INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A arte GREGA Considerada o berço da civilização ocidental.
Advertisements

A Arte Grega A Arquitectura.
Grécia - Cultura e Sociedade.
A Arte do Renascimento.
A ARTE GREGA.
Arte Romana.
Grécia – séculos VII-V a.C. Escultura
Grécia – séculos VII-V a.C. Arquitetura
A arquitetura grega.
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
Resumos de História.
Arquitetura na Grécia Clássica antiga
A ARTE GREGA.
UMA CULTURA ABERTA À CIDADE : A ARTE GREGA
Templo de Hera-Lacinia, Agrimento – 455 a. C. Ordem Jônica Ao que tudo indica, a ordem jônica desenvolveu-se ao mesmo tempo que a dórica, embora só se.
A Arte Medieval Grande Influência da Igreja Católica. Arte como forma de pregar sua doutrina. Temas: Salvação. Segunda vinda de Cristo – Parusia. Pecado.
A Arte Grega. A arte grega volta- se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir.
Prof. Claudio Guimarães – 6º. Ano - HISTÓRIA AULA – dia º. Ano ANTIGUIDADES ORIENTAL E OCIDENTAL C O L É G I OC O L É G I O Leonardo da Vinci.
Escadas e Rampas Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas
Cidade de Atenas – Capital da Grécia Vista da Acrópole e do teatro de Herodes Ático.
O MUNDO GREGO. A DEMOCRACIA  O que é a democracia?  Participação popular na ética da Polis  Participação Direta do cidadão nas Ágoras Homens Maiores.
Seminário ICCC 1 Arquitetura Grega Integrantes - Aparecida Bardelli - Gabriela Bardelli - Marcos Nunes - Edmar - Zilda da Silva.
1. COMO PODEMOS DEFINIR O TERMO PRÉ- HISTÓRIA E COMO SÃO DENOMINADOS OS PERÍODOS AS QUAIS SE DIVIDE? Pré-história: Período anterior ao advento da escrita;
ARQUITETURA GREGA EDIFICAÇÕES - MÓDULO I - TARDE Adriana Gama Caroline Liske Deivid Cunha Laulius Santos Victoria Olimpio.
“Berço da Cultura ocidental” Professora Beatriz Argondizo Correia.
CAUSAS E ORIGENS DA FILOSOFIA Prof. Leonardo Oliveira de Vasconcelos.
Arte e cultura Islâmica
Antiguidade Clássica - Grécia
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia.
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias– História da Arte
Igreja de corintos introdução
A Cultura na Grécia Antiga
Colégio Maria Imaculada
A Cultura na Grécia Antiga
A Cultura Romana Fernando Santos.
FILOSOFIA GREGA.
Grécia Antiga.
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
As Ordens Arquitetônicas
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
A Formação das Cidades-Estado Polis = Cidade-Estado
AULA 1- ARTE CLÁSSICA E ACADÊMICA
GRÉCIA CAPÍTULO 4.
A ARTE GREGA.
A arte do Renascimento.
ATENAS.
ARTE GREGA.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
As primeiras manifestações religiosas.
Arte Romana.
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Sumário - A Cultura Romana: Pragmatismo e influência helénica
Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA.
A Arte Gótica.
Pitágoras – Filósofo grego
Neoclassicismo.
Religião e desenvolvimento da Arte
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Pré-História IIi.
Período Moderno Módulo 03 Maquiavel e Descartes
Áreas da Filosofia.
GRÉCIA.
Aula 2. Estruturas mitológicas da Grécia clássica: o Período Homérico.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Matemática Revisão para o ENEM. 3) República Oligárquica Por enquanto, nada de muita novidade, não é mesmo? Mas agora vamos a um tópico que.
religião na Grécia ANTIGA
A CULTURA NA GRÉCIA ANTIGA
Revisão para NL-2 (UT-8).
Arte na Antiguidade Grécia
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

ARQUITETURA GREGA

Autores Almir Corrêa de Souza Sidney A. Bernardo de Oliveira Evandro Cecato Alexsandro Santos do Nascimento Solange Aparecida da Silva Marcelo A. Gouveia da Silva Professora: Verônica

Objetivos Apresentar as principais realizações do povo grego na arquitetura. Entender a relação entre a arquitetura e religião grega. Conhecer alguns templos gregos. Saber reconhecer as ordens arquitetônicas. Conhecer a Acrópole de Atenas.

Localização

História da Grécia Período Homérico (1200 a 800 a. C) Divide-se em: Período Arcaico ( 800 a 500 a. C) Período Helênico ( 336 a 146 a. C) Período Clássico ( 500 a 336 a. C)

A civilização grega, influenciada pelas culturas fenícia e mesopotâmica, inaugurou o pensamento ocidental. A maneira de pensar, o raciocínio, a lógica e as diferentes formas de governo são algumas das influências que permanecem até hoje. A Grécia é o berço da Democracia.

Arquitetura Grega Os templos gregos foram a expressão e a principal manifestação da arquitetura Grega e na Coluna sua peculiaridade. A coluna marca a proporção e o estilo dos templos, provas de poder político e religioso, construídos nos níveis mais altos e visíveis das cidades

Arquitetura x Religião Para os gregos, os deuses do Olimpo era a personificação da natureza, dotados de poderes, eram também seres anatomicamente perfeitos, ainda que possuidores de várias fraquezas humanas. Para eles, fizeram estátuas e construíram santuários para a sua moradia: o templo. A sua construção variava de acordo com as preferências locais. No exterior ficava o altar, destinado a sacrifícios de animais.

Os templos No início, o templo era constituído por uma única sala ou cabana e as paredes eram de tijolos secos ao sol, lintéis de madeira (vigas horizontais) e os vãos não podiam ser grandes.

O templo: formas e elementos A matemática tem forte influência nas artes gregas, para eles os números eram uma expressão da linguagem fundamental que ligava os homens e os deuses. Consideravam que quando os rácios e as proporções eram devidamente aplicadas, poderia se chegar a beleza, a perfeição, e a simetria como equilíbrio perfeito entre as partes.

Planta Embora a planta baixa do templo tivesse evoluído, as suas formas e os seus elementos pouco ou nada se alteraram. Podemos dividir as plantas dos templos gregos em dois grupos: a) dependências – pronaos, cela, opistódomo, ádito e pteroma. b) elementos associativos - eutintério, crepidoma, rampa, estilóbato, plataforma, peristilo, pórticos internos e vãos de circulação.

Pronave (pórtico) ou pronaos Opistódomo Antas Nave (ou naos) Crepidoma (plataforma), geralmente com três degraus ou mais: estilóbato e estereóbato Peristilo (fileira de colunas coberta)

Elevação um templo grego era quase invariavelmente em termos de elevação a um pórtico sobre colunas. Dividido esquematicamente em: Crepidoma, coluna, entablamento, frontão.

Características linhas retas equilíbrio simetria proporção

Régua Esquadro Ferramentas utilizadas na construção dos templos Compasso Compasso de espessura

Unidade de Medidas

4 dedos = 1 palmo 4 palmos= 1 pé 1 braça=4 antebraços=6 pés Régua: 327mm=1 pé