Origem das festas junina. Duas das mais importantes manifestações folclóricas nacionais são: o carnaval e as festas juninas. Junho é o mês do Sagrado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FESTA JUNINA.
Advertisements

PROJETO: FESTA JUNINA.
Festas Juninas.
Escola Municipal Antonio José Paniago
SANTOS JUNINOS.
Curiosidades e Simpatias das festas juninas!
SÃO JOÃO.
VAMOS CONHECER MELHOR, ALGO SOBRE NOSSA TRADIÇÃO??
SÃO JOÃO.
FESTA JUNINA.
PRODUZIDO :POIE ANA PAULA
FESTA DE SÃO JOÃO.
História da Festa Junina e tradições
Portfólio.
E.E DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR
*Festas Juninas* Junho é o mês dos folguedos Não solte balão nas cidades Há bolos quadrilhas brinquedos Cantigas pra todas idades Até na quadrilha infantil.
Chegou o seu Aniversário !
Alunos - Ana Carolina - Eduardo - João Victor - Márcio - Maycon - Pedro Arthur - Rayssa - Ruan.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO NO ARRAIÁ PROFª: ARIANA APARECIDA RODRIGUES FLORES LOPES COMPONENTE CURRICULAR: ARTES ANO: 1º TURMAS: A/B/C PERÍODO: JUNHO.
POR DYLAN ATTAL FESTAS JUNINAS. ORIGEM São celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão.
XVII SEMANA DE FÉ E POLÍTICA XVII SEMANA DE FÉ E POLÍTICA 40 anos de defesa da Vida e da Justiça! Belém Casa do Pão.
Seguir.... Olhando o mundo de hoje, cheio de guerras, de misérias e injustiças, perguntamos: Por que é que Deus permite tudo isto? Por que não elimina.
7 ESTÁGIOS DA TENTAÇÃO “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além.
ORIGENS E TRADIÇÕES DA FESTA JUNINA. INTRODUÇÃO ● Nosso país, em virtude de seu passado histórico, absorveu diversas culturas e costumes, fato que nos.
FÉSTA JUNINA Santos do mês de Junho Santo Antonio Comemorado no dia 13 de junho, é conhecido como o padroeiro dos pobres, e o santo casamenteiro.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação Formador: Uondercley Carlos de Medeiros dos Santos E.P.F. I- IDENTIDADE.
26 de julho DIA DOS AVÓS Esse dia foi escolhido para se comemorar o dia dos AVÓS, em homenagem a São Joaquim e a Santa Ana, pais da Virgem Maria, e.
Fração – leitura e escrita dormindo Só para vocês terem uma ideia, passamos cerca de de nossa vida dormindo! Observe, nessa situação o número fracionário.
DIRECIONAMENTOS Anselmo N. de Sousa.
O Coração de Jesus.
Kamba Prato Prato Prato Prato Todos os Dias Prato Frango Prato Picanha
Homenagem aos Peregrinos
Festas populares do mês de junho
O Rio de Janeiro no seu Quarto Centenário
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
A unidade dos livros sagrados
Ele está no meio de Nós Catequese 1 3º ano.
VISITA DA IMAGEM DA SAGRADA FAMILIA EM NOSSA DIOCESE
de. Natalia para. Ana paula
SEDE SANTOS.
NATAL ! “Maria, tu serás a Mãe do Filho de Deus” Maria diz: SIM
Mãe Poesia José Claudio.
328 O PÃO DA VIDA.
Maria Beatriz e Maria clara
Você Alice... Irene Alvina 1 Não deixe de ligar o som
Gincana Geral Lições 01 à 07.
Danças Nordestinas.
A Lenda dos Ovos de Páscoa
O Coração de Jesus.
Rainha da Paz,Padroeira da Catedral Militar do Brasil
A cada cinco minutos um cristão é assassinado simplesmente por professar a sua fé...
Danças Nordestinas.
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
BRUNCH 4 COFFEE BREAK JUNINO MANHÃ BEBIDAS Chá com Gengibre Sucos Del Valle SALGADINHOS (3 por pessoa) Mini Pães de Queijo Mini Mineirinhos (ricota,
O Coração de Jesus.
CONSELHO METROPOLITANO DE GOIÂNIA
AÇORES.
Anunciação do Anjo à Virgem Maria.
A Lenda dos Ovos de Páscoa
Rainha da Paz,Padroeira da Catedral Militar do Brasil
Festas e Tradições Brasileiras
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
A melodia ”Qui tollis peccata mundi” de Bach evoca o Baptismo
Senac São José dos Pinhais UETP 39 Eliane Kreusch 2019.
Dia dos Namorados Gissele, Manoel Andrade 1 /36. ÍNDICE: 1.ORIGEM; 2.HISTORIA; 3.DATA NO BRASIL; 4.REFERENCIAS; 5.LIGAÇÕES EXTERNAS. 2 /36.
Programação Louvor Oração inicial Sorteio Dinâmica História da semana
História do Carnaval.
História das máscaras carnavalescas
O Terço Rolagem automática dos slides.
Transcrição da apresentação:

