1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 41. Classe Amphibia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Super-classe Tetrápodes
Advertisements

Aulas Multimídias – Santa Cecília
CirculaçãoComparada. SISTEMA CIRCULATÓRIO LACUNAR (ABERTO) SISTEMA CIRCULATÓRIO FECHADO CoraçãoPouco musculosoMuito musculoso HemocelesPresentesAusentes.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
ANFÍBIOS. Anfíbios “CORDADOS” Habitat Precisam viver perto de umidade Filogenia A filogenia dos anfíbios. tetrápodos amniotas rã verde Anuros (sapos,
Prof°: Leandro Penitente. QUEM SÃO OS BENDITOS?
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 44. Classe Mammalia.
Sistema circulatório Carlos Fonseca Nº5 C.E.F. A circulação fechada Nos homens, assim como nos outros vertebrados, a circulação é do tipo fechada, isto.
Sistema Circulatório Centro Educacional Prof. Samuel Prof. Christopher A. S. Souza
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 15. Estática.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 43. Classe Aves.
PEIXES Prof° Leandro Penitente. QUEM SÃO OS BENDITOS?
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 70. Ciclo das Criptógamas.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 62. Plantas Avasculares – Briófitas.
ANFÍBIOS. REPRESENTANTES DOS ANFÍBIOS: CARACTERÍSTICAS GERAIS: Origem do termo: anfi= duas Origem do termo: anfi= duas bios= vida bios= vida “São.
Vertebrados Possuem coluna vertebral e crânio Pele que cobre o corpo : lisa ou com especializações São classificados em cinco grupos : 1 – peixes 2 – anfíbios.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS
Sistema circulatório.
Sistema Cardiovascular
ANFÍBIOS 3º ano do Ensino Médio Biologia Profª Ayesa Aseff.
ANFÍBIOS: duplo tipo de vida, ou seja, passam parte da vida somente dentro da água e outra parte da vida fora da água.
Equinodermos.
Características Gerais
Conteúdo Pág. 94 à 103. Conteúdo Pág. 94 à 103.
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
REINO ANIMAL Os Cordados -II bimestre-
Filo Artrópode BALA 2012.
Ciclostomados e peixes Os vertebrados aquáticos
Ciências Naturais – 9.o ano
- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue
Professor: Guilherme Vieira
Prof°: Leandro Penitente
Filo Echinodermata (Equinodermos)
Os equinodermos Os equinodermos (do grego echinos: espinhos; derma: pele) constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto.
SISTEMA CIRCULATÓRIO Página 122.
MOLUSCOS Página 63.
ANELÍDEOS Página 127.
AVES Página 81.
Filo Mollusca.
RÉPTEIS.
FISIOLOGIA ANIMAL.
Os órgãos e seu funcionamento
Anelídeos Aquáticos, terrestres e orgânicos
O sistema circulatório Profa. Conceição Leal Fonte: Slide Share
Capítulo 20 Anelídeos O filo agrupa animais de corpo cilíndrico e segmentado (metameria); São triblásticos, protostômios e possuem simetria bilateral;
Anexos Embrionários.
RESPIRAÇÃO.
Aves.
Professor: Guilherme Vieira
Anfíbios. Ordens: Anuros sem cauda sapos, rãs e pererecas.
Reprodução nos animais
Características gerais dos seres vivos
A biologia apresenta Anatomia e Fisiologia Humana Parte III.
Características dos Animais
Anfíbios.
Vertebrados.
EMBRIOLOGIA.
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Professora: Luciana Ramalho 2018
Fisiologia do Sistema Respiratório
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Filo dos anelídeos.
ANFÍBIOS.
Invertebrados: Artrópodes
Animais Invertebrados
Reino Metazoa ANIMAIS.
ANFÍBIOS.
REPRODUÇÃO SEXUADA.
Transcrição da apresentação:

1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 41. Classe Amphibia

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 2 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Índice Os anfíbios Respiração Sistema circulatório Outras características Reprodução e desenvolvimento Diversidade: as ordens de anfíbios

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 3 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Os anfíbios Inclui os sapos, rãs, pererecas, salamandras e as chamadas cobras- cegas. Foi o primeiro grupo de vertebrados a invadir o ambiente terrestre, graças a várias características adaptativas. Porém, essa adaptação não é completa, o que faz com que a maioria dos anfíbios seja encontrada em locais úmidos, próximos a rios e lagoas de água doce. São geralmente predadores, comem insetos e minhocas, capturados com sua língua longa e musculosa.

