Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
Advertisements

A Filosofia e o mundo de René Descartes
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
BASES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
Trabalho de Artes Arte da civilizações antigas:. Arte românica Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e.
 Sociedade de antigo regime: A Sociedade do Antigo Regime caracteriza-se por ser fortemente hierarquizada e estratificada em ordens. Esta divisão organiza-se.
24/9/20161Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
SÍNTESE HISTÓRICA. Períodos da Filosofia (Quadro Sinóptico) 1.Período Ágrafo ou Idade da Pedra (até a.C) 2.Período Gráfico ou Idade dos Metais (história.
Sofistas Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Esses se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias.
CAUSAS E ORIGENS DA FILOSOFIA Prof. Leonardo Oliveira de Vasconcelos.
Nicolau Maquiavel.
Renascimento Principalmente o teocentrismo (Deus no centro de tudo)
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Capítulo 3 – O Renascimento
Renascimento Italiano:
crimideia Linguagens , Códigos e suas Tecnologias– História da Arte
RENASCIMENTO Classicismo
Filosofia e filosofia da educação
Preparatório EsPCEx História Geral
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
FILOSOFIA GREGA.
FILOSOFIA DO MITO A FILOSOFIA
RENASCIMENTO Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
À responsabilidade solidária…
Filosofia dos estoicos
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento cultural Parte - I
TEMPO E HISTÓRIA. A HISTÓRIA COMO CIÊNCIA Adaptação da música “Mulher Brasileira” Psirico 1 - Foi Criada na Europa e estuda o passado essa disciplina,
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Renascimento.
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
Infância hoje Profª. Drª. Cristiana Carneiro (FE/UFRJ)
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA MÓDULO Ética e Meio Ambiente Profa. Dra. Patrícia Fuza AULA 1- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE A RELAÇÃO HOMEM- NATUREZA.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
A ciência na Idade Média
RENASCIMENTO CULTURAL
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
Preparatório EsPCEx História Geral
RENASCIMENTO CULTURAL
A BIOÉTICA Onde a vida começa? Onde ela termina?.
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Classicismo: Contexto histórico e sociocultural
Sumário: -Visualização de um documentário sobre o Renascimento.
O QUE É BELEZA?.
Renascimento – Idade Moderna.
Arcadismo Contexto Histórico.
Max Weber  .
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Filosofia moderna Immanuel Kant “O maior filósofo dos tempos modernos”
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Áreas da Filosofia.
As bases do Renascimento
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
AS FÁBULAS.
E.E.B. JOSÉ MAURÍCIO DOS SANTOS HISTÓRIA - Prof. Me. Diego Fernandes
Preparatório EsPCEx História Geral
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Colégio da Polícia Militar- Unidade VI. Humanismo ■O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido.
Aula: Renascimento e Modernidade
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
O Renascimento Humanista
A época dos Grandes Mestres
CINQUECENTO Século XVI – 1500 Leonardo da Vinci Michelangelo Rafael.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.[1] Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.[2]

Humanismo H abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma umanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.[1][2] Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo postura de vida humanista.[3]

Antorpocentismo Antropocentrismo que vem do Renascimento (do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem. É normal se pensar na ideia de "o Homem no centro das atenções". As palavras compostas pelo antropocentrismo são ANTROPO que significa homem e CENTRISMO que significa centro. Isto é, quer dizer que o homem é o centro de todas as coisas do universo.

Leonardo Davinci Leonardo da Vinci (Loudspeaker.svg? pron.; Vinci, 15 de abril de 1452 – Amboise, 2 de maio de 1519) foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.[1][2][3] É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística.[1] Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.[4] É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.