Contributos da ciência e da tecnologia para o estudo da estrutura interna da Terra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Power Point feito por: Pedro Alexandre Machado Nunes Correia
Advertisements

GEOGRAFIA Professora Márcia Cristina. ESTRUTURA INTERNA DA TERRA.
AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.
Problema geológico: Delimitação de um corpo em profundidade Ridge e suavidade localizar e delinear um corpo anômalo em profundidade a partir de um perfil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Planetas Terrestres e Jovianos Prof. Rogério Riffel.
CAPÍTULO 12.1 CADERNO 3 - CAPÍTULO 12.1 Professor: ISRAEL AVEIRO Comportamento e Natureza da Luz.
Darwinismo Fundamentos de uma teoria evolucionista Por Guilherme Cadorim”
COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR : REALENGO II NOME: RANIERY COSTA MENDES TURMA:603 ANO: 2011 PROF. CIÊNCIAS : DANIELLE PORF. INFORMÁTICA: ALEX COLÉGIO.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Nome: Ana Clara Monte Gonçalves Turma: 603 Prof º de Informática:Alex Prof ª de Ciência: Daniele Ano:2011.
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA CAMPUS DE MARABÁ A TERRA: ENERGIA E TRANSFORMAÇÃO Marabá, PA Março-2012 Prof. Mcs. Abraão L S Mascarenhas.
I.EIXO ESTRUTURANTE: TERRA E UNIVERSO. O homem cria ao longo do tempo instrumentos para ajudar na observação e compreensão do universo O homem sempre.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
ATMOSFERA Prof. Lana Salgado 2017
Ciências Naturais – 7.º ano
MODELAGEM COMPUTACIONAL PARA INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO
Ciências Naturais – 7.º ano
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Questões Avaliativas (trabalho de classe)
4. Estrutura interna da Terra
Módulo VII – O Sistema de Informações de Marketing (S.I.M)
Ciências Naturais 7.º Ano
de Subsuperfície Métodos Diretos (sondagens)
Vulcanismo Elaborado por: Rita Martins \ Nº: 20 7ºC.
Ciências da Natureza e suas
Agentes do relevo Professor: Jeferson.
O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente.
Deriva dos Continentes e Tectónica de Placas
Partículas Elementares: belas, estranhas e charmosas
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
DURABILIDADE DO CONCRETO
Leis de atenuação para o arquipélago dos açores para sismos de baixa magnitude (m
O Universo Física e Química 7ºAno.
Métodos diretos para o estudo da estrutura interna da Terra
4.1. Métodos para o estudo do interior da Terra A Estrutura Interna da Terra Ciências Naturais – 7.º ano.
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
A EXPLORAÇÃO DOS FUNDOS DOS OCEANOS
HIPÓTESE DA DERIVA DOS CONTINENTES
Métodos indiretos para o estudo da estrutura interna da Terra
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
Ciências Naturais – 7.º ano
Vulcão Vesúvio 23 Laís e Giovana 24 6°B.
Ciências Naturais – 7.º ano
Breno N. Faria, Indiara Kely e Roberto R. Cardoso
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Realidade e Senso Comum
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA.
Atividade sísmica — riscos e proteção das populações
Características gerais dos seres vivos
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Ciências Naturais – 7.º ano
Ocorrência de dobras e de falhas
A FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA
Autor(a) Orientador(a) Co-orientador (se houver)
As quatro camadas geológicas do Planeta Terra
Estrutura geológica – minerais – relevo.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Modelos de estrutura interna da Terra
Camadas do interior da Terra
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Estrutura e Dinâmica da Geosfera
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Processos de eletrização
Como se faz investigação espacial?
Transcrição da apresentação:

Contributos da ciência e da tecnologia para o estudo da estrutura interna da Terra

É fácil conhecer a estrutura interna da Terra, um planeta com cerca de 6371 Km de raio? Que instrumentos tecnológicos pensam estar envolvidas neste estudo? As tecnologias que temos atualmente permitem chegar a que profundidades?

Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra? MétodosDiretos estudo das paisagens geológicas estudo dos afloramentos rochosos estudo dos materiais vulcânicos escavações no terreno para a construção e para a exploração mineira sondagens geológicas Indiretos AstrogeologiaSismologia

Métodos diretos - Paisagens geológicas e afloramentos rochosos A zona mais superficial da Terra pode ser estudada através da observação das rochas expostas à superfície (afloramentos rochosos) e das paisagens geológicas. Os métodos diretos baseiam-se na observação direta dos materiais que constituem a Terra. No entanto, estes métodos apenas permitem conhecer a parte superficial do nosso planeta.

Métodos diretos - Atividade vulcânica A atividade vulcânica fornece importantes informações sobre o interior da Terra. Os vulcões, ao entrarem em atividade, lançam para o exterior da Terra materiais provenientes de zonas internas. No entanto esses materiais apenas permitem conhecer a composição dos primeiros quilómetros do nosso planeta.

Métodos diretos - Escavações do terreno para construção ou exploração mineira As escavações do terreno abertas para a construção de estruturas ou para a exploração mineira permitem recolher informações sobre zonas do interior da Terra até à profundidade de cerca de 4 km.

Métodos diretos - Sondagens geológicas As sondagens geológicas consistem em furos abertos no terreno com a finalidade de recolher amostras de rochas do interior da Terra, para serem posteriormente analisadas. A sondagem mais profunda em zona continental atingiu cerca de 12 km de profundidade.

Métodos indiretos Os métodos indiretos permitem recolher dados sobre as zonas da Terra às quais os cientistas não têm acesso. Exemplos de métodos indiretos: - sismologia; - astrogeologia; - geomagnetismo.

Métodos indiretos - Sismologia -A sismologia, através do estudo da velocidade e do modo de propagação das ondas sísmicas em profundidade permite avaliar a densidade e o estado físico dos materiais do interior da Terra. -O facto da propagação das ondas sísmicas ser afetada pelas características dos materiais que atravessam permitiu aos cientistas constatar que o interior da Terra não é homogéneo.

Métodos indiretos - Astrogeologia A astrogeologia também fornece informações indiretas sobre a composição do interior da Terra, visto que se acredita que todos os corpos que constituem o Sistema Solar tiveram a mesma origem a partir de materiais idênticos. Assim, o estudo de meteoritos e de outros astros do Sistema Solar, permite obter dados sobre o nosso próprio planeta.

Síntese - O avanço da ciência e da tecnologia tem permitido um maior conhecimento sobre o interior da Terra. - O interior da Terra pode ser estudado através de métodos diretos e métodos indiretos. - Os métodos diretos, como por exemplo o estudo das paisagens geológicas e dos materiais vulcânicos, a exploração mineira e as sondagens geológicas, apenas fornecem dados sobre os primeiros quilómetros do interior da Terra. - Os métodos indiretos, tais como a sismologia e a astrogeologia, permitem obter dados e conhecer zonas do interior da Terra que estão inacessíveis ao Homem.