Aula 06: Montagem.  O que vamos aprender? 1.Como montar o robô 2.Os cuidados que deverão ser tomados ao realizar a montagem. 3.Revisar as ligações que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
professor Victory Fernandes
Advertisements

professor Victory Fernandes
TELE-OPERAÇÃO DE UM ROBÔ HUMANOIDE USANDO HÁPTICA E SENSORES DE FORÇA
Professor Alexandre Bacega
Aula 05: Sensores do robô e Bibliotecas. Aula 05: Sensores do robô  O que vamos aprender? 1.Funcionamento e aplicações dos sensores 2.Utilidade das Bibliotecas.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Jogo da Memória. Jogos online Jogos Infantis Jogos que exercitam a memória e a interação digital do aluno com o mundo digital. Trabalham com os temas.
Bancada Modular Didática Para Estudos de Controladores Lógicos Programáveis DLB CLP642 Apresentação dos Módulos Preparado por: Eng. Arsonval Fleury.
MEDIDAS ELÉTRICAS AULA 1 Professora: Camila Bastos joinville.ifsc.edu.br/~camila.bastos Técnico Integrado em Eletroeletrônica.
O LIMPADOR DO PÁRA-BRISA CENTRAL NÃO FUNCIONA. O LIMPADOR DO PÁRA-BRISA CENTRAL NÃO FUNCIONA. 1. VERIFIQUE O FUSÍVEL DO LIMPADOR / LAVADOR DE 20 AMP.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
O instrumento destinado a medir a intensidade de corrente elétrica é chamado de amperímetro. Para medir a intensidade da corrente que passa por um fio.
FLUXOGRAMA AULA 2 Prof. Anderson Hirata 2º sem de 2016.
Fulana da Silva (Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC) Fulano da Silva (Orientador) (Se.
CARACTERISTICAS DO CLP - Fácil diagnóstico de funcionamento ainda em fase de projeto do sistema e/ou reparos que venham a ocorrer.
Relés Automotivos Definição Características
Fulano (a) da Silva (Acadêmico (a) do Curso Bacharelado em Administração) Professor : Alaércio Aparecido de Oliveira
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE
INVENÇÃO DE CIÊNCIAS Mini gerador de energia movido a manivela.
Curso Básico e Arduino Elaboradores: Gilberto Lopes Filho Pedro Santos
Programação Intermediária - Aula #7 Melhorando a segurança no robô
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
Introdução ao Logisim Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES
Slides de aulas para a documentação de treinamento TIA Portal
Banco de Registradores e ALU
MAYA – ROBÔ TRANSPORTADOR Resultados e Discussões
Comutação de escada ou de quarto
Lição de programação iniciante
Apresentação do Laboratório Falar sobre as máquinas, 14 unidades
Noções Básicas de Eletricidade
Viga de Sincronização Paralela
INSTALAÇÃO CÂMERA DE RÉ BLADE
Apresentação do Laboratório Falar sobre as máquinas, 14 unidades
Germano Maioli Penello
Lição de programação intermediária
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação
Lição de programação intermediário
LIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO INTERMEDIÁRIA
Vinícius Guilherme Hoffmann
Lição de programação iniciante
TAREFA REDAÇÃO.
Eletrocardiografia Clínica
Lição de programação intermediário
Eletroeletrônica Multímetro.
TÍTULO DO TRABALHO COM LETRAS MAIÚSCULAS, NEGRITO E CENTRALIZADO
Os Automatismos João Páscoa Nº Exemplo de autómato programável
Funções Lógicas Expressões booleanas de Circuitos
2ª Aula: Programação Linear
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
Controle e monitoramento de nível utilizando o Arduino Uno
MECÂNICA ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
E suas funcionalidades. Hardware livre Software livre Diferentes modelos Simples e confiável Robusto o suficiente para a maioria das atividades de robótica.
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
Fulano da Silva (Orientador)
e suas funcionalidades
Lição 1: introdução à navegação
Introdução a programação Para crianças
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
Exemplos Passo a Passo Aula Extra Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva
Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 2
Introdução ao Logisim Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES
Projetos – Eletrônica 1 CIn – UFPE
Tipos Primitivos de Dados
Fulano da Silva (Orientador)
Eletrônica (1): Sinais de pulsos e o padrão NIM
Germano Maioli Penello
Exemplos Passo a Passo Aula Extra Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva
Eletrônica (1): Sinais de pulsos e o padrão NIM
UNIDADE 11: CONTROL RC-SERVOMOTOR
Condutores: cores padronizadas. – Azul claro: para condutores neutros com isolação (norma); – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção.
Transcrição da apresentação:

