ERA VARGAS (1930 – 1945). Getúlio Dorneles Vargas Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) Estado Novo (1937-1945) Fase marcada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“A ERA VARGAS” GETÚLIO VARGAS: O PRESIDENTE QUE MAIS TEMPO FICOU NO PODER.
Advertisements

ERA VARGAS (1930 – 1945).
ERA VARGAS ( ).
ERA VARGAS (1930 – 1945).
A ERA VARGAS 1930 – 1945).
O Estado Novo não era fascista mas pode ser considerado “fascistóide”.
ERA VARGAS (1930 – 1945).
Era Vargas. Biografia  Nome: Getúlio Dornelles Vargas  Nascimento - 19/4/ São Borja (RS)  Falecimento - 24/8/ Rio de Janeiro (RJ) Foi o.
A Era Vargas ( ). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores.
ERA VARGAS ( ) Governo provisório Revolução de 1932 Constituição de 1934 Governo constitucional( )
ERA VARGAS. GOVERNO PROVISÓRIO Aliança Liberal ∟ Presidente ∟ Vargas ∟ Tenentes ∟ Força militar ∟ Tropa de choque nos Estados ∟ Oligarquias ∟ Ministérios.
O Estado Novo ( ). “ Nos períodos de crise como os que atravessamos, a democracia de partidos, em lugar de oferecer segura oportunidade de crescimento.
Brasil: colapso do populismo e ditadura militar História.
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) Prof. Iair ERA VARGAS (1930 – 1945)
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930 Alvaro de Vita, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, ED. ATICA, CAP.11
A era Vargas: Revolução de 1930 (pp ) PROF. RODRIGO CALSANI.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
A Formação da República Liberal
A Era Vargas O Governo Provisório ( )
Era Vargas Governo Constitucional (1934 – 1937).
Era Vargas – Governo Provisório e Constitucional
Era vargas
A ERA VARGAS ( ) O “pai dos pobres” ou a “mãe dos ricos”?
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Governo Costa e Silva O governo Arthur da Costa e Silva (Arena), que durou de 1967 a 1969, se caracterizou pelo avanço do processo de institucionalização.
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
Direitos trabalhistas
ERA VARGAS 1930 a 1945 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
História Econômica Geral
ORDEM BIPOLAR GUERRA FRIA.
Era Vargas
ERA VARGAS O BRASIL EM TRANSIÇÃO.
REPÚBLICA MILITAR NO BRASIL
PODER, POLÍTICA E ESTADO
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
História e Geografia de Portugal
BRASIL REPUBLICANO Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
HISTÓRIA DO BRASIL Professor Ailton.
A Revolução Francesa ( )
ERA VARGAS.
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
A crise de 1929 e a Revolução de 30
ERA VARGAS 1930 a 1945 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
A era Vargas: Pontos positivos e Negativos GOVERNO PROVISÓRIO ( ) Revolução de 1932,Código eleitoral de 1933, Nomeou tenentes e Valorizou o café.
ERA VARGAS (1930 – 1945). Getúlio Dorneles Vargas Governo Provisório ( ), Governo Constitucional ( ) Estado Novo ( ) Fase marcada.
Da crise das oligarquias à era Vargas
Era Vargas
Cidadania: Perspectivas do conceito nas Constituições de 1937 e
Getúlio Vargas...o retorno
O fim da República Velha:
Era Vargas O Governo Provisório
DO GOVERNO PROVISÓRIO AO GOLPE DE 1937
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
República Populista ( )
CURSINHO PARA O ENEM Colégio João Roberto Borges de Souza
Crise do Antigo Sistema colonial:
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
República - união de interesses entre EXÉRCITO
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
Era Vargas.
ACADÊMICOS: ADEMAR FERREIRA DALVAN SANTOS HELLIZANE RAQUEL SILVANEY RIBEIRO SARA RIBEIRO Universidade Estadual do Tocantins Campus: Augustinópolis Disc.:
Autocracia, Nacional-Estatismo e Trabalhismo A ERA VARGAS ( )
ERA VARGAS.
Transcrição da apresentação:

ERA VARGAS (1930 – 1945)

Getúlio Dorneles Vargas Governo Provisório ( ), Governo Constitucional ( ) Estado Novo ( ) Fase marcada pelo autoritarismo e pelo Populismo

