As pessoas com frequência querem ser grandes. E, movidas pela "sabedoria do mundo", lutam com todas as forças para conseguir prestígio, poder, os primeiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Maior.
Advertisements

A Liturgia de hoje fala-nos da preocupação de Deus em oferecer aos homens o "pão" da vida plena e definitiva. Na 1.ª Leitura Elias recebe um pão do.
Vivemos numa sociedade globalizada, em que o dinheiro parece mandar em tudo e é procurado a qualquer custo. Para muita gente, ter dinheiro significa.
A Liturgia propõe hoje o tema da SALVAÇÃO. A Salvação é um dom, que Deus oferece a todos, mas a PORTA para entrar no Reino é ESTREITA. As leituras bíblicas.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Na realização dos seus planos, Deus sempre chama pessoas para serem a sua VOZ no meio do Povo. As leituras falam de três escolhidos por Deus para.
A Liturgia de hoje mostra-nos qual deve ser a atitude do cristão diante da LEI DE DEUS. Para muitos, é um tabu, uma série de proibições, que desaprovam.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual celebraremos a História da Salvação.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Na sociedade, a procura do PRIMEIRO LUGAR, no campo político, social, profissional e outras actividades, é muito comum. Isso cria um clima de concorrência,
A liturgia lembra-nos que a Igreja não é composta de "justos", mas de pecadores, que precisam do perdão de Deus e dos irmãos. E as Leituras mostram-nos.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar pelo desânimo. A Palavra de Deus nos.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. Deus deseja a salvação de todos os seus filhos, mesmo quando se afastam dele... As leituras falam da RECONCILIAÇÃO.
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
Seguir.... Olhando o mundo de hoje, cheio de guerras, de misérias e injustiças, perguntamos: Por que é que Deus permite tudo isto? Por que não elimina.
Em pleno clima natalício, a Liturgia celebra a festa da SAGRADA FAMÍLIA. O Filho de Deus, vindo ao mundo, quis seguir o caminho de todos: fazer parte.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus nos ajuda a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Celebramos hoje a festa da de Nossa Senhora. É uma verdade de fé definida pela Igreja em 1950 (Pio XII). Mas este facto já era aceite pelos primeiros.
Na nossa preparação para o Natal, a Liturgia deste 4.º Domingo do Advento apresenta-nos duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização.
Mãe de Deus A Liturgia comemora hoje várias realidades: - A festa da MÃE DE DEUS : aquela que, com o seu Sim ao projecto de Deus, nos deu Jesus, o nosso.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Na sociedade de hoje, é muito comum a corrida em busca dos PRIMEIROS LUGARES. Isso cria muitas vezes um clima de concorrência e competição, de ódio.
Com a solenidade de Cristo, REI DO UNIVERSO, encerramos hoje o Ano Litúrgico (Ciclo C). Os reinos estão, hoje, muito desacreditados. No entanto, na.
"Segui-me, eu farei de vós
Uma Virgem conceberá.
A Lei A Verdadeira Religião.
“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos” 29º Domingo do tempo comum.
Cristro Rei do Universo
Amai-vos como eu vos amei
O Caminho da Cruz.
Na Vinha.
DOMINGO DA RESSURREIÇAO
No Deserto.
O Sim.
Presta Contas.
O Caminho, a Verdade e a Vida
A Despedida.
A Missão.
Primeiros Lugares.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
O caminho aberto por Jesus
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
A Palavra.
O Chamamento.
Os teus pecados estão perdoados
A Comunidade.
O MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por:
A Comunidade.
Música: “Cristo fez-Se obediente até à morte”
Promulgação do Reino Baptismo de Jesus.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
A Comunidade.
Partilha tua Fé A igreja convida nesse mês missionário a sensibilizar,
Ovelhas sem Pastor.
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
Tome sua Cruz.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Palavra sem dono.
A Lei de Deus.
Com freqüência, as pessoas se deixam levar
«Recebei o Espírito Santo ».
O Caminho da Cruz.
Batismo de Jesus.
A Morada de Deus.
Transcrição da apresentação:

As pessoas com frequência querem ser grandes. E, movidas pela "sabedoria do mundo", lutam com todas as forças para conseguir prestígio, poder, os primeiros lugares... É a origem de muitos conflitos... A "Sabedoria de Deus" afirma que são grandes, os que se tornam pequenos, servidores, CRIANÇAS...

