Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP Autores: Bulgarelli, Jaqueline Vilela; Diniz, Olívia Cristina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
P2PSA Câncer de próstata. 27 milhões DE NOVOS CASOS AUMENTOU 20% Dados OMS para todo o mundo SOBRE O CÂNCER NO MUNDO P2PSA ESTIMATIVA PARA 2016 EXPECTATIVA.
Advertisements

Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Orientadora: Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Rafaela Vieira de Alencar Céo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
Enfermeira Tatiane Crippa Orientadora Andressa Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER NA UBS L06, MANAUS/AM
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BOM PROGRESSO, NO MUNICÍPIO DE BOM PROGRESSO-RS Liége Caroline Immich.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA E DE COLO DE UTÉRO EM MULHERES DE 25 A 69 ANOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PROFESSOR ANTONIO FRANCISCO AREIAS.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
História da Mamografia no Brasil
Cris Valberto Gagliotto Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
- Belo Horizonte, abril de 2012
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Qualificar a atenção a saúde dos Idosos acamados e/ou restritos no domicílio, CMS Tia Alice, Rio de Janeiro - RJ Andréia Lucatelli de Freitas Orientadora:
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação da Atenção à Saúde Bucal dos Escolares de 6 a 12 anos na E.E.E.F. Pedro Scherer, área de abrangência do Centro de Saúde Montanha, Lajeado.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Gabriela Duarte Paganela Fevereiro, 2014.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP Autores: Bulgarelli, Jaqueline Vilela; Diniz, Olívia Cristina Caseto Furian; Faria, Eduardo Tanajura de; Vasquez, Fabiana de Lima; Pereira, Antonio Carlos.

Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP Introdução: Neoplasia da gengiva; Neoplasia do assoalho da boca; Neoplasia do palato; De outras partes da boca; Etiologia multifatorial; INCA estima para 2010: homens e 3790 mulheres serão acometidos pelo Ca Bucal

Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP  Mortalidade: 30%  Sobrevida Estimada: cerca de 46%; 90% dos casos: carcinomas epidermóides;  Deve ser abordado como problema de saúde pública: fortalecer o diagnóstico precoce para prognósticos favoráveis, então:  Em Marília, realiza –se anualmente a Campanha de prevenção junto com o Oncocentro de SP;  As ações foram intensificadas na campanha nacional de Vacinação do Idoso

Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP As ações foram intensificadas na campanha nacional de Vacinação do Idoso com o objetivo de examinar o maior número de idosos pois a incidência do Ca é maior a partir da quinta década de vida.

Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP Objetivo:  A valiar longitudinalmente de 2006 a 2010 a campanha de prevenção e detecção precoce da doença em relação à cobertura de exames bucais de prevenção e detecção da doença;  Analisar as dificuldades na operacionalização em relação à cobertura de exames bucais de prevenção e detecção da doença,

Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP Métodos  Classificado como pesquisa-Ação:  Baseado na Campanha de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer Bucal realizada pela SMS de Marília,  Associada à Campanha de Vacinação dos Idosos.  Foco: Identificação precoce da doença

Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP  Descreve como é estruturada a campanha anual,  Descreve os atores envolvidos: participação dos trabalhadores de cada equipe e estratégias sugeridas de acordo com contexto local.

Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP 1-Registros em planilhas próprias; Planilha 1 – registra todos os idosos; Planilha 2- consta os pacientes que tiveram suspeita de lesões e são indicados para uma segunda lesão; 2-Casos positivos para câncer – são encaminhados para o ambulatório de Cabeça e pescoço do Centro de Oncologia de Marília (COM) ;

Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP 3-Os dados coletados são enviados para a FOSP; 4-Planejamento coletivo ascendente e democrático das ações a serem efetivadas como utilização de adesivos, entrega de espelhos de bolso para os usuários, confecção de camisetas e folders educativos.

Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP Resultados: Reunião de Planejamento como instrumento de gestão; A coordenação realizou com os CDs da rede básica reunião de planejamento coletivo e participativo, usando a técnica de brainstorming (incentiva a criatividade, economiza tempo e recursos); Levantou-se em cada grupo as dificuldades em aumentar a cobertura; Foram construídas as estratégias de enfrentamento às dificuldades para aumentar a cobertura de exames; Passou de 21% em 2006 para 60% em 2010; Melhor qualificação técnica dos dentista ( diminuíram os encaminhamentos para a segunda avaliação, mesmo aumentando o número de examinados)

Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP Foram construídas as estratégias de enfrentamento às dificuldades para aumentar a cobertura de exames (Passou de 21% em 2006 para 60% em 2010); Melhor qualificação técnica dos dentista (diminuíram os encaminhamentos para a segunda avaliação, mesmo aumentando o número de examinados)