Colégio Liessin Língua Portuguesa Professora Vanusa 8º ano / 2016.

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Transcrição da apresentação:

Colégio Liessin Língua Portuguesa Professora Vanusa 8º ano / 2016

Morfossintaxe Conceitos Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais (Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição). Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Sintaticamente, temos termos como: sujeito, predicado, objetos, complementos, adjuntos etc.

Sujeito e Predicado

Fonte: sujeito.htmlhttp://qrolecionar.blogspot.com.br/2012/04/como-classificar-o-sujeito.html Ok, retirando o humor e a generalização ingênua da cena, qual é, SINTATICAMENTE, o sujeito?

Agora sem brincadeira... QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, As pessoas esperam... Quem “Esperam”? Aposto que... Quem “aposta”?

Que piada seria essa? Sintaticamente, faria sentido?

Já percebemos que o sujeito da primeira oração (EU fui assaltado) está OCULTO (desinencial ou implícito) E o sujeito da segunda oração? Levaram tudo... Os móveis, o som, a... a...

Existem também as orações SEM SUJEITO Sabia? S É R I O ?

Seriíssimo!!! I - Amanheceu e ela ainda não voltou para casa. O verbo amanhecer representa um fenômeno da natureza. Mas compare: O poeta está vivo (Barão Vermelho) Baby, compra o jornal E vem ver o sol Ele continua a brilhar Apesar de tanta barbaridade... Baby escuta o galo cantar A aurora dos nossos tempos Não é hora de chorar Amanheceu o pensamento... O poeta está vivo Com seus moinhos de vento A impulsionar A grande roda da história... Mas quem tem coragem de ouvir Amanheceu o pensamento Que vai mudar o mundo Com seus moinhos de vento...

Se você não pode ser forte Seja pelo menos humana Quando o papa e seu rebanho chegar Não tenha pena... Todo mundo é parecido Quando sente dor Mas nu e só ao meio dia Só quem está pronto pro amor... O poeta não morreu Foi ao inferno e voltou Conheceu os jardins do Éden E nos contou...

II – Há dias em que tudo parece muito tranquilo. O verbo HAVER tem sentido de EXISTIR. III – Haverá dois feriados no mês de março. O verbo HAVER tem sentido de ACONTECER. IV – “Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu”. O verbo TER tem o mesmo sentido de HAVER no exemplo II.

V - Está calor esses dias, hein? V I – Faz quatro anos que trabalho nesse colégio. VII – Está na hora do teste. Os verbos ESTAR e FAZER ligados a expressões de TEMPO e fenômenos meteorológicos. VIII – É tarde. O verbo SER ligado a expressões de TEMPO.

IX – Já passa das três da manhã e minha filha ainda não voltou para casa. O verbo PASSAR (IR e VIR também) ligado a a expressões de TEMPO.

? ? ?? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? Tá tranquilo? Tá favorável?? ? ? ? ? ?