 Colégio:Sagrado Coração de Maria  Integrantes: Brenda Adorno, Carlos Eduardo, Julia Brito, Mariane Marcedo e Michelle  Professor: Joelson Silva 

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Advertisements

COSMOLOGIA MATERIAL E ESPIRITUAL AULA 4.
Formação do Sistema Solar
UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
ESTRELAS E ASTROS Trabalho realizado pela Laura Santos e Sandrina Rodrigues.
NASCIMENTO, VIDA E MORTE
As Estrelas No Universo existem milhões e milhões de estrelas, com diferentes brilhos e tamanhos. Eis alguns exemplos: Sol Betelgeuse (Fotografia tirada.
Descubra dez curiosidades sobre o sol
Ciências Físico-Químicas
Perguntas e respostas.
A vida e morte das estrelas
Os astros. Os astros Astros O Universo é constituído pelo Espaço e tudo o que nele existe. Os astros são os corpos celestes que existem no Espaço.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
UNIVERSO, SISTEMA SOLAR, TERRA
Explicando o universo Denise Godoy.
1.3. As estrelas e a sua evolução.
EVOLUÇÃO ESTELAR ENTRAR.
As estrelas. Formação e evolução das estrelas Estrelas nascem em nuvens moleculares. Estrelas gastam 90% das suas vidas realizando a fusão nuclear do.
NOÇÕES DE ASTRONOMIA 1.
Ciências da Natureza 6ºAno
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 13. Gravitação Universal.
Evolução Estelar: Pós-Seqüência Principal Rogério Riffel Veja mais em: Fundamentos de Astronomia e Astrofísica.
Movimento do calor O calor pode se propagar ao longo dos corpos de três formas: Condução, convecção, irradiação Condução Este tipo de movimento de calor.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Outubro de 2011  A formação estelar de elementos químicos
Alunos(as): Turma: Professora: Alunos(as): Turma: Professora: Viajando pelo Universo... Parte 2 Viajando pelo Universo... Parte 2.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Aluna : Anna Larissa Turma : 601 Turno : Manhã Prof : Daniele & Alex Data : 05/05/2011.
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
A Via Láctea Rogério Riffel Fundamentos de Astronomia e Astrofísica.
A Via Láctea- Massa da Galáxia Rogério Riffel Fundamentos de Astronomia e Astrofísica.
Expansão do Universo e Aglomerados de Galáxias Rogério Riffel Fundamentos de Astronomia e Astrofísica.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas.
Evolução Estelar e Equilíbrio Hidrostático Rogério Riffel Fundamentos de Astronomia e Astrofísica.
Galáxias Rogério Riffel Fundamentos de Astronomia e Astrofísica.
1.3. As estrelas e a sua evolução M3. Nuvens interestelares Entre as estrelas existem gases e poeiras. Muitas vezes esses gases e poeiras formam grandes.
AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR OS ASTROS AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR.
Atmosfera: o ar que nos rodeia
AULÃO 6º ANO CAPÍTULOS 1 e 2.
Tipos De Energia Nomes: Manuela de Sena e Carolina Junqueira
Energia Fontes e formas de energia.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
Estrelas de Nêutrons.
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Eclipses e colapsos em η Carinae A. Damineli IAGUSP.
O Sol e a Heliosfera.
1.2. Sistema Solar: a sua origem e os seus astros.
As Estrelas e a sua evolução
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
POLO DE PORTO ALEGRE - TURMA C
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Fusão e Fissão.
OFICINA: AS CORES DAS ESTRELAS - PARTE A
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
COMO O UNIVERSO SE FORMOU?
Instituto de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Núcleos Ativos de Galáxias
Buracos Cósmicos I SEMINÁRIO – LABORATÓRIO TECNOLÓGICO – IGL
UNIVERSO SISTEMA SOLAR.
Felipe Liguori Sia Mariana Pereira Beltrão
Revisão para o teste de Ciências
Jornada nas estrelas.
Formação do Sistema Solar
Buracos Negros.
13 DE MAIO DE 2011 (QUINTA FEIRA) OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

 Colégio:Sagrado Coração de Maria  Integrantes: Brenda Adorno, Carlos Eduardo, Julia Brito, Mariane Marcedo