Reprodução ASSEXUADA SEXUADA Presença de gametas  fecundação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
Advertisements

Sistema Reprodutor Masculino
Aparelho reprodutor masculino
Reprodução humana.
CIÊNCIAS Profª. Lidiane Resende.
SISTEMA REPRODUTOR.
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
Breve revisão da aula passada...
Desde cedo, tendo em conta as caraterísticas do nosso corpo, é-nos atribuído um sexo: MasculinoFeminino Apresentam órgãos sexuais externos diferentes.
Transmissão da vida. -O corpo humano é constituído por, aproximadamente, 100 mil milhões de células, a maioria das quais tem menos de um décimo de milímetro.
Este cariótipo será masculino ou feminino?
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professora Natália. Cobrado como um adulto e tratado como uma criança.
Uma das funções que caracteriza os seres vivos é a reprodução. É através dela que é assegurada a continuidade da vida. É pela reprodução que os seres.
Sistema Reprodutor Humano Disciplina de Biologia
Sistema Reprodutor Masculino
CICLO OVARIANO E MENSTRUAL
Reprodução Humana e Manipulação da Fertilidade Unidade 1.
REPRODUÇÃO HUMANA E CRESCIMENTO Qual é a importância da reprodução? Todas as espécies de seres vivos da Terra têm a capacidade de reprodução, ou seja,
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 70. Ciclo das Criptógamas.
BIOLOGIA PROF. CALINA GREINER.  Vulva (parte externa)  Vagina  Útero  Tubas uterinas  Ovários.
SISTEMA ENDOCRINO. Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase)
Ana Luisa Miranda Vilela ( SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO.
SISTEMA ENDÓCRINO. INTRODUÇÃO É formado pelo conjunto de glândulas que, juntamente com o sistema nervoso, coordenam as funções do organismo. São classificadas.
Diplofase Haplofase semelhante em ambos os sexos7.ª semana de vida diferenciação dos órgãos sexuais As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se.
Diplofase Haplofase semelhante em ambos os sexos7.ª semana de vida diferenciação dos órgãos sexuais As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se.
SISTEMA REPRODUTOR. SISTEMA REPRODUTOR Feminino Clitóris Meato uretral Grandes lábios Hímen Pequenos lábios APARELHO REPRODUTOR Feminino Clitóris Meato.
Colégio Maria Imaculada
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Sistema genital masculino
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
REPRODUÇÃO HUMANA.
Reprodução Humana Prof.: Edi.
SISTEMA REPRODUTOR.
Sistema hormonal.
Reprodução humana.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Sistema reprodutor masculino e feminino
“HORMÔNIOS ALTERNATIVOS”
O Controle Genético da Determinação e Diferenciação Sexual
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Sistema reprodutor masculino e feminino
Sistema Excretor Marcus Ferrassoli.
Sistema reprodutor.
Descrição dos órgãos reprodutores
Aparelho Reprodutor Masculino
SISTEMAS REPRODUTORES FEMININO E MASCULINO
REPRODUÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA UROGENITAL
Professor: Guilherme Vieira
Ocorrendo a falência ovariana, após a menopausa, as taxas do estrogênio e da progesterona sofrem uma queda e, consequentemente, as taxas dos hormônios.
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
EMBRIOLOGIA Profa Briseidy Soares
EMBRIOLOGIA Profa Briseidy Soares
Reprodução humana.
SISTEMA REPRODUTOR.
Gametogênese 30/11/2018 Professor Marcello.
FASES DA VIDA.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Prof: Marcus Ferrassoli
Diferenciação  Expressão diferencial de genes, onde grupos de células que passaram por uma ativação de determinados genes ou de conjuntos de genes começam.
ANATOMIA SISTÊMICA Aparelho Gênito-urinário
A próstata é uma glândula que só existe no homem. Tem como função
REPRODUÇÃO SEXUADA.
Orientações de estudo SISTEMA NERVOSO
8º ano Professora Natália
REVISÃO Anatomia Humana Sistêmica RFM 0012
Transcrição da apresentação:

