DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica».

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
Advertisements

O Catecismo da Igreja Católica, no Ano da Fé
encontro pessoal e comunitário com Jesus
º Catecismo º Catecismo
Congregação para a Doutrina da Fé
O CREIO À LUZ DA BIBLIA. O CREIO À LUZ DA BIBLIA.
Conhecer e entender bem o sentido profundo da unção pós-baptismal com o óleo do crisma
Razões para cantar a Liturgia. 1. Teológica: celebrar a ação de Deus em nossa vida A liturgia cristã é celebração da ação eficaz do Deus Uno e Trino na.
Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes – Salvação – 3ª aula Escola Bíblica Dominical Crianças.
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de.
A Liturgia de hoje lembra-nos a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1.ª Leitura, encontramos o Povo reunido em assembléia lendo.
A QUESTÃO REVELACIONAL NO CONCÍLIO VATICANO II (DEI VERBUM) 1.
Pe.: Graças e louvores se deem a cada momento. Todos.: Ao santíssimo, Diviníssimo Sacramento.
A REVELAÇÃO NA EVENAGELII GAUDIUM 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR Vaticano II foi um Concílio pastoral Palavras chave: aggiornamento e diálogo Dei Verbum.
O que é um padre? O que é ser padre?. Sacerdote Presbítero Ministro Padre Pastor.
Reunião de Pais do 1º ano da Catequese Paróquia … …data…
Sem. Wallace Andrade Teixeira. Compreender a liturgia, é compreender o que celebramos. O Senhor expressa seu amor liturgicamente, um amor que nos precede,
Caminhada da Quaresma 2017 “Ao ritmo da liturgia dominical
INTRODUÇÃO. INTRODUÇÃO O catecismo na história da igreja A palavra catecismo vem do Grego, que significa INFORMAR, INSTRUIR E ENSINAR. Na palavra.
MANUAIS DE CATEQUESE (Iniciação à vida cristã)
“O QUE CREMOS?”.
A TEOLOGIA DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
A teologia da celebração da Palavra de Deus na ausência do presbítero
PREPARAR A CATEQUESE.
Fontes históricas sobre a
5 ATIVIDADES SALA (1,0 CADA)
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
Celebrar e Crescer na Fé
No Deserto.
O Sim.
Vigília Pascal.
A Maternidade Divina de Maria
4º DOMINGO DA PÁSCOA.
O Deus que é Pai, Filho, Espírito Santo
SEMANA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
Tema: Igreja, Corpo de Cristo
COMUNIDADE MONTE MORIÁ CULTO
Encontro Regional da Sagrada Liturgia
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
O Evangelho da Família na Catequese
“Sola Scriptura e a Tradição”
Instrução para uso do Guia 1
A essência do “Ser Acólito” Expressão singular da vivência da Fé
Mística do Canto Litúrgico
Ministério do Acólito UM MINISTÉRIO NA EUCARISTIA PARA A VIDA.
Comissão de Liturgia, Setor Lorena
O Catolicismo E A ORTODOXIA
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
NÃO FIQUE PERTUBADO O CORAÇÃO DE VOCÊS!
2 º Encontro. A igreja é a família de Deus Igreja é a reunião do povo de Deus. A palavra IGREJA significa: CHAMAR.
Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale.
encontro pessoal e comunitário com Jesus
SEMANA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
11/10/20012 – 24/11/2013.
ARREPENDIMENTO E FÉ PARA SALVAÇÃO
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2
Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia.
4º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B “DOMINGO DO BOM PASTOR”
36º ENPL – Iniciação Cristã
Batismo de Jesus.
“Não gostaria de crer se não pudesse perceber que é sensato crer”
Toninho Evangelista - ENAC
Encontro pessoal e comunitário com Jesus. Entrada e saudação Ato Penitencial e Ato Penitencial e Glória LITURGIA DA PALAVRA Profissão de Fé Oração dos.
O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Aula O que é a bíblia? Comunidade Javé Nissi
V Fórum da UASP “O acesso à experiência da fé, hoje
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
iniciação cristã. A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã. Conta com o serviço da catequese.  Uma renovação de modalidade.
Pelo Crisma somos confirmados como Cristãos Catequese 12 – 3º ano
Transcrição da apresentação:

DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica». ( ) Eu próprio, recentemente, pude apresentar o «Compêndio» de tal Catecismo, que foi elaborado a pedido do falecido Papa. São dois livros fundamentais que queria recomendar a todos vós!” ( ) (Bento XVI na Homilia na XX Jornada Mundial da Juventude)

ESTILO - Expõe a Doutrina de modo: - Simples - Claro - Conciso. - Não é um Compêndio Teológico; - Tem um estilo afirmativo e positivo; - Propõe o que a Igreja tem por certo; -Expõe a Doutrina atendendo ao contexto sócio-cultural do Homem de Hoje.