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 4 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Respiração dos anfíbios A respiração é pulmonar na maioria dos adultos, complementada por respiração cutânea, necessária pois o pulmão é simples e pequeno. A pele fina, úmida e rica em vasos sanguíneos capilares permite realizar trocas gasosas, tanto em ambiente terrestre como aquático. Há muitas glândulas mucosas cuja secreção acumulada mantém a pele úmida (evita a dessecação) e lisa (dificulta a ação de predadores). Na fase larval, a respiração pode ser branquial e cutânea. Muitas espécies de salamandras não possuem pulmões, respirando por brânquias externas durante toda a vida.

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 5 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Sistema circulatório dos anfíbios O coração tem 3 cavidades: 2 átrios e 1 ventrículo. Nos anfíbios, a divisão do átrio em 2 câmaras permite que o sangue seja bombeado duas vezes a cada ciclo completo. Simplificando, o sangue entra venoso no átrio direito, passa para o ventrículo único a caminho dos pulmões; oxigenado, retorna para o coração pelo átrio esquerdo e, passando novamente pelo ventrículo único, segue para a pele e demais órgãos. No único ventrículo, sangue arterial e venoso misturam-se, resultando num sangue de teor médio de oxigênio. Essa característica é parcialmente compensada por dois fatores: a existência de estruturas que retardam a mistura no ventrículo e a passagem desse sangue misturado pela pele respiratória.

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 6 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Outras características dos anfíbios Os anfíbios desenvolveram orelhas adaptadas para o equilíbrio e audição em ambiente aquático e terrestre, substituindo as linhas laterais dos peixes. Na faringe, são encontradas membranas musculosas que vibram com a passagem do ar, produzindo sons: as cordas vocais, importantes fatores de comunicação entre os indivíduos.

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 7 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Reprodução e desenvolvimento dos anfíbios A fecundação nos anfíbios é tipicamente externa, são ovíparos, com desenvolvimento indireto, com larva aquática chamada girino. Suas características de reprodução são marcantemente aquáticas:  a fecundação, sendo externa, só pode se realizar em ambiente líquido;  as larvas respiram principalmente por meio de brânquias;  não possuem patas e sim nadadeiras;  o revestimento dos ovos é semelhante ao dos peixes, permeáveis, permitindo a desidratação no seco. Essas e outras características deixam os anfíbios muito dependentes de ambientes aquáticos para a reprodução.

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 8 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Ciclo vital da rã

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 9 BIOLOGIA Capítulo 41 AULA DIGITAL Diversidade dos anfíbios: as ordens Urodela Agrupa os anfíbios dotados de cauda, como as salamandras e os tritões. Algumas salamandras vão para a terra após a metamorfose; outras persistem na vida aquática. As larvas são geralmente semelhantes aos adultos e algumas espécies prolongam seus estágios larvais até que as condições fiquem favoráveis à metamorfose. Anura Agrupa os anfíbios sem cauda, como os sapos e as rãs. São típicas as patas posteriores bem desenvolvidas e a coluna vertebral curta e compacta, adaptações para o hábito de saltar. São muitas vezes dotados de glândulas subcutâneas que produzem substâncias tóxicas que lhes servem de defesa. Ápoda Agrupa as cobras-cegas, que não apresentam patas. O corpo é vermiforme e vivem enterradas ou em ambientes aquáticos, nos trópicos. Seus olhos são pequenos e recobertos por uma membrana, o que inspirou o nome cobra- cega. Realizam fecundação interna.