Reino Monera
Bactérias e Cianobactérias. Procariontes(ausência de núcleo). Material genético disperso no interior da célula Apenas ribossomos como organóides. Revestimento: parede celular e membrana plasmática. Mesossomo: dobra da membrana onde ocorre produção de energia. Podem viver isoladamente ou formar colônias
Fímbrias Cápsula Parede celular PlasmídeosNucleóide Cromossomo bacteriano = longa molécula DNA Flagelo Enzimas relacionadas com a respiração, ligadas à face interna da membrana plasmática Mesossomo Citoplasma Ribossomos Membrana plasmática Estrutura geral de uma célula bacteriana.
Formatos bacterianos
Cianobactérias
Nutrição dos Moneras Nutrição: Autótrofa: Fotossíntese e Quimiossíntese. Heterótrofa: Vida Livre e Parasitas (Patogênicas). Reprodução: Assexuada: Divisão Binária ou Bipartição (Amitose). Sexuada: Conjugação (troca de Plasmídios).
Reprodução bacteriana Reprodução Assexuada: -Cissiparidade ou Bipartição
Duplicação do DNA Separação das células Parede celular Membrana plasmática Molécula de DNA Divisão Binária ou Bipartição.
Reprodução Sexuada: Conjugação.
Foto: Conjugação.
Bactérias como fertilizantes: Nitrossomonas e Nitrobacter que transformam respectivamente, a amônia (NH3) liberada pela urina dos animais em nitrito e o nitrito em nitrato, o que aumenta a fertilidade do solo; Mutulalismo: ocorre entre os ruminantes e as bactérias que vivem em seu estômago; Bactérias e controle biológico: utilizadas no combate as pragas na agricultura. Um exemplo disto é o Bacillus thuringensis, que ataca as larvas de determinados insetos; no tratamento biológico de águas de rios poluídos; tratamento de esgotos;larvas Uso farmacêutico e cosmético: As bactérias também podem ser programadas, através da engenharia genética, para produzir a insulina; o caso da toxina botulínica (o "botox") que serve para paralisar, por um período, a musculatura do rosto (linhas de expressão), evitando as rugas da idade.engenharia genética Indústria alimentícia: iogurtes, vinagre, queijos. Fixação do nitrogênio: cianobactérias e Rhizobium. Utilidades das Bactéria
Decomposição da matéria orgânica nos Ecossistemas (Reciclagem). Causadoras de diversas doenças (Bactérias Patogênicas). Uso na engenharia genética.
Principais doenças causadas por bactérias: Tuberculose, Pneumonia, Meningite Meningocócica, Tétano, Leptospirose, Cólera, Botulismo, Hanseníase, Peste Bubônica, Sífilis, Gonorréia. Febre Maculosa
Doenças Causadas por Bactérias Botulismo Agente Etiológico: Clostridum botulinum Patogenia: Produz uma toxina no alimento enlatado ou guardado anaerobicamente que atinge o sistema nervoso causando paralisia muscular.
Tétano Agente etiológico: Clostridium tetani Patogenia: a bactéria produz uma neurotoxina que causa espasmos musculares e rigidez de pescoço, costas, riso causado pelos espasmos da musculatura em volta da boca, dificuldade para engolir, rigidez dos músculos respiratórios e morte.
Sífilis É uma DST. Agente etiológico: Treponena palidum. Patologia: Sífilis Primária De 10 a 90 dias depois do contato com o agente.
De 1 a 6 meses da lesão primária. Sífilis secundária
Sífilis Terciária – pode levar até 10 anos para se manifestar.
Qual a substância que combate doenças bacterianas? - Antibióticos