Origem das festas junina. Duas das mais importantes manifestações folclóricas nacionais são: o carnaval e as festas juninas. Junho é o mês do Sagrado Coração e dos três santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A quadrilha é dançada em homenagem a eles e também para agradecer as boas colheitas. No Nordeste, as festas juninas coincidem com a época em que se quebram as espigas de milho, ou seja, o tempo da colheita e de fartura no campo. Há muitas festas do Divino e fogueiras. O formato da fogueira varia e quanto mais alta ela for, maior é o prestígio de quem a armou. A madeira usada pode ser maçaranduba, peroba, pinho ou piúva. Não se queimam imbaúba, cedro ou ramas de videira, por sua relação com a história de Jesus.

No dia 13 de junho, é comemorado o dia de Santo Antônio. Além da fama de casamenteiro, Santo Antônio recebe orações para encontrar objetos e animais perdidos. Pão bento da igreja do padroeiro, quando colocado junto aos outros alimentos, garante fartura o ano todo, acreditam os fiéis. A fogueira de Santo Antônio possui o formato de um quadrado.

No dia 29 é comemorado São Pedro. Ele é mais cultuado entre os pescadores, com procissões marítimas. É o guardião das portas do céu e também protetor dos viúvos. A fogueira de São Pedro possui formato triangular. Muitos incluem nas festividades também o dia de Santa Ana (26 de julho), mãe de Maria e avó de Jesus Cristo, e protetora das viúvas. Neste dia comemora-se o Dia da Vovó.

No dia 24, comemoramos o dia de São João. Em bandeiras e estampas, São João Batista é mostrado criança com um cordeiro. Ele é o santo mais festejado. Ele é também um santo casamenteiro, mas é mais famoso por ajudar as pessoas a acharem objetos perdidos. O formato de sua fogueira é de uma pirâmide com a base arredondada.

música

Capelinha de melão É de São João É de cravo, é de rosa É de manjericão São João está dormindo Não acorda, não Acordai, acordai! Acordai, João!

Várias são as opções para se fazer uma boa festa junina. O mané- pelado é um bolo feito de mandioca crua, ralada; a paçoquinha é feita de amendoim torrado, bolacha de maisena e leite condensado; a maçã do amor é uma maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé; bolo de coco; cachorro-quente, o delicioso pãozinho com molho e salsicha; pé de moleque, feito com rapadura e amendoim torrado; pinhão cozido, uma castanha característica do sul e o famoso quentão, feito com gengibre, canela e pinga.

Faz parte da tradição das festas juninas soltar balões coloridos, iluminando o céu e deixando a noite mais bonita. Mas esta beleza dura pouco. O balão cai e leva com ele destruição e tristeza. As matas pegam fogo, os animais e as plantas morrem e todo um habitat se acaba. O balão põe em risco os lugares por onde passa, por isto Não Solte Balões! Soltar, fabricar, vender ou transportar balões é crime contra o meio ambiente, de acordo com a Lei Federal nº 9.065, de