G OVERNO P ROVISÓRIO O poder foi entregue, em caráter provisório, a Getúlio Vargas, com poderes para elaborar decretos-lei e o compromisso de formar uma Assembléia Constituinte centralização política: os governadores dos Estados (exceto o de Minas Gerais) foram substituídos por interventores federais (tenentes) Conselho Nacional do Café : rigoroso controle sobre a produção de café pelo Governo Federal Ministério do Trabalho : acenou para a criação de leis trabalhistas

M OVIMENTO C ONSTITUCIONALISTA DE 1932 A oligarquia paulista, na busca pela retomada do poder, opunha-se à crescente intervenção do Estado na economia, exigia a reconstitucionalização do País e o fim do Governo Provisório. MMDC : movimento rebelde (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) que liderou uma rebelião armada que ficou conhecida como Revolução Constitucionalista. Depois de três meses de luta, os paulistas renderam-se e contentaram-se apenas com uma “vitória moral”: a convocação da Assembléia Nacional Constituinte, em 1933.

G OVERNO C ONSTITUCIONAL Constituição de 1934 voto secreto direito de voto feminino separação dos poderes, com independência entre executivo, legislativo e judiciário. Tribunal do Trabalho e direito de organização sindical possibilidade de nacionalização de empresas estrangeiras estabelecimento do monopólio estatal sobre determinadas indústrias (soberania nacional)

Ação Integralista Brasileira (AIB) – 1932 Liderança de Plínio Salgado tendência fascista Estado corporativo e totalitário camisas-verdes : bandos armados, promoveram perseguições aos comunistas e aos suspeitos de envolvimento com o Comunismo Apoiaram o Governo Vargas e a instalação do Estado Novo

Aliança Nacional Libertadora (ANL) liderado por Luis Carlos Prestes e Olga Benário inspirado no regime socialista da União Soviética tinham como objetivos derrubar o governo e, em seguida, anular dívidas com nações imperialistas, conceder liberdades públicas, reforma agrária Intentona Comunista : revolta (Natal, Recife, Rio de Janeiro), em 1935, com objetivo de tomar o poder, sufocada pelo Governo

Plano Cohen documento fraudado que revelava um novo ataque comunista ao Brasil Aproveitando-se da Intentona Comunista, através dos meios de comunicação de massa, o governo federal mantinha o clima de medo no País, e ainda renovou o estado de sítio que dava a Vargas o poder de governar autoritariamente Constituição de 1937 Com o argumento de findar agitações no País, Vargas fechou o Congresso e impôs uma nova Constituição, apelidada Polaca, inspirada na fascista Carta Magna polonesa. Foi o início da ditadura do Estado Novo.

E STADO N OVO Fechamento da AIB Levante Integralista : invasão do Palácio da Guanabara, na tentativa de derrubar o Governo, facilmente reprimida, em maio de 1938 DASP Departamento de Administração Serviço Público, que centralizava a administração pública DIP Departamento de Imprensa e Propaganda, responsável pela a divulgação de propagandas favoráveis ao Estado Novo pelo como, por exemplo, a Hora do Brasil função de censurar os meios de comunicação

O Estado Novo foi marcado por avanços nas políticas sociais e econômicas produção cafeeira cedeu espaço para a produção industrial; crescimento da população urbana; investimento nas indústrias de base; Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT ), auge do Populismo a junção do Estado com organizações populares, como os sindicatos ( peleguismo sindical) ; Carteira de Trabalho, e a Justiça do Trabalho: a estabilidade do emprego após o décimo ano de trabalho. Criação do Ministério da Aeronáutica; Criação do Conselho Nacional do Petróleo (CNP ), que deu origem à Petrobras (1953) ; Companhia Siderúrgica Nacional (CSN ) Companhia Vale do Rio Doce (1942) Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF ) Fábrica Nacional de Motores (FNM ), para produzir, inicialmente, motores de aviões

B RASIL NA S EGUNDA G RANDE G UERRA Manifestação contra os países do Eixo, Rio de Janeiro, 1942 Estados Unidos pressionou Brasil para que entrasse junto aos Aliados, devido ao empréstimo para a construção da Usina de Volta Redonda (CSN) afundamento de navegações brasileiras por submarinos alemães gerou vários protestos contra as forças nazistas

O S EGUNDO M ANDATO (A VOLTA) Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do "Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.eleiçõesPetróleo

UDN DE CARLOS LACERDA INIMIGOS DE GETULIO

OS ATAQUES E O SUÍCIDIO

O SUICÍDIO DE V ARGAS Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história: "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva, o que gerava muito descontentamento entre a população.

COMOÇÃO NACIONAL

CONCLUSÃO Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infraestrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros. industrial