FONTES -Sagrada Escritura (Bíblia); -Doutrina dos Padres da Igreja; -Liturgia da Igreja; -Magistério da Igreja (especialmente o do Vaticano II e João Paulo II)

DESTINATÁRIOS  Em 1º lugar, aos: - Bispos, - Redactores dos Catecismos Locais, - Sacerdotes, - Catequistas Coordenadores.  Depois: - Aos fiéis que queiram conhecer melhor a sua fé, - Aos que desejam saber, com precisão, aquilo em que Crê a Igreja Católica.

DEFINIÇÃO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA é uma exposição da fé para a orientação catequética e doutrinal da Igreja Católica Universal e um ponto de referência para os catecismos ou compêndios a ser publicados nas diversas Regiões. (FD 4)

DIVISÃO DO TEXTO 4 PARTES: - A FÉ QUE SE PROFESSA - (CREDO); - QUE SE CELEBRA – (SACRAMENTOS); - QUE SE VIVE (MANDAMENTOS); - QUE SE REZA (ORAÇÃO - O PAI-NOSSO).

I PARTE A PROFISSÃO DE FÉ 1ª Secção – Eu creio – nós cremos Cap. 1 – O homem é capaz de Deus Cap. 2 – Deus ao encontro do homem Cap. 3 – A Resposta do homem a Deus. 2ª Secção – A profissão da fé cristã Cap. 1 – Creio em Deus Pai Cap. 2 – Creio em Jesus Cristo, filho único Cap 3 – Creio no Espírito Santo

II PARTE A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO 1ª Secção – A economia sacramental Cap. 1 – O Mistério Pascal no tempo da Igreja Cap. 2 – A celebração sacramental do Mistério Pascal 2ª Secção – Os sete sacramentos da Igreja Cap. 1 – Os sacramentos da iniciação cristã Cap. 2 – Os sacramentos da cura Cap 3 – Os sacramentos do serviço da Comunidade Cap 4 – As outras celebrações litúrgicas

III PARTE A VIDA EM CRISTO 1ª Secção – A vocação do homem: a vida do Espírito Cap. 1 – A dignidade da pessoa humana Cap. 2 – A comunidade humana Cap. 3 – A salvação de Deus: a lei da graça 2ª Secção – Os Dez mandamentos Cap. 1 – Amarás o Senhor teu Deus, com todo o teu coração Cap. 2 – Amarás o próximo como a ti mesmo

IV PARTE A ORAÇÃO CRISTÃ 1ª Secção – A oração na vida cristã Cap. 1 – A revelação da oração Cap. 2 – A tradição da oração Cap. 3 – A vida da oração 2ª Secção – A oração do Senhor: Pai Nosso

ESTRUTURA DO CIC - Cada uma da 4 partes divididas em 2 secções - Cada secção dividida em: CAPÍTULOS ARTIGOS PARÁGRAFOS SUBTÍTULOS «NÚMEROS» - No final de cada unidade temática, há um RESUMO

SIGLAS PARA CITAÇÃO: CCE > Do Original Romano CIC > Da Versão Portuguesa CatIC > Outras opiniões

Não é uma obra autónoma, “pois não pretende, de modo nenhum, substituir o Catecismo da Igreja Católica”. Pelo contrário, remete continuamente para ele, quer mediante a indicação, ponto por ponto, dos números a que se refere, quer através da contínua referência à estrutura, ao desenvolvimento e aos seus conteúdos.

Divisão do Compêndio = CIC A primeira parte: “A profissão da fé” (217 perguntas) A segunda parte: “A celebração do mistério cristão” (perguntas 218 a 356) A terceira parte: “A vida em Cristo” (perguntas 357 a 533) A quarta parte: “A oração cristã” (perguntas 534 a 598).

DUPLO APÊNDICE A) “ORAÇÕES COMUNS” (desde o sinal da Cruz até ao acto de contrição) B) “FÓRMULAS DA DOUTRINA CATÓLICA” (os sete dons do Espírito Santo, as obras de misericórdia, as bem-aventuranças, etc.), também em Latim. para “ajudar à sua recitação comum”

“Uma síntese fiel e segura do Catecismo da Igreja Católica. Ele contém, de maneira concisa, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja”, uma espécie de «livro de bolso»! Bento XVI

APÊNDICE SÓ PARA CATEQUISTAS

HISTÓRIA DOS CATECISMOS NA IGREJA > No séc. I  DIDACHÉ (Doutrina p/ os baptizandos) > Nos séc. II e III  HOMILIAS e CARTAS PASTORAIS. > No séc. V  SERMÕES ( de Sto. Agostinho ) > No séc. IX  EXPOSIÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS ( de Alcuino )

> SÉC. XVI  GRANDE SÉCULO DOS CATECISMOS:  Reforma católica com catequese e catecismos  Os Catecismos: Maior, Mínimo, Médio (de S. Pedro Canísio ( 1555, 1556 e 1558 )  Primeiro catecismo da Igreja Universal (1566): Catecismo Romano Catecismo do Concílio de Trento Catecismo de Pio V Catecismo dos Párocos

DIVISÃO DO CATECISMO DE PIO V I. A Fé e o Símbolo da Fé II. Os Sacramentos III. O Decálogo (Mandamentos) IV. A Oração