Reino Monera. Bactérias e Cianobactérias. Procariontes(ausência de núcleo). Material genético disperso no interior da célula Apenas ribossomos como organóides.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Anabelle B. de Paiva CEFET-SC/Unidade Sj
Advertisements

Reino Monera.
Cap. 7 – 7º ANO Prof. Alexsandra Ribeiro
Reino Monera Vamos exercitar?.
Reino Monera: Bactérias e Cianobactérias
REINO MONERA E BACTERIOSES
Reino Monera.
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
Algas META Expor as características gerais atribuídas às algas eucariontes, bem como apresentar os principais grupos de algas, ressaltando a importância.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
F otossíntese é um processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose.
FOTOSSÍNTESE. COMPROVANDO A EXISTÊNCIA DA FOTOSSINTESE As plantas “recuperam” o ar consumido pelo rato (Joseph Priestley, 1772). A A B B C C.
Reino Monera Módulo 30. Características O Reino Monera é formado por seres vivos unicelulares. Inclui as bactérias e as cianofíceas (algas azuis). A estrutura.
Citologia Prof. Marcelo.
Bactérias e Doenças Associadas Marcus Ferrassoli.
PROF. WILSON ROBERTO SANTANA Características Gerais dos Vírus.
Reino Monera: Bactérias e Cianobactérias. Bactéria.
José Luís Alves Biologia e Geologia 10º Ano A Célula.
Bactérias.
Bactérias e Doenças Associadas
Aulas Multimídias – Santa Cecília
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Os Seres Vivos Pelino Marques.
Estruturas da Célula Bacteriana
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
Características das bactérias
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Ciências da Natureza e suas
BIOTECNOLOGIA.
Fábio Xavier Wegbecher
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Doenças Bacterianas.
LIPÍDIOS Gorduras Ceras Óleos Colesteróis Estruturais Hormônios
Biotecnologia.
VACINAS As vacinas servem para induzir o nosso corpo a produzir ANTICORPOS ESPECÍFICOS , contra um determinado microrganismo, para que uma pessoa vacinada.
Organização biológica
CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS BACTÉRIAS
A VIDA NA TERRA Página 99.
REINO FUNGI Amanita muscarina.
REINO FUNGI Amanita muscarina.
Diversidade na Biodiversidade – célula
Profº CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS ESCOLA ANGELINA TEBET-2010
Reino monera Estudo das bactérias.
BACTÉRIAS.
Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria
Características gerais
Ciclos Biogeoquímicos
Bactérias e Doenças Associadas
Respiração celular.
Organelas – 3º ano Professor Vitor.
Necessidades vitais dos seres vivos
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Ciclos ecológicos Marcelo Correa.
Revisão e Quiz sobre mundo microscópico
PROTOZOÁRIOS Professor: Bruno Aleixo Venturi
Profº Leonardo Eduardo Ferreira
Biologia dos Fungos.
REINO MONERA.
Reino Monera.
Ecossistemas Biomas Ciclos Biogeoquímicos
21:30:31 Vírus e reino Monera Profa. Jessyca.
FOTOSSÍNTESE.
Professor: Andrei 7anos
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Unidade Funcional dos Seres Vivos – A Célula
Citoplasma.
Módulo 3 Capítulo 3.
CÉLULA PROCARIONTE.
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA ANA KARINA.
Estrutura da Célula Bacteriana.
Transcrição da apresentação:

Reino Monera

Bactérias e Cianobactérias. Procariontes(ausência de núcleo). Material genético disperso no interior da célula Apenas ribossomos como organóides. Revestimento: parede celular e membrana plasmática. Mesossomo: dobra da membrana onde ocorre produção de energia. Podem viver isoladamente ou formar colônias

Fímbrias Cápsula Parede celular PlasmídeosNucleóide Cromossomo bacteriano = longa molécula DNA Flagelo Enzimas relacionadas com a respiração, ligadas à face interna da membrana plasmática Mesossomo Citoplasma Ribossomos Membrana plasmática Estrutura geral de uma célula bacteriana.

Formatos bacterianos

Cianobactérias

Nutrição dos Moneras Nutrição: Autótrofa: Fotossíntese e Quimiossíntese. Heterótrofa: Vida Livre e Parasitas (Patogênicas). Reprodução: Assexuada: Divisão Binária ou Bipartição (Amitose). Sexuada: Conjugação (troca de Plasmídios).

Reprodução bacteriana Reprodução Assexuada: -Cissiparidade ou Bipartição

Duplicação do DNA Separação das células Parede celular Membrana plasmática Molécula de DNA Divisão Binária ou Bipartição.

Reprodução Sexuada: Conjugação.

Foto: Conjugação.

Bactérias como fertilizantes: Nitrossomonas e Nitrobacter que transformam respectivamente, a amônia (NH3) liberada pela urina dos animais em nitrito e o nitrito em nitrato, o que aumenta a fertilidade do solo; Mutulalismo: ocorre entre os ruminantes e as bactérias que vivem em seu estômago; Bactérias e controle biológico: utilizadas no combate as pragas na agricultura. Um exemplo disto é o Bacillus thuringensis, que ataca as larvas de determinados insetos; no tratamento biológico de águas de rios poluídos; tratamento de esgotos;larvas Uso farmacêutico e cosmético: As bactérias também podem ser programadas, através da engenharia genética, para produzir a insulina; o caso da toxina botulínica (o "botox") que serve para paralisar, por um período, a musculatura do rosto (linhas de expressão), evitando as rugas da idade.engenharia genética Indústria alimentícia: iogurtes, vinagre, queijos. Fixação do nitrogênio: cianobactérias e Rhizobium. Utilidades das Bactéria

Decomposição da matéria orgânica nos Ecossistemas (Reciclagem). Causadoras de diversas doenças (Bactérias Patogênicas). Uso na engenharia genética.

Principais doenças causadas por bactérias: Tuberculose, Pneumonia, Meningite Meningocócica, Tétano, Leptospirose, Cólera, Botulismo, Hanseníase, Peste Bubônica, Sífilis, Gonorréia. Febre Maculosa

Doenças Causadas por Bactérias Botulismo Agente Etiológico: Clostridum botulinum Patogenia: Produz uma toxina no alimento enlatado ou guardado anaerobicamente que atinge o sistema nervoso causando paralisia muscular.

Tétano Agente etiológico: Clostridium tetani Patogenia: a bactéria produz uma neurotoxina que causa espasmos musculares e rigidez de pescoço, costas, riso causado pelos espasmos da musculatura em volta da boca, dificuldade para engolir, rigidez dos músculos respiratórios e morte.

Sífilis É uma DST. Agente etiológico: Treponena palidum. Patologia: Sífilis Primária De 10 a 90 dias depois do contato com o agente.

De 1 a 6 meses da lesão primária. Sífilis secundária

Sífilis Terciária – pode levar até 10 anos para se manifestar.

Qual a substância que combate doenças bacterianas? - Antibióticos