Reprodução ASSEXUADA SEXUADA Presença de gametas  fecundação

Ser humano SOMÁTICAS  células que formam nosso corpo GERMINATIVAS  células que originam gametas - gameta masculino  espermatozóide - gameta feminino  óvulo 2 tipos de células

Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS Glândulas sexuais que produzem gametas e hormônios TESTÍCULOS OVÁRIOS Gônada masculina Produz espermatozóide (gameta masculino) Produz andrógenos (hormônios masculinos) Gônada feminina Produz óvulo (gameta feminino) Produz estrógenos (hormônios femininos)

ANATOMIA DO Sistema reprodutor masculino

Testículos Órgão oval revestido por uma cápsula de tecido conjuntivo localizado no saco escrotal (escroto) SACO ESCROTAL  FUNÇÃO: manter a temperatura dos testículos alguns graus abaixo da temperatura do corpo. Frio  saco contrai  aproxima o testículo do corpo Calor  saco relaxa  testículos se afastam do corpo.

- Interior dos testículos  TÚBULOS SEMINÍFEROS  Túbulos enovelados nas suas paredes possuem ESPERMATOGÔNIAS  células produtoras de ESPERMATOZÓIDES - Entre os túbulos seminíferos  CÉLULAS INTERSTICIAIS (Células de Leydig)  produzem HORMÔNIOS MASCULINOS Epidídimo Estrutura de túbulos enovelados onde os espermatozóides são armazenados durante um curto período

Canal ou Ducto deferente Continuação de um epidídimo Sai do saco escrotal e circunda a bexiga urinária Porção terminal  penetra na próstata VASECTOMIA  Corte da porção inicial do canal deferente impede a passagem dos espermatozóides dos testículos para a uretra não impede a ejaculação e nem interfere na potência sexual.

Canal ou Ducto ejaculador Continuação do canal deferente número de 2 Localiza-se entre a vesícula seminal e a próstata Vesículas Seminais 2 bolsas localizadas lateralmente aos ductos deferentes produzem uma secreção que é rica em frutose (açúcar)  nutre os espermatozóides e facilita sua mobilidade

Glândulas Bulboretrais (Cowper) Próstata Uma Localiza-se abaixo da bexiga urinária Produz um líquido que retira a acidez de restos de urina na uretra. Glândulas Bulboretrais (Cowper) Duas Localizam-se atrás da uretra onde desembocam Produz secreção cuja função é limpar e lubrificar a uretra

Sêmen ou Esperma Mistura de espermatozóides e fluidos das vesículas seminais (60%), da próstata e das glândulas bulboretrais. Cada ejaculação: 200 a 500 milhões de espermatozóides Homem que libera menos 60 milhões  infértil

Espermatozóide Gameta masculino (células) Dividido em: Cabeça Peça intermediária Cauda

Uretra Canal comum ao sistema excretor (urina) e reprodutor masculino Parte da bexiga, passa pela próstata  recebe o sêmen dos canais ejaculadores  percorre o pênis  meio externo

Pênis órgão copulador masculino GLANDE  extremidade larga do pênis Corpos cavernosos e esponjosos  Durante a excitação sexual os espaços do corpo esponjoso e dos corpos cavernosos se enchem de sangue, causando o enrijecimento e o alongamento do pênis ereção permite o ato sexual Uretra

Fimose Condição na qual não se consegue exteriorizar a cabeça do pênis ou glande ao se tentar retrair o prepúcio (porção de pele que recobre a própria glande)

Regulação e Controle Hormonal HIPÓFISE Hormônio Luteinizante (LH) Hormônio Folículo Estimulante (FSH) Células intersticiais (testículos Produção de espermatozóides (testículos) Testosterona (hormônio) Barba Pêlos pubianos Engrossamento das cordas vocais Desenvolvimento da musculatura Caracteres sexuais secundários