APLICAÇÃO PARA CONTROLE DE ORÇAMENTOS E PEDIDOS DE UMA MARCENARIA Diether Hoffmann Prof. Cláudio Ratke, Orientador.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
Advertisements

TESTE-PLAN: FERRAMENTA DE APOIO AO PLANEJAMENTO E CONTROLE DAS ATIVIDADES DO PROCESSO DE TESTES Orientadora: Fabiane Barreto Vavassori Benitti, Dra CAMILA.
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA SIMULAÇÃO DE PREVISÃO DE PREÇO DE AÇÕES NA BOVESPA UTILIZANDO DATA MINING COM A TÉCNICA DE REGRESSÃO LINEAR SIMPLES.
FERRAMENTA PARA CRIAR E VISUALIZAR REGRAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DA POLÍTICA DE PREÇO Fernanda Kelli de Oliveira Orientador: Cláudio Ratke FURB – UNIVERSIDADE.
FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Camila.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
Lucas Rhuan Fischer Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor.
ALOCAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS APLICADA A SOLICITAÇÕES DE MUDANÇA DE SOFTWARE RICARDO VOIGT Orientador: Everaldo Artur Grahl.
UTILIZANDO PORTAIS CORPORATIVOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: CASE EMPRESA TÊXTIL KARSTEN S.A. Felipe Rotermel Orientador: Prof. Oscar Dalfovo,
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
Framework de replicação de dados com criptografia simétrica utilizando notificações para Android. Acadêmico - Fernando Klock Orientador – Dalton Solano.
Guilherme Vansuita Rosa Orientador: Wilson Carli SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS : BIOEXAME.
SISTEMA PARA CONTROLE DE INSUMOS EM RESTAURANTES DO TIPO SELF-SERVICE Rafael Knoch Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO FERRAMENTA APLICADA AO SETOR.
SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE VENDAS (SAV) APLICADO A TASCHIBRA Marco Antônio Batista Orientador: Wilson Pedro Carli.
SISTEMA TUTOR INTELIGENTE PARA ENSINO SQL Acadêmico: Sandro Oscar Bugmann Orientador: Alexander Roberto Valdameri.
GEOS – GERENCIAMENTO DE ORDENS DE SERVIÇO. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Tiago Guiseler Prof. Wilson Pedro Carli.
Acadêmico Demitres Bublitz Orientador Prof. Paulo Roberto Dias Co-orientador Prof. Oscar Dalfovo, Dr.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO E CONTROLE DE AMOSTRAS DE PRODUTOS Acadêmico: Juliano May Prof. Orientador: Cláudio Ratke.
FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID Acadêmico: David Tiago Conceição Orientador:
Diego Armando Gusava Mobile Command Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
Ferramenta de apoio aos testes baseados em requisitos Acadêmico: Leandro da Cunha Orientador: Everaldo Artur Grahl.
Plugin da Ferramenta TestComplete para integração com a ferramenta TestLink UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DOUGLAS DE.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
SISTEMA INTEGRADO AOS SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA A GERÊNCIA DE PROBLEMAS BASEADO EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
ORGANIZADOR DE ANOTAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS ERICK JORDÃO ORIENTADOR: OSCAR DALFOVO.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
SISTEMA WEB PARA EMISSÃO DE PEDIDOS ON-LINE APLICADO A UMA PAPELARIA Eduardo Alex Thomsen Orientador: Wilson Pedro Carli.
Protótipo de uma aplicação rica de internet para monitoramento de vídeo através de streaming e Silverlight Thiago da Silva Negherbon – Acadêmico Roosevelt.
Klauber Scheffler Fischer Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Dr.
DESENVOLVIMENTO DE UM BUSINESS INTELLIGENCE PARA EMPRESA DO SETOR QUÍMICO UTILIZANDO A FERRAMENTA QLIKVIEW UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Jaison Dallabona Orientador: Francisco Adell Péricas.
Aplicação da Técnica Hipermídia Adaptativa no Ambiente Empreendedor da FURB Acadêmico: André Felipe da Silva Biss Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
MÓDULOS DE REGISTRO DE ABASTECIMENTO DE VEÍCULOS INTEGRADOS PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS Gabriel Vieira Orientador: Prof. Jacques Robert Heckmann.
Emerson da Silva Albino Orientador: Professor Wilson Pedro Carli.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
MÓDULO DE ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS PARA GERENCIAMENTO DE PESSOAS NA EMPRESA SENIOR THIAGO DE MATOS SOARES ORIENTADOR: MARCEL HUGO.
Sistema para Reservas de Veículos de uma Cooperativa de Saúde Ricardo Hoffmann Orientador: Wilson Pedro Carli.
Sistema para Identificação de Pontos de Referência Imobiliário Acadêmica: Aline Cordeiro Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
FERRAMENTA PARA COMPARAÇÃO DA APLICABILIDADE DA XBRL Rosane Aparecida Braz Orientador: Wilson Pedro Carli.
FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Módulo Interativo Visual De Configuração Para Carga De Dados No Sistema Protheus 10 Acadêmico: Rodrigo João Amorim Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Serviço de Protocolação Digital de Documentos Eletrônicos Acadêmico: Recígio Poffo Orientador: Paulo Fernando da Silva.
MONITORAMENTO DE EVENTOS DE CADEIAS DE PROCESSOS PRODUTIVOS AUTOMOTIVOS UTILIZANDO WEB SERVICES ECON Acadêmico: Leonardo Broilo Junior Orientador: Francisco.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADO A EMPRESAS DE LEILÕES JUDICIAIS Jorge Augusto Schoenfelder Prof. Ricardo de Alencar Azambuja - Orientador.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
APLICATIVO PARA CONTROLE DE EVENTOS EFETUADOS EM ALTERAÇÕES DE FORMULÁRIOS DE IMPRESSÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE ARTEFATOS EM PROJETO DE MELHORIA NO PROCESSO DE TESTES. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Acad. Thiago Schmitt Orientador Marcel Hugo FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Ferramenta para Acompanhamento de Projetos Utilizando o Método Kanban
DIÁRIO DE CLASSE EM DISPOSITIVO MÓVEL (PDA)
Acadêmico – Bruno Kewitz Demarchi Orientador – Marcel Hugo
APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DE UMA EMPRESA DE FACTORING
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
SISTEMA DE CONTROLE DE INDICADORES DE DESEMPENHO VOLTADO À DISPONIBILIDADE DE SERVIÇOS DE TI BASEADO NA BIBLIOTECA ITIL V3 Eduardo Cuco.
UML: Casos de Uso.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Ambiente para desenvolvimento de sistemas baseado no conceito MBUIDE
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
AULA 3.
Introdução à Logística: Conceito e evolução
TÍTULO (FONTE 54) Autor(es) (48) Instituição (44) (44)
Prof. Alberto Martins Júnior
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
TITULO DISCENTE:.
Transcrição da apresentação:

