equivalente a 5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento na natureza; Boa parte das moradias utilizam fossas rudimentares e despejam esgoto a céu aberto; 10,6% do domicílios do país não têm coleta de resíduos sólidos domiciliares.

O manejo de esgoto no Brasil Muitos resíduos continuam sendo despejados de maneira descontrolada no meio ambiente, sem nenhuma espécie de triagem, cuidado e tratamento intermediário: Produtos líquidos não tratados das industrias e esgotos sanitários; Medicamentos com prazo de validade vencidos; Equipamentos com elementos radioativos; Poluentes químicos presentes em agrotóxicos e metais; Produtos que podem comprometer gravemente a saúde pública.

Áreas Rurais Apenas 42% das moradias rurais dispõe de água canalizada para uso doméstico; Muitas habitações rurais não dispõe de banheiros e fossas; O esgoto sanitário atende somente 5,2% dos municípios rurais; Em 49% das residências que tem banheiro o escoamento das fezes e urina ocorre por meio de fossas rudimentares não ligadas à rede; Em 17% os dejetos são jogados à céu aberto; Apenas 33,2% das moradias estão ligadas à rede de distribuição de água.

Saneamento Básico e Água Potável – Uma Relação Vital Apenas 0,007% da água da Terra está disponível para o consumo humano. O Brasil é privilegiado em recursos hídricos, possui 12% da água doce do mundo. 70% da água doce do Brasil está na região Norte, enquanto Nordeste e Sudeste dispõe de pouca água. perda de água tratada de até 60% - O Brasil é considerado um dos campeões de desperdício de água no mundo.

Morre uma criança a cada 3 minutos por não ter acesso a água potável, por falta de redes de esgoto e por falta de higiene. O problema se agrava, pois as crianças mais vulneráveis à diarreia aguda também não têm acesso a serviços de saúde capazes de salvá-las. Em 2013, segundo o Ministério da Saúde (DATASUS), foram notificadas mais de 340 mil internações por infecções gastrointestinais no país. Se 100% da população tivesse acesso à coleta de esgotos sanitários haveria uma redução em termos absolutos de 74,6 mil internações.

Manejo de Resíduos Sólidos (LIXO) O Brasil gera cerca de toneladas por dia de resíduos sólidos; Cada indivíduo gera em média 1 kg de resíduo sólido por dia; A cidade de São Paulo gera entre e toneladas diárias de resíduos sólidos; As 13 maiores cidades do país são responsáveis por 31,9% de todos os resíduos sólidos no ambiente urbano brasileiro.

76,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano Geração de lixo

Resíduos Orgânicos Representam 69% do total descartado no país; São 14 milhões de toneladas de sobras de alimentos manejados inadequadamente durante a produção, industrialização, armazenamento, transporte e distribuição; Isso significa que 19 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas diariamente com as sobras desperdiçadas; Só em Manaus a comida jogada no lixo diariamente daria para alimentar 100 mil pessoas.

Para onde vão todos estes resíduos? Um dado alarmante é que a América do Norte e a Europa mandam seus resíduos sólidos para a África e, infelizmente, também para o Brasil. Focando apenas no Brasil, os lixões e aterros sem controle localizam-se próximos ou em áreas de residência de populações pobres, nas quais os habitantes são obrigados a conviver com a sujeira gerada pelos demais moradores, resultando em injustiça ambiental.

Destinação dos Resíduos Do total de resíduos sólidos coletados diariamente: 50,8% são levados para os lixões; 21,5% para aterros controlados; Apenas 27,7% para aterros sanitários. Portando 72,3% são depositados de forma inadequada.

Saneamento Básico e Lixo Doméstico Diminuir o volume de lixo é urgente! É preciso: Planejar as compras Usar sacolas retornáveis Evitar embalagens descartáveis Escolher produtos com menos embalagem Comprar produtos não descartáveis Substituir copos descartáveis Cozinhar somente o que será consumido Evitar o desperdício e reduzir a geração de resíduos.

Lixo eletrônico Os fabricantes e comerciantes têm obrigação de receber o que não funciona mais

Pilhas / Baterias / Lâmpadas Os fabricantes e comerciantes têm obrigação de receber o que não funciona mais

Coleta Seletiva do Lixo Consiste em separar o lixo em grupos distintos: Papel Plástico Metal / Alumínio Vidro Orgânico e Etc. As cooperativas de reciclagem e as associações de catadores são fundamentais nesse processo.

Saneamento Básico – Direito Humano Fundamental O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas. Por isso, há que se ter em mente que “justiça ambiental” é parte integrante da “justiça social”.

Retomando as reflexões do CPP Conscientização ambiental nas escolas Participação das lideranças em conselhos municipais Coleta seletiva nas comunidades Coleta controlada de lâmpadas, pilhas e baterias

Gestos concretos 1- Revisão dos hábitos domésticos Como é o uso da água em sua casa? Ela é usada com cuidado e economia? Quais as práticas adotadas em sua casa para um consumo responsável ? Existe algum hábito que você adota e acha que poderia mudar? Você sabe se o esgoto coletado de sua casa é tratado? Você se incomoda e denuncia quando vê um vazamento de água em sua rua? Quando você sai de um cômodo iluminado por uma lâmpada tem o costume de apagar a luz?

Gestos concretos 1- Revisão dos hábitos domésticos Você desperdiça alimentos? Qual o destino que você dá para aquele óleo de cozinha que não pode ser reutilizado? Deposita diretamente no ralo da pia ou procura acumular para depois reciclar? Você tem cuidado com o lixo que produz? Separa o lixo orgânico e o lixo reciclável ou eles vão para o mesmo destino? Tem a preocupação de usar produtos de limpeza biodegradáveis

Gestos concretos 2- Responsabilidade ambiental na Igreja Trazer a sua própria garrafinha de água nos próximos encontros Incentivar essa prática nas reuniões dos grupos e equipes Realizar a coleta seletiva de lixo nas comunidades e festas

Fonte: Material CF 2016 Ademir martins Edemilson Mendes Barbosa Valdemir Aparecido Ravagnani Luigi Bertoncini Prof. Marcia Molina (PUC-Campinas) Diácono João Vicente Vera Ursula