Óptica Geométrica
Fontes de Luz Primária Secundária
Primária Fontes que emitem luz própria
Corpos luminosos: são os corpos que emitem luz própria. Exemplo: o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, etc.
Sol
Secundária Refletem luz Não emitem luz própria
Lua
Corpos iluminados: são os corpos que refletem luz.
Fenômenos
Meios Físicos
Corpos transparentes: são os corpos que se deixam atravessar Meios Transparentes: Permitem a passagem da luz sem desvios.Ex:Vácuo, pequenas camadas de ar, vidro e água. Corpos transparentes: são os corpos que se deixam atravessar totalmente pela luz
Corpos translúcidos: são os corpos que Meios Translúcidos: A luz sofre desvio e há bastante difusão.Ex:Neblina, papel vegetal . Corpos translúcidos: são os corpos que se deixam atravessar parcialmente pela luz.
Meios Opacos: A luz não se propaga.Ex: Alvenaria, madeira. Corpos opacos: são os corpos que impedem a passagem da luz.
O ser humano é transparente ou opaco?
INTRODUÇÃO Propagação Retilínea Reversibilidade Independência Princípios da Óptica Geométrica INTRODUÇÃO Propagação Retilínea Reversibilidade Independência
Propagação retilínea Em um meio homogêneo a luz propaga-se em linha reta.
As provas mais simples de que a luz se propaga em linha reta são a formação da sombra e a câmara escura.
Câmara Escura p p O I p I O =
Sombras e alturas anteparo opaco Fonte de luz a b a = altura do anteparo Agora, ao clicar, você irá acender a luz e criar uma sombra b = distância entre a fonte e o anteparo
Sombras e alturas sombra anteparo opaco c Fonte de luz a b d Clicando você verá como pode usar semelhança de triângulos no esquema acima c = altura da sombra d = distância entre a fonte e a sombra
Sombras e alturas = b d FIM c a b d A semelhança de triângulos nos diz que: a b c d = FIM
Reversibilidade B A A trajetória seguida pela luz independe do sentido de propagação.
Independência Quando dois ou mais raios se cruzam cada um age independentemente do outro.
Princípios da Óptica Geométrica Princípio da Propagação Retilínea da Luz: Princípio da Independência dos Raios de Luz: Princípio da Reversibilidade da Luz:
A imagem é invertida e reversa. Ex.: p vira d CÂMARA ESCURA = Máquina fotográfica A imagem é invertida e reversa. Ex.: p vira d
Sombra e Penumbra Corpo Penumbra Sombra Fonte
Sombra e Penumbra
Clique para acender uma lâmpada
Área não iluminada Aqui você pode ver que existem duas regiões. Uma iluminada e outra não Clique novamente para acender a outra luz
FIM sombra Agora você tem três regiões. Uma iluminada somente por uma penumbra penumbra sombra FIM Agora você tem três regiões. Uma iluminada somente por uma das lâmpadas, chamada penumbra, outra iluminada pelas duas lâmpadas, e outra que não é iluminada por nenhuma, denominada sombra.
Eclipse
Eclipse Solar: Lua Nova
Eclipse Lunar: Lua Cheia
Resumo da aula: Fontes ( 1º ou 2 º) Fenômenos (reflexão, refração e absorção) Meios (transparente,translúcido e opaco) Princípios (propagação retilínea, reversibilidade e independência)