A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA"— Transcrição da apresentação:

1 A FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA
1ª série Geografia – Professor Fernando

2 O início de tudo: A teoria do Big Bang ou “A grande explosão
Tudo o que havia era uma esfera extremamente pequena, do tamanho da ponta de uma agulha. E esse pontinho há cerca de 14 bilhões de anos teria se explodido formando o universo atual. O universo era muito quente e denso. Ele tem se esfriado Ele continua em expansão Vídeo:

3 A formação da Terra O planeta teria se formado pela agregação de poeira cósmica em rotação, aquecendo-se depois, por meio de violentas reações químicas. O aumento da massa agregada e da gravidade catalisou impactos de corpos maiores. Essa mesma força gravitacional possibilitou a retenção de gases constituindo uma atmosfera primitiva.

4 Estrutura interna da Terra
Os elementos mais densos e pesados, como o ferro e o níquel, migraram para o interior; os mais leves localizaram-se nas proximidades da superfície. Dessa forma, constituiu-se a estrutura interna do planeta, com a distinção entre o núcleo, manto e crosta (litosfera).

5 Crosta Terrestre: A crosta terrestre é a primeira das camadas da Terra, sendo também a menor e mais “fina” entre elas. Sua profundidade oscila entre 5 km (em algumas áreas oceânicas) e 70 km (em zonas continentais) Manto: Fica abaixo da crosta. É a mais extensa das camadas da Terra e sua profundidade máxima alcança os km, ocupando cerca de 80% do volume total do planeta. Sua composição é de silicatos de ferro e de magnésio, e as rochas encontram-se em forma de material pastoso chamado de magma. Núcleo: O núcleo terrestre, posicionado abaixo do manto, é o mais quente das camadas da Terra e também é dividido em exterior e interior. Sua composição predominante é o NIFE (níquel e ferro). O núcleo interno está a mais de km de profundidade).

6 Contando a idade da terra
A terra tem aproximadamente 4,6 bilhôes de anos Graças ao sistema de radiação radiométrica, somos capazes de determinar as idades das rochas. (todo elemento radioativo sofre um processo de desintregação natural.) Ex: urânio 238 transforma-se em Chumbo 206. As rochas mais antigas datadas até hoje são as pertencentes ao período Pré-Câmbrico, que remontam a 4 bilhões de anos atrás. Os fósseis são verdadeiros registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo pois ajudam a reconstruir a evolução e as condições físicas e biológicas da terra em diferentes períodos. Até méados do século XVIII – a terra teria somente 6 mil anos – influência religiosa (livros religiosos)

7

8 Escala Geológica do tempo

9 Escala Geológica do tempo

10 O surgimento da vida e sua evolução

11

12 A teoria da deriva continental
Algo intrigava os estudiosos da época: os continentes em suas divisões pareciam que se fossem juntados se encaixariam se estivessem em posições frontais. Ex, a África com a América do Sul Encontraram as mesmas estruturas geológicas (rochas de mesmo tipo e idade) em lugares diferentes, além de fósseis. Quando houve o desenvolvimento da cartografia, nos séculos XV e XVI, para auxiliar as navegações, foi possível ter uma noção da amplitude do horizonte mundial. Em 1915, o alemão Alfred Wegener publicou a Teoria da Deriva dos Continentes, propondo que há 200 milhões de anos atrás todos as massas emersas de terra estariam reunidas em um único super- continente, denominado Pangeia

13 Os fósseis como evidência de que os continentes estiveram unidos

14 Por que isso acontece? Por que existem os movimentos das placas tectônicas
O planeta terra HOJE 17/02/13


Carregar ppt "A FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google