OBJETIVO O presente trabalho tem como objetivo apresentar, de forma sintética, as normas e convenções usuais referentes as folhas para representação de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCALAS As escalas usualmente empregadas nos projetos são: • Planta de situação (implantação – indica o terreno em relação ao entorno)_1:200, 1:500, 1:1000,
Advertisements

Desenho basico de arquitetura
TEORIA DO DESENHO.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias DESENHO TÉCNICO E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS.
Estrutura do Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração.
Aula 1 – Papel, margens e etiqueta
Instrutor : Jeferson Lopes de Oliveira Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós.
Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Projeção ortográfica As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
Fulana da Silva (Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC) Fulano da Silva (Orientador) (Se.
Rosana Santos OLIVEIRA 1 ; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE 1 ; Thiago Augusto de Sousa CASTRO 2 1. Alunos do curso de Geografia da faculdade Castelo Branco,
Fulano (a) da Silva (Acadêmico (a) do Curso Bacharelado em Administração) Professor : Alaércio Aparecido de Oliveira
1ª MOSTRA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO Figuras, Quadros, Figuras, Quadros, Tabelas, ...
SOBRENOME, Autor 1. , SOBRENOME, Autor 2…
PMR 2500 Comunicaçâo Gráfica
Campus Araguaína - IFTO 29 a 30 setembro de 2016
TÍTULO DO TRABALHO Local e data completa Autor1, Autor2 , Autor3
8° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP
27º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Introdução ao desenho técnico
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 4. CONCLUSÃO
Aula 01 Parâmetros de Projeto Prof.: Renato Marques “Uma imagem é algo intermediário entre uma idéia e um objeto." Samuel Taylor Coleridge ( )
Desenho Técnico Aula 03 Normalização, Normas Técnicas ABNT
A TRAJETÓRIA DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL
VI SEMANA DE ENGENHARIA DO SUDOESTE DA BAHIA
Nome Aluno, Nome Orientador
Procedimentos para confecção dos Pôsteres
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
Organização de um Relatório
Introdução e objetivos
Contabilidade Geral I Site:
DESENHO. DESENHO TÉCNICO E DESENHO ARTÍSTICO O homem se comunica por vários meios. Os mais importantes são a fala, a escrita e o desenho. Se alguém quer.
01 – INTRODUÇÃO. Formatos de papel - NBR /1980 (DIN 476)
ARTIGOS CIENTÍFICOS APRESENTAÇÃO.
1. - Normas técnicas de representação gráfica de levantamentos planialtimétricos; 2. - Elaboração de projetos técnicos de agrimensura com programas de.
Título do trabalho TURMA Introdução Resultados Objetivos Conclusões
Title - Título do Trabalho Authors: Nome dos Autores (Instituição)
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
Fulano da Silva (Orientador)
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM INFORMÁTICA
TITULO DA PESQUISA INTRODUÇÃO; OBJETIVOS; METODOLOGIA; RESULTADOS;
Nome Aluno, Nome Orientador
Nivelamento de Informática Microsoft Word Formatação Trabalhos ABNT
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE ARIAL OU TIMES, TAMANHO 60, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO E CENTRALIZADO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME,
Nome do aluno1; Nome do aluno²; Nome do Professor³
Figura 1 – Tecnologias da indústria 4.0
ESCALA ENEM SEMPRE PARA O PRÓXIMO PASSO CLICK ENTER
Maria Santos SILVA1; José Santos SILVA2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Normas de submissão de resumos
[TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo se houver]
28º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
(Nome completo), vínculo institucional
TÍTULO, CENTRALIZADO, TAMANHO 48, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO, IGUAL AO TÍTULO DO RESUMO SOBRENOME01, Fulano1; SOBRENOME02, Ciclano2; SOBRENOME VOLUNTÁRIO,
Resultado e Discussões Considerações Finais Referências
Silva, José P.¹(IC); Ferreira, Antonio J. R.¹(O); Santos, João T.²(PG)
Resultado e Discussões Considerações Finais Referências
Fulano da Silva (Orientador)
A TRAJETÓRIA DA PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL
A TRAJETÓRIA DA PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL
FORMATAÇÃO.
Autores: Nome 1; Nome 2; Nome 3 Professor Orientador: Nome
Nome Aluno, Nome Orientador
SISTEMA DE BIBLIOTECAS ARTIGOS TÉCNICOS E/OU CIENTÍFICOS
Rosana Santos OLIVEIRA1; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE2
Eduardo Henrique Silva Melo1, Durval Nolasco das Neves Neto1
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Transcrição da apresentação:

OBJETIVO O presente trabalho tem como objetivo apresentar, de forma sintética, as normas e convenções usuais referentes as folhas para representação de desenhos técnicos. Tem como finalidade servir como material de apoio para as disciplinas de Desenho Técnico.

Dimensões As normas em vigor, editadas pela ABNT adotam a sequência “A” de folhas, partindo da folha A0 com área de aproximadamente 1,0 m². Cada folha na sequência possui dimensão igual a metade da folha anterior – por exemplo, a folha A1 possui a metade do tamanho da folha A0, a folha A2 possui a metade do tamanho da folha A1 e assim por diante. A seguir são apresentadas as dimensões de cada uma destas folhas e alguns desenhos explicativos.

Margens Segundo as normas em vigor, cada tamanho de folha possui determinadas dimensões para suas margens, conforme tabela a seguir.

Configuração da folha A seguir são apresentadas as diversas regiões da folha de desenho e a posição de cada um dos elementos nas mesmas. Usualmente a região acima da legenda é reservada para marcas de revisão, para observações, convenções e carimbos de aprovação de órgãos públicos.

Posição de leitura Como regra geral na representação e leitura de desenhos deve se observar que os mesmos possam ser lidos da base da folha de desenho ou de sua direita. As posições inversas a estas (leitura de cima para baixo ou da esquerda para a direita) são consideradas “de cabeça para baixo”.

Dobragem A norma da ABNT ( NBR – DOBRAMENTO DE CÓPIA ) recomenda procedimentos para que as cópias sejam dobradas de forma que estas fiquem com dimensões, após dobradas, similares as dimensões de folhas tamanho A4. Esta padronização se faz necessária para arquivamento e armazenamento destas cópias, pois os arquivos e as pastas possuem dimensões padronizadas.

A seguir são reproduzidos os desenhos constantes na referida Norma indicando a forma que as folhas de diferentes dimensões devem ser dobradas.

Selo ou legenda A legenda de um desenho técnico deve conter, no mínimo, as seguintes informações: Designação e emblema da empresa que está elaborando o projeto ou a obra; Nome do responsável técnico pelo conteúdo do desenho, com sua identificação (inscrição no órgão de classe) e local para assinatura; Local e data; Nome ou conteúdo do projeto; Conteúdo da prancha (quais desenhos estão presentes na prancha) Escala(s) adotada(s) no desenho e unidade; Número da prancha;

A legenda deve ficar no canto inferior direito nos formatos A3, A2, A1 e A0, ou ao longo da largura da folha de desenho no formato A4.

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial DAE - Divisão de Assistência às Empresas Departamento Regional do Espírito Santo FONTES DE PESQUISA ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas Faculdade de Arquitetura - Departamento de Expressão Gráfica – UFRGS - Setor Técnico Prof. Alexandre S. Rezende Telecurso 2000 – Desenho Técnico PROTEC – Projetista de Máquinas