Aula 06: Montagem

 O que vamos aprender? 1.Como montar o robô 2.Os cuidados que deverão ser tomados ao realizar a montagem. 3.Revisar as ligações que deverão ser feitas

C UIDADOS NA M ONTAGEM DO R OBÔ É comum acontecer a queima de alguns componentes eletrônicos durante a montagem do robô Linus Bot, pois a maioria de vocês está tendo o primeiro contato com programação, montagem e eletrônica; Motivados por isso, decidimos realizar essa aula resumo para que as dúvidas sejam sanadas e a montagem esquematizada. Vamos lá! Separamos alguns tópicos ao qual voltaremos a falar nessa aula: 1)Arduino 2)Ponte H 3)Bateria 4)Protoboard 5)Sensor 6)Botão

P ARTE 1 – O S COMPONENTES FÍSICOS Base :

P ARTE 1 – O S COMPONENTES FÍSICOS Arduino :

P ARTE 1 – O S COMPONENTES FÍSICOS Ponte H:

P ARTE 1 – O S COMPONENTES FÍSICOS Protoboard :

P ARTE 1 – O S COMPONENTES FÍSICOS Bateria :

P ARTE 1 – O S COMPONENTES FÍSICOS Sensor Infravermelho:

P ARTE 1 – O S COMPONENTES FÍSICOS Rodas e motores:

P ARTE 1 – O S COMPONENTES FÍSICOS Botão:

A O FINAL, SEU ROBÔ DEVERÁ FICAR ASSIM :

P ARTE 2 – D ISPOSIÇÃO DOS COMPONENTES NA BASE DO ROBÔ Aloque na parte superior da base o Arduino, a Ponte H e a protoboard. Usando braçadeiras de plástico, prenda a bateria na parte inferior da base. OBS: Nossas imagens constituem apenas uma sugestão da forma de dispor os componentes na base.

P ARTE 2 – D ISPOSIÇÃO DOS COMPONENTES NA BASE DO ROBÔ

P ARTE 3 – E SQUEMAS DE LIGAÇÕES Arduíno: 1.As portas 10 e 11 devem ser conectadas às respectivas portas IN1 e IN2 na Ponte H, enquanto as portas 5 e 6 devem ser conectadas às portas IN3 e IN4, respectivamente (Observe que são saídas PWM). 2.O GND do Arduino deve ser conectado à uma linha da protoboard que será usada apenas como GND do circuito, exemplificaremos mais adiante. 3.Deve-se conectar 3.3V OU 5V na porta Vcc do sensor. 4.As portas A0, A1, A2, A3 e A4 serão conectadas, respectivamente, às portas S1, S2, S3, S4 e S5 do sensor.

P ARTE 3 – E SQUEMAS DE LIGAÇÕES Ponte H: 1.Motor A e Motor B: Nestas portas devem ser conectados os cabos de cada um dos motores V: Deve ser conectada à linha da protoboard no qual o terminal positivo da bateria está conectado. 3.GND: Deve ser conectada à linha da protoboard no qual o terminal negativo da bateria e o GND do Arduino estão conectados. 4.IN1, IN2, IN3 E IN4: Devem ser conectadas, respectivamente às portas digitais 10, 11, 5 e 6 do arduino.

P ARTE 3 – E SQUEMAS DE LIGAÇÕES Bateria: 1.O terminal positivo da bateria, em vermelho, deve ser conectado na mesma linha da protoboard na qual o terminal 6-35V da Ponte H está conectado. 2.O terminal negativo da bateria, em preto, deve ser conectado na mesma linha da protoboard na qual o GND do Arduino e o GND da Ponte H estão conectados.

P ARTE 3 – E SQUEMAS DE LIGAÇÕES Botão e Protoboard: 1.O fio representa uma linha da protoboard na qual devem ser conectados o terminal positivo da bateria e a porta 6- 35V da Ponte H. 2.Uma perna do botão deve ser conectado à porta digital 2 do Arduino. 3.O fio representa uma linha da protoboard na qual devem ser conectados o terminal negativo da bateria, o GND do Arduino e o GND da Ponte H. 4.A outra perna do botão deve ser conectada à linha de GND da protoboard.

P ARTE 3 – E SQUEMAS DE LIGAÇÕES Sensor: 1.Deve-se conectar a entrada marcada em “1” na linha do GND na protoboard. 2.Deve-se conectar a entrada marcada em “2” na entrada de 3.3V OU na entrada de 5V do Arduino. 3.As 5 entradas marcadas em amarelo são correspondentes às entradas S1, S2, S3, S4 E S5, numeradas da direita para a esquerda, e devem ser conectadas às entradas analógicas A0, A1, A2, A3 e A4 do Arduino.

Boa montagem!