Revisão Metabolismo Energético I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrícia Rosa de Araujo
Advertisements

Fotossíntese e Respiração Celular
Metabolismo Energético das Células
Prof. Waldemar Ernani Martins
Respiração Celular.
RESPIRAÇÃO CELULAR.
Respiração Celular É o processo de conversão da energia contida em ligações químicas de moléculas em ATPs que podem ser usados nos processos vitais. A.
Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.
RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBICA
Fotossíntese.
Metabolismo energético
FOTOSSÍNTESE. ADENOSINA (nucleotídeo) NUCLEOTÍDEO = adenosina monofosfato (AMP)Adenosina difosfato (ADP) Adenosina trifosfato (ATP) Adenina Fosfato.
AULA 07 FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO.
Metabolismo Energético da Célula
FOTOSSÍNTESE.
Respiração nas Plantas
A obtenção de energia pela célula
MITOCÔNDRIA RESPIRAÇÃO CELULAR
Respiração Celular.
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Apresentação desenvolvida pelo Prof. Bruno Cacique
FOTOSSÍNTESE.
Aula 3 – Bioenergética, fermentação e Respiração Celular 05/04/2011
METABOLISMO ENERGÉTICO
METABOLISMO CELULAR  FERMENTAÇÃO & RESPIRAÇÃO.
Fotossíntese e Respiração Celular
Biologia Celular Aula 9 e 10 Respiração Celular Aeróbia
Organelas e metabolismo energético da célula
METABOLISMO CELULAR  RESPIRAÇÃO.
FOTOSSÍNTESE É realizada pelos seres clorofilados, representados por plantas, algas, cianobactérias e bactérias fotossintetizantes. Equação geral – eucariontes.
FOTOSSÍNTESE Profª Drª Elizabete M J Costa.
FOTOSSÍNTESE.
Fotossíntese: estruturas envolvidas
Fotossíntese.
Respiração celular.
Células e energia Na fotossíntese, a energia luminosa é convertida em energia química contida em moléculas orgânicas. As moléculas orgânicas podem ser.
FOTOSSÍNTESE Marcio Barbieri.
CADEIA RESPIRATÓRIA.
Fisiologia Vegetal. 1)Introdução A fisiologia vegetal é a parte da biologia que estuda o funcionamento do organismo das plantas, que inclui: a nutrição.
FISIOLOGIA COMPARADA DE PLANTAS C3, C4 e CAM
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
CADEIA RESPIRATÓRIA.
CITOLOGIA CÉLULA ANIMAL CITOLOGIA – ENVOLTÓRIOS CELULARES MODELO DO MOSAICO FLUIDO – SINGER e NICHOLSON.
BIOSSÍNTESE CONSTRUÇÃO CONSUMO DE ATP DEGRADAÇÃO PRODUÇÃO DE ATP METABOLISMO: transformações químicas a nível celular.
INTRODUÇÃO AO METABOLISMO
ESTRUTURA, FUNÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
É a síntese de carboidratos com liberação de oxigênio, a partir de gás carbônico e água, na presença da luz e da clorofila. É um processo endergônico.
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Metabolismo celular (Parte 1)
SOBREVIVÊNCIA NA BIOSFERA NECESSIDADES DOS SERES VIVOS Capítulo 3 CIENCIAS DO AMBIENTE - CAP. 3.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ/MG CURSO DE ENFERMAGEM
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
FOTOSSÍNTESE Muryllo Mendes Possamai. FOTOSSÍNTESE “photos” = luz “síntese” = produzir.
2º EM Biologia Professor João C4 | H13, 14, 15 RESPIRAÇÃO CELULAR.
Respiração celular.
Fotossíntese.
METABOLISMO ENERGÉTICO II Fermentação e Respiração
Metabolismo Energético
Professora: Luciana Ramalho
Respiração celular.
Metabolismo Energético
FOTOSSÍNTESE.
Bioenergética II – Respiração Celular
Revisão - Biologia Metabolismo Energético
Transcrição da apresentação:

Revisão Metabolismo Energético I Respiração celular Glicólise – Anaeróbia - Citosol Ciclo de Krebs – Aeróbia - Mitocôndria Cadeia Respiratória – Aeróbia - Mitocôndria Objetivo Produção de energia na forma de ATP, a partir da molécula de glicose

