A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte e cultura Islâmica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte e cultura Islâmica"— Transcrição da apresentação:

1 Arte e cultura Islâmica
Professor estagiário Valdecir Luís Hohnsee

2 Cultura no islamismo O Islã adaptava a cultura dos povos dominados à sua realidade e seus valores; Na área intelectual do Islã as principais bases são as ciências tradicionais divididas em dois grupos: religiosa e auxiliares. Os árabes, mesmo antes do surgimento do Islamismo, já se comunicavam com outros povos, e os sírios cristãos já haviam traduzido para a língua síria obras científicas e filosóficas gregas, principalmente aristotélicas e neoplatônicas.

3 Ciência Na ciência, o Islamismo teve grande influência porque a partir daí, passou a se preocupar não somente com o ambiente físico do homem, mas envolveu uma análise penetrante do homem como um ser espiritual e da sociedade em que ele vivia. Sua fama se expandiu de tal forma que todos no Ocidente que ansiavam por maior esclarecimento, se voltaram para o Islã onde florescia o espírito da indagação. A ciência árabe não deve ser desvinculada do que determina a fé islâmica, a pesquisa científica é exaltada no Alcorão, encorajando o crente a aprender juntos àqueles que não compartilham a fé muçulmana.

4 Roupas

5

6

7

8

9 Mas somente a Burca, Niqab, Hibjab e Xador são roupas das mulheres islâmicas???

10

11 Mulheres no Islã As mulheres no Islã são guiadas pelas leis primárias islâmicas, nomeadas no Alcorão. As leis e a cultura islâmica possuem grande impacto nos mais variados aspectos da vida de uma mulher islâmica, tais como: sua educação, oportunidade de emprego, herança, casamento, justiça, entre outros.

12 A poligamia é permitida aos homens praticantes do Islamismo, não sendo difundido em todos os segmentos da religião; em alguns países islâmicos, como o Irã, o homem pode contrair matrimônio temporário. Sobretudo o Islão, proíbe as mulheres de contrair matrimônio com um homem não- muçulmano, embora um homem possa casar com uma não muçulmana. Ser muçulmano é mais do que simplesmente uma identidade religiosa; o Islã estrutura a vida de uma mulher muçulmana como de base cotidiana. Por exemplo: o Islã não restringe o trabalho das mulheres ao cuidado da casa, mas estipula que estas devem obter autorização dos homens para trabalhar.

13 Arquitetura islâmica A arquitetura islâmica (em árabe:عمارة إسلامية) ) agrupa o conjunto de estilos seculares e religiosos aplicados no desenho e construção de edifícios e estruturas, desde a época da fundação do Islão, até os dias atuais. Os principais tipos de construções da arquitetura islâmica são: as mesquitas, as tumbas, os palácios e os fortes. De menor importância são os banhos públicos, as fontes, e a arquitetura doméstica. A coluna, o arco e a cúpula são características marcantes dessa arquitetura, na medida em que as três juntas lhe dão beleza e originalidade.

14 Vista do interior da Mesquita de Córdoba.
O Domo da Rocha é um exemplo chave da arquitetura islâmica.

15 Mesquita de Al-Hakim. Grande Mesquita de Djenné, em Mali, exemplo do estilo de arquitetura afro- islâmica.

16 Como é a musica no islamismo? Será que é igual ou parecida com a nossa?


Carregar ppt "Arte e cultura Islâmica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google