A 1.ª Leitura aponta conflitos na comunidade de Alexandria. (Sb 2, ) Os judeus praticantes de Alexandrina são hostilizados pelos pagãos e desprezados pelos judeus não praticantes. O autor reflecte sobre o destino dos "justos" e dos "ímpios".

Na 2.ª leitura, Tiago exorta os crentes a viverem segundo a "Sabedoria de Deus" e denuncia a desunião na sua comunidade, apontando a raiz de tudo isso: "Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda a espécie de obras más…" (Tg 3,16-4,3) Uma oração realizada nesse clima não pode ser escutada por Deus...

O Evangelho apresenta um conflito entre os apóstolos: (Mc 9,30-37) Ao longo da "Caminhada para Jerusalém", Jesus vai catequizando os discípulos, ensinando-lhes que o projecto do Pai não passa por esquemas de poder e de domínio:

- Os Apóstolos não concordam e fecham-se num estranho silêncio: "Tinham medo de interrogá-lo..." Logo a seguir, surge uma animada discussão, que revela a ambição de poder nos discípulos… - Chegando a Cafarnaum, Jesus questiona o assunto da conversa: “Que discutíeis no caminho?" - E eles: "Ficaram calados, porque no caminho tinham discutido sobre quem seria o maior". Jesus faz o 2.º Anúncio da Paixão

Jesus aponta o CAMINHO para ser o maior: 1) Em primeiro lugar, o espírito de SERVIÇO... "Quem quiser ser o primeiro, seja o último e o servo de todos". A Comunidade cristã não é o lugar para alcançar um posto de honra ou um lugar de prestígio e poder. Cada um deve celebrar a própria grandeza, servindo os irmãos. É grande quem é capaz de servir e de oferecer a vida aos irmãos. - O que significa isto na nossa comunidade?

2) Em seguida, o Modelo da CRIANÇA: "Pegou numa criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a, disse: Quem acolher em meu nome uma criança como esta, é a mim que estará acolhendo" Ser maior é ACOLHER OS PEQUENOS. Criança é sinónimo de pessoa necessitada e dependente... Jesus coloca-a como centro da atenção dos apóstolos.

Jesus quer mostrar, com esse gesto, o que é ser seu discípulo; o que significa ser o maior dentro da comunidade: Maior é aquele que acolhe os carentes, os marginalizados, oprimidos, injustiçados e por eles se interessa. - Quais são as crianças (ou "como crianças") que devemos abraçar? + Os conflitos continuam E Cristo questiona-nos: "Porque estais discutindo?"

Na Sociedade competitiva, em que vivemos, desde pequenos nos passam a ideia de que, se não tivermos beleza, inteligência, riqueza... nunca conseguiremos sucesso na vida. - O que admiramos numa criança: o poder, a riqueza, a sabedoria humana, ou a simplicidade, a transparência? Na família? - Há divisões, conflitos… ciúmes… separações… Porquê? Quando um ganha, os dois perdem!...

Na Comunidade? - Também há discussões, críticas, ambições, rivalidades? - Porquê? Onde está a raiz de tudo? - Desejo consciente ou inconsciente de ser o MAIOR? - Busca de cargos, títulos, honrarias ou elogios?

- Na comunidade cristã, a única grandeza é a grandeza de quem, com humildade e simplicidade, faz da sua vida um serviço... - Na comunidade cristã não há grupos privilegiados, pessoas mais importantes, nem distinções baseadas no dinheiro, na beleza, na cultura, na posição social... - Na comunidade cristã há irmãos iguais, a quem a comunidade confia serviços diversos em vista do bem de todos. + Na comunidade cristã, quem são os primeiros? "Quem quiser ser o primeiro, seja o último e o servo de todos"

Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima Aquilo que nos deve mover é a vontade de servir e de partilhar com os irmãos os dons que Deus nos concedeu. * Qual é o tipo de grandeza que estamos procurando? * Aos olhos de Deus, ou apenas aos olhos dos homens?