Glicólise Resumindo: 1 glicose 2 piruvatos 2 NADH + 4 ATP’s (6C) (3C- cada)

(UDESC-2009)- A glicólise é um processo que compreende 10 reações químicas, cada uma delas com a participação de uma enzima específica. Assinale a alternativa correta em relação à glicólise anaeróbica. Transforma ácido lático em ácido pirúvico. É realizada apenas em células animais e procariontes heterotróficos. Promove a quebra da glicose no interior da mitocôndria. Libera energia na forma de 38 ATP´s. É o processo responsável pela quebra da glicose, transformando-o em piruvato.

Ciclo de Krebs

(PUC-Campinas-2005) Nas principais concentrações urbanas trabalhadores de baixa renda percorrem grandes distâncias a pé ou pedalam quilômetros. Para a contração muscular é necessário a formação de ATP, num processo que produz CO2. Nas células musculares, parte do CO2 é produzido: No citoplasma, durante a fermentação acética. No citoplasma, durante a síntese do glicogênio. No cloroplasto, durante a fase escura da fotossíntese. Na mitocôndria, durante a fosforilação oxidativa. Na mitocôndria, durante o ciclo de Krebs.

Cadeia Respiratória Utiliza a energia contida nos NADH e FADH2 da glicólise e do ciclo de Krebs, para produzir ATP. Ocorre nas CRISTAS MITOCONDRIAIS PTN`S e Moléculas NADH Q redutase FADH2 redutase Citocromo C redutase Citocromo C oxidase Enzima ATP sintase Citocromo C Ubiquinona

(UEG-2008) A fase anaeróbia da membrana ocorre no citosol na ausência de O2, sendo constituída pela formação de duas moléculas de ácido pirúvico e liberação de duas moléculas de ATP a partir da glicólise. Já a fase aeróbia ocorre nas mitocôndrias, na presença de O2, sendo dividida nas sequencias de reações do ciclo de Krebs e na cadeia respiratória. Em relação ao processo de respiração, é INCORRETO afirmar: Em procariotos, mesmo na presença de O2, o processo de respiração é ineficiente, em virtude da falta de algumas enzimas miticondriais. Na ausência de O2, o metabolismo pode ser desviado para a fermentação, pois, apesar da glicólise não ser dependende de O2, as fases seguintes são. Na ausência de glicose. Outros compostos orgânicos podem ser utilizados na síntese de Acetil Co-A. A cadeia respiratória ocorre nas cristas mitocondriais e envolve aproveitamento do NADH e FADH2 obtidos no final do ciclo de krebs.

Metabolismo Energético II Fotossíntese Energia luminosa Energia potencial química Reagentes: CO2 + H2O Produtos: Glicídios + O2 Cloroplastos Sede da fotossíntese Clorofila

Etapas da fotossíntese Fase Clara – ETAPA FOTOQUÍMICA Ocorre nas membranas tilacóides Envolve clorofila localizadas nos complexos proteicos (PSII e PSI) Fotólise da água Fotofosforilação – Formação de ATP e NADPH Acíclica Cíclica

Pigmentos fotossintetizantes e fotossistemas Clorofilas a = Conversão EL = EPQ b = pigmento acessório da fotossíntese Carotenóides – Pigmentos acessórios Transferem energia para a clorofila a Fotoproteção.

Fotossistemas Complexo de Antena – Unidades de captação de luz Centro de reação - Início da Fotossíntese

Etapas da Fotossíntese 1ª- Absorção da Luz Clorofila luz absorvida = Transferência de energia Aceptor Q Recuperação dos elétrons H2O Fotólise da água 2 H2O LUZ O2 + 4H+ + 4e-

Fase Escura – ETAPA QUÍMICA Ciclo de reações químicas (Ciclo de Calvin-Benson / Ciclo das pentoses) que ocorre no estroma dos cloroplastos; Não depende diretamente da luz; Utiliza moléculas ce CO2 para geração de substâncias orgânicas; Equação: 6CO2 + 18 ATP + elétrons 2PGAL (3C)

Ciclo das Pentoses