Normas de Trabalho Acadêmico Professor: Gleison Renan Inácio Disciplina: PIN 1 Curso: Mecânica Data: 10/07/2016.

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Transcrição da apresentação:

Normas de Trabalho Acadêmico Professor: Gleison Renan Inácio Disciplina: PIN 1 Curso: Mecânica Data: 10/07/2016

Formato da folha Trabalhos Acadêmicos Os textos devem ser digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm). As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Escrita Fonte: Times New Roman ou Arial Tamanho: 12 Espaçamento: 1,5 cm entre as linhas Parágrafo: Justificado Trabalhos Acadêmicos

Capa Elemento obrigatório. As informações são apresentadas na seguinte ordem: a) nome da instituição (opcional); b) nome do autor; c) título: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação; d) subtítulo: se houver, deve ser precedido de dois pontos, evidenciando a sua subordinação ao título; e) número do volume: se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume; f) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; g) ano de depósito (da entrega). Trabalhos Acadêmicos

Capa (Exemplo) INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – IFSC CURSO TÉCNICO MECÂNICO FULANO DE TAL TÍTULO DO TRABALHO JOINVILLE AGO/2016 Trabalhos Acadêmicos

Folha de rosto Os elementos devem ser apresentados na seguinte ordem: a) nome do autor; b) título; c) subtítulo, se houver; d) número do volume, se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume; e) natureza: tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; f) nome do orientador e, se houver, do coorientador; g) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; h) ano de depósito (da entrega). Trabalhos Acadêmicos

Resumo Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. 3.2 O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. 3.3 O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.) Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Trabalhos Acadêmicos

Resumo Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR Quanto a sua extensão os resumos devem ter: a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-cientifícos; b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves. Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras. Trabalhos Acadêmicos

SUMÁRIO Trabalhos Acadêmicos

SUMÁRIO (Exemplo) SUMÁRIO 1.INTRODUÇÃO 2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 TIPOS DE USINAGEM Fresamento de topo 3. METODOLOGIA 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Trabalhos Acadêmicos

Paginação Todas as folhas devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual (introdução), no canto superior direito, a 2 cm da borda superior. Trabalhos Acadêmicos

Equações e fórmulas Devem ser destacado no texto; Numeradas com algarismo arábico entre parênteses, alinhados à direita. Exemplo: a 2 + b 2 = c 2 (1) Trabalhos Acadêmicos

Siglas Quando aparece a primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Poli(L-ácido lático) (PLLA) Trabalhos Acadêmicos

Tabelas As tabelas seguem orientação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Informações tratadas estatisticamente, há, portanto predominância de dados numéricos. Identificação no topo com algarismos arábicos, precedido do termo Tabela, seguido de travessão com texto negrito centralizado. As laterais não possuem linhas, são abertas Trabalhos Acadêmicos

Ilustrações Quadro, Gráfico, Desenho, esquema, fluxograma, fotografia, mapa, organograma, planta, retrato, gravura, figura, imagem e demais. A identificação deve constar na parte superior, precedida do termo especificado designado e seguida do número. Após a ilustração, na parte inferior, colocar a fonte consultada, ano e página. OBS: colocar ilustração sempre próxima do trecho a que se refere. Trabalhos Acadêmicos

Ilustrações (Exemplo) Trabalhos Acadêmicos Tamanho 10

Ilustrações (Exemplo) Trabalhos Acadêmicos

Tabela (Exemplo) Trabalhos Acadêmicos

Estrutura do trabalho 1 INTRODUÇÃO 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3. METODOLOGIA 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Trabalhos Acadêmicos

INTRODUÇÃO Introduzir um texto é oferecer ao leitor um panorama geral a respeito daquilo que encontrará durante a leitura. Inicia-se com um relato da IMPORTÂNCIA E ABRANGÊNICA do tema (justificativa do projeto de pesquisa e demais elementos). Justificar mostrar a problemática e a importância do trabalho, mencionar eventos desenvolvidos que demonstrem a importância que se disse ter o assunto); com a menção de publicações. Isto situa o leitor quanto ao status científico do tema, o estado da arte. Mostrar os objetivos do trabalho para com o problema apresentado. E definir através de quais tópicos o trabalho se apresentará para resolver o problema citado. AIOT – Apresentação, Importância, Objetivos e Tópicos É a última parte a ser redigida Trabalhos Acadêmicos

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (Exemplo) 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 O QUE SÃO SISTEMAS DE AQUECIMENTO DE ÁGUA 2.2 TIPOS DE SISTEMAS DE AQUECIMENTO DE ÁGUA 2.3 IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE VANTAGENS... Trabalhos Acadêmicos

METODOLOGIA Na metodologia são descritos todas as etapas e procedimentos que serão abordadas no decorrer do processo. Neste caso normalmente acaba sendo uma descrição das fases do PDP (Processo de desenvolvimento de produto) e as ferramentas que serão empregadas em cada fase. Trabalhos Acadêmicos

RESULTADOS E DISCUSSÃO Nesta fase são apresentados os resultados das etapas anteriormente apresentadas na metodologia. Normalmente são apresentados resultados obtidos em cada uma das fases de PDP, com suas respectivas ferramentas adotadas. – QFD, Gráficos – Esboços – brainstorming – Benchmarking – Modelamentos – Detalhamentos Trabalhos Acadêmicos

CONCLUSÃO Na conclusão é feito um apanhado de todo o trabalho, apresentando o resultado atingido, bem como sugerindo melhorias para futuros trabalhos. Este trabalho permitiu a construção de um equipamento funcional... Os estudos pilotos foram essenciais para entender os parâmetros... O estudo de viabilidade celular apresentou resultado positivo e observou-se que isto se deu.... Trabalhos Acadêmicos

REFERÊNCIAS São apresentadas as referencias utilizadas em todo o desenvolvimento do trabalho, de acordo com as normas (Ver material sobre referencias bibliográficas) A pele usada para o enxerto. Disponível em: >. Acesso em 14.Mar.14. AGARWAL, Seema; WENDORFF, Joachim H.; GREINER, Andreas. Use of electrospinning technique for biomedical applications. Polymer. v. 49, p. 5603–5621, ALCOBIA, Daniel de Souza. Produção de nanofibras alinhadas de polímeros biodegradáveis para crescimento e regeneração de células neurais. Dissertação apresentada ao instituto de química da universidade de São Paulo Trabalhos Acadêmicos