APLICAÇÃO PARA CONTROLE DE ORÇAMENTOS E PEDIDOS DE UMA MARCENARIA Diether Hoffmann Prof. Cláudio Ratke, Orientador

ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos Operacionalidade do Sistema Resultados e Discussões Conclusões Extensões

INTRODUÇÃO Com o crescimento na demanda verificou-se a necessidade de ter um controle dos pedidos e orçamentos, verificou-se que o processo demanda de maior tempo hábil, e necessita de maior agilidade para sua execução. Diante disso, viu-se que uma solução informatizada, para dar suporte a estes processos, seria de grande valia.

OBJETIVOS Desenvolver uma aplicação de gerenciamento e controle para orçamento e pedido de uma marcenaria. permitir gerenciar os pedidos e orçamentos de uma marcenaria; permitir o cálculo de orçamento com base nos insumos e valor da mão de obra; apresentar, por meio de imagem, os modelos de esquadrias existentes;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A marcenaria tem como produtos finais os móveis e esquadrias. Artigos essenciais para as mais variadas sociedades e culturas, portanto, há constantemente uma demanda. Marcenarias podem produzir sob encomenda ou estabelecer uma linha de produção. MARCENARIA

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A organização de uma marcenaria é diferente, porque a maior parte do trabalho é sob demanda (CHIUZI, 2009). Para sobreviver em um mercado competitivo, os moveleiros se organizam em Arranjos Produtivos Locais. Mesmo oferecendo produtos de qualidade, os donos de marcenaria precisam se organizar para atender a um conjunto de clientes cada vez mais exigentes, em um ambiente com nova tecnologia e novos conceitos. MERCADO

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A gestão de estoques é essencial no ramo de marcenaria, pois evita perda de materiais, desperdícios, altos custos, entre outros. Para a gestão de materiais usados constantemente na produção, pode-se optar pelo método duas gavetas. Esse sistema reduz os custos com insumos que são usados rotineiramente (MOURA, 2012). ESTOQUE

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Esquadria é a designação utilizada para se referir a portas e janelas e tem como funcionalidade permitir a passagem ou não de sons, iluminação e ventilação de um ambiente para outro Michaelis (2009). Existem no Brasil diversas empresas que produzem esquadrias em nível industrial. Em número reduzido, produzem suas esquadrias de forma artesanal. ESQUADRIA

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Atualmente a organização não dispõe de um sistema informatizado para execução de seus processos. Se faz o uso de planilhas eletrônicas para realização de determinados cálculos e o controle de movimentação de valores. A entrega de um orçamento, ela pode ser feita de forma verbal. Demais controles são realizados informalmente. SISTEMA ATUAL

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Siquela (1994) desenvolveu um sistema para compra e venda de madeiras, com controle de estoque e emissão de romaneios de venda. Foi desenvolvido em Turbo Pascal 6.0. Ronchi (2006) desenvolveu um sistema de informação estratégico para automatizar a obtenção do custo direto na fabricação de uma esquadria de madeira. Foi desenvolvido em Genexus. TRABALHOS CORRELATOS

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Krahn (2008) desenvolveu um sistema de informação aplicado a uma micro empresa que se dedica a produção de móveis. Foi desenvolvido utilizando VB e armazenando-se os dados no banco de dados SQLServer. TRABALHOS CORRELATOS

ESPECIFICAÇÃO REQUISITOS FUNCIONAIS Requisitos FuncionaisCaso de Uso RF01: O Sistema deverá permitir o marceneiro manter o cadastro de madeira.UC01 RF02: O Sistema deverá permitir o marceneiro manter o cadastro de ferragem.UC02 RF03: O Sistema deverá permitir o marceneiro manter o cadastro de tábua.UC03 RF04: O Sistema deverá permitir o marceneiro manter quantidade do insumo em estoque. UC04 RF05: O Sistema deverá permitir o marceneiro manter valor para mão de obra.UC05 RF06: O Sistema deverá permitir o marceneiro manter modelos de esquadria.UC06 RF07: O Sistema deverá permitir o marceneiro cadastrar configurações para modelos. UC07 RF08: O Sistema deverá permitir o marceneiro manter o cadastro de fornecedores.UC08 RF09: O Sistema deverá permitir o marceneiro manter o cadastro de usuários.UC09

ESPECIFICAÇÃO RF10: O Sistema deverá permitir o marceneiro manter o cadastro de pessoas.UC10 RF11: O Sistema deverá permitir o marceneiro manter o cadastro de endereços.UC11 RF12: O Sistema deverá permitir o marceneiro manter o cadastro de orçamentos.UC12 RF13: O Sistema deverá permitir calcular valor do orçamento.UC13 RF14: O Sistema deverá permitir o marceneiro confirmar orçamento.UC14 RF15: O Sistema deverá permitir o marceneiro sugerir um prazo de entrega do pedido.UC15 RF16: O Sistema deverá verificar o marceneiro disponibilidade do estoque.UC15 RF17: O Sistema deverá permitir o marceneiro agendar um horário para atendimento.UC16 RF18: O Sistema deverá permitir o marceneiro marcar pedido como entregueUC17

ESPECIFICAÇÃO Requisitos Não Funcionais RNF01: Utilizar MySQL para persistência das informações. RNF02: Utilizar a tecnologia Java SE para implementação. RNF03: Utilizar a ferramenta Hibernate para conexão com a base de dados REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS

ESPECIFICAÇÃO CASOS DE USO

ESPECIFICAÇÃO MER

ESPECIFICAÇÃO Java 7 – como linguagem de programação; MySQL – como sistema de banco de dados; Hibernate – como framework para integração entre a aplicação e o banco de dados; iReport – como framework para geração de relatórios; Netbeans 7.2 – como ambiente de desenvolvimento. TÉCNICAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS

OPERACIONALIDADE Tela de login

OPERACIONALIDADE Tela de cadastro de tábua

OPERACIONALIDADE Tela de agendamento

OPERACIONALIDADE Tela de pedidos

OPERACIONALIDADE Tela de orçamentos

OPERACIONALIDADE Tela de seleção de modelo para orçamento

OPERACIONALIDADE Tela de seleção de configuração para orçamento

RESULTADOS E DISCUSSÕES O aplicativo permite o gerenciamento de controle de orçamento e pedido de uma marcenaria. O aplicativo possibilita também a garantia quanto a problemas com informações vitais, uma vez que as informações ficam armazenadas em uma base de dados. Em relação aos trabalhos correlatos, assemelham-se devido a focarem em vendas, apesar da plataforma utilizada.

RESULTADOS E DISCUSSÕES 1. Como ficou o processo de venda com o processo atual? 2. A visualização com imagens do produto e insumos facilitou o entendimento? 3. A velocidade de processamento das informações melhorou? 4. A forma de dar o prazo para o pedido melhorou? 5. A forma de gerenciar os processos e informações melhorou?

RESULTADOS E DISCUSSÕES Resultado do questionário de avaliação:

CONCLUSÃO O objetivo foi alcançado, por meio do desenvolvimento de uma aplicação de gerenciamento e controle para orçamentos e pedidos, permite ter maior acurácia e precisão nas informações acerca dos processos. A realização deste trabalho permitiu aumento significativo no conhecimento do processo utilizado por uma marcenaria.

EXTENSÕES Implementar um módulo financeiro/fiscal permitindo à ferramenta abranger uma área maior da empresa. Incluir uma área para que se pudesse ter uma visão gerencial da vendas, permitindo a visualização temporal e por gráficos do andamento das vendas.

Referências CHIUZI, Rafael. Estudo de caso - Madeirart. São Paulo, Disponível em:. Acesso em: 09 set MICHAELIS. Dicionário moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, MOURA, Reinaldo A.. Como repor estoques: para que simplificar?. Blumenau, Disponível em:. Acesso em: 13 set