A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 3."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 3

2 TI na Organização Moderna
Objetivos deste tópico: Apresentar os conceitos básicos dos Sistemas de Informação (S.I.). Apresentar a Estrutura de Suporte de TI Descrever o Suporte da TI em vários níveis da organização Apresentar os objetivos do tópico.

3 Conceitos: Infra-estrutura da Informação:
Consiste em instalações físicas, serviços e gerenciamento que suportam todos os recursos de uma organização. Cinco componentes principais: Hardware, Software, Redes, Banco de Dados e Pessoal de Gerenciamento. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

4 Conceitos (cont.): Arquitetura:
É um mapa de alto nível das necessidades de informação de uma empresa e o modo pelo qual estação sendo atendidas. Semelhante ao projeto teórico de uma casa. Precisa-se saber qual o objetivo da casa. São duas partes: Objetivos e problemas da Organização; Infra-estrutura planejada para prover futuras expansões e integração com outros sistemas futuros. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

5 Conceitos (cont.): Sistemas de Processamento de Transações (SPT):
Sistemas que se encarregam das atividades rotineiras da organização (Folha de Pagamento, Compras, Vendas, Produção, Finanças e Contabilidade e Administração de Estoques). Em geral, a organização possui vários STP em áreas diferentes. Cada um deles é crítico para as áreas usuárias. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

6 Conceitos (cont.): Sistemas de Informação Gerencial:
Como sugere o nome, são sistemas desenvolvidos para Gerentes. Geralmente geram relatórios periódicos sobre tópicos,m como eficiência operacional, eficácia e produtividade. Em geral, coletam dados dos SPT e agrupam de forma a promover melhor análise de dados. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

7 Conceitos (cont.): Sistemas de Apoio:
Explosão no início dos anos 80 com a introdução dos processadores de texto e demais ferramentas de gerenciamento de documentos e produtividade, visando a automação do escritório. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

8 Conceitos (cont.): Sistemas Inteligentes (Inteligência Artificial):
Sistemas que parecem simular o raciocínio humano. Armazena o conhecimento de especialistas para uso de pessoal não especialista. Ex.: Um anti-vírus com esta tecnologia pode detectar até vírus não conhecidos por meio de lógicas e testes, separando assim os “suspeitos” na famosa quarentena. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

9 Conceitos (cont.): Integrando Sistemas de Apoio (e Outros Sistemas):
A necessidade de integração entre os diversos sistemas transacionais da empresa dá origem aos famosos ERP (Sistema Integrado de Gestão), que une vários sistemas em um único, compartilhando assim dados através de toda a organização. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

10 Estrutura e Suporte da TI:
Empresas em um único local (pequenas e médias); Empresas em vários locais (as vezes em alguns países) – globais ou multinacionais. O porte e o número de instalações são os principais determinantes da estrutura de uma organização. E onde a TI entra nisso? Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

11 Estrutura e Suporte da TI - Mapeamento:
S.I. Departamentais: Geralmente recebem o nome do departamento S.I. Fabris: Agrupa as funções de vários departamentos (vários pontos de fabricação) S.I. Divisionais: Agrupa unidades de locais diferentes S.I. Corporativos: Conecta as divisões a um centro comum de processamento. S.I. Interorganizacionais: Permitem a integração entre organizações diferentes que compartilham dados. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

12 Suporte da TI em Vários Níveis:
O suporte dos sistemas de informação para as pessoas nas organizações Pessoas Atendidas: Sistemas Estratégicos Gerentes de Alto Nível Suporte para Equipes Profissionais de Conhecimento Sistemas de Gerenciamento Gerentes de Nível Médio Sistemas Operacionais Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram. Gerentes de Linha e Operadores Sistemas de Comunicação de Automação de Escritórios Equipe Administrativa Infra-estrutura de Informação e TPS


Carregar ppt "AULA 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google