S ISMOS Como se registam os sismos?. O QUE SÃO SISMOS? Os sismos, tremores de terra ou terramotos (sismos catastróficos) são abalos naturais da crosta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sismos.
Advertisements

Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Evidências da Dinâmica interna da Terra Sismos.
Nota Final = 60% (Média das Provas) + 40% SF
Ciências Naturais – 7.º ano
ONDAS SÍSMICAS ABNER ANDRÉ EUFRÁSIO GILBERTO ISRAEL VALDIR.
Já ouviste falar no tsunami e no sismo que houve no Japão?
A superfície e o interior da Terra
Os sismos têm origem no interior da Terra mas são sentidos à superfície …
“É cruel e humilhante verificar que construções, que tantos anos e esforços custaram ao Homem, se destruam num minuto.” Charles Darwin, 1835.
Afonso E. V. Lopes Sismicidade Mundial Outubro de 2011.
Análises de Terramotos
Sismicidade do Brasil - Epicentros
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
Sismos O que é? Quais as causas? Como se detectam e registam?
comprimento da ruptura (km)
Escola Secundária Seomara da Costa Primo
Terremoto de 5,2 graus ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo
RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
Terra – Planeta Activo A actividade sísmica constitui uma prova evidente de que a Terra é um planeta activo. Um sismo ou um tremor de terra é caracterizado.
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
K2 Registo e avaliação dos sismos CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
1. -A TERRA estremece, brusca e inesperadamente, cerca de um milhão de vezes por ano, segundo algumas estimativas. 2.
AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.
1 Verifique se um cateter F4 com 2 m de comprimento e preenchido com água a 20ºC, tendo na extremidade distal um diafragma de complacência 0.8 x
Atividade sísmica — riscos e proteção das populações
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas.
Uma onda em física é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo.
Desastres Naturais Desastres Naturais Principais fenômenos.
Onda: Perturbação em determinado meio. Onda / Pulso: Perturbação em determinado meio.
Ciências Naturais Prof. Fernando Martins 8º Ano Escola Básica Dr. Correia Mateus Apresentação multimédia: 1. Regras 2. Sismologia.
ACUSTICA IVAN SANTOS As principais formas de oscilação podem ser reduzidas a sistemas do tipo. Ondas. Ondas de superfície. O Pêndulo. massa- mola.
Começa às 20h! #TopoDoENEM.
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
Geologia e Relevo do Brasil
AGENTES DO RELEVO.
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
Ciências da Natureza e suas
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
SISMOLOGIA E VULCANISMO
Física Questão do Enem Nome: Jerri Bourguignon Junior Ano: 2º M04 Professor: Xavier (Lucas)
4. Estrutura interna da Terra
Como elas saltam....
Nome : Bruna carvalho de Souza Série : 3N01 Prof. :Lucas
Motivação: A descolagem do avião
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Ciências Naturais – 7.º ano
Agentes do relevo Professor: Jeferson.
Representação do Relevo
ESTRUTURA DA TERRA.
dos recursos geológicos
4.1. Métodos para o estudo do interior da Terra A Estrutura Interna da Terra Ciências Naturais – 7.º ano.
Ciências Naturais Prof. Fernando Martins
Unidade 5 CAPÍTULO 29 – Ondas e Som
SISMOS.
Atividade sísmica — riscos e proteção das populações
Vulcanologia.
ACTIVIDADES LABORATORIAIS (I)
Terramoto de 1755 em Lisboa.
TSUNAMI 26/12/2004.
UM MAREMOTO É UM SISMO CUJO EPICENTRO É LOCALIZADO NO OCEANO.
Indução Eletromagnética
Aparelhos de medição elétrica
Agentes internos 6º Ano.
PROPRIEDADES DO SOM. SOM O som existe apenas quando determinados tipos de perturbações no meio físico agem sobre o sistema auditivo, desencadeando um.
Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia
Transcrição da apresentação:

S ISMOS Como se registam os sismos?

O QUE SÃO SISMOS? Os sismos, tremores de terra ou terramotos (sismos catastróficos) são abalos naturais da crosta terrestre que ocorrem bruscamente durante um período de tempo restrito, em determinado local. Por vezes, estas vibrações ocorrem nos fundos oceânicos e, nestes casos, produzem uma ondulação longa e suave, mas que em águas pouco profundas se transforma em autênticas colunas de água, que podem atingir 30 ou mais metros de altura. Estas ondas gigantescas são actualmente denominadas tsunami ou maremotos.

C OMO SE REGISTAM S ISMOS ? Estudar a natureza das ondas sísmicas é primordial para o estudo dos sismos. O aparelho que regista, com precisão e nitidez, as ondas sísmicas chama-se sismógrafo. O gráfico obtido num sismógrafo, através do qual se podem observar características da propagação das diferentes ondas sísmicas, designa-se sismograma. Um sismograma num período sem actividade sísmica, apresenta o aspecto de uma linha quase recta com apenas algumas oscilações. Quando ocorre um sismo, os registos tornam-se mais complexos e com oscilações bastante acentuadas, evidenciando a amplitude (diferença entre o maior e o menor valor) das diferentes ondas sísmicas.

Sismógrafo é um aparelho que regista as ondas sísmicas, ou seja, a intensidade dos terramotos, em sismologia. Detecta e mede as ondas sísmicas naturais ou induzidas e permite determinar, principalmente se organizado em rede, a posição exacta do foco (hipocentro) dessas ondas e do ponto da sua chegada na superfície terrestre (epicentro), para quantificar a energia desses terramotos expressa na escala de Richter. Existem vários tipos de sismógrafos, por exemplo, os que registam os movimentos horizontais do solo, os que registam os movimentos verticais, etc. O gráfico obtido num sismógrafo, através do qual pode-se observar características da propagação diferentes das ondas sísmicas, designa-se sismograma. S ISMÓGRAFOS

S ISMOGRAMA Sismograma é o registo em papel feito pelos sismógrafos dos movimentos do solo, ou seja, os terramotos. Serve para determinar a magnitude de um sismo, que é dada pela Escala de Richter. É o registo do movimento do solo numa estação sismológica. A energia medida num sismograma pode resultar de um sismo ou de outra fonte (sismo induzido).

FIM Silvério nº20 7ºE Miguel nº14 7ºE Ricardo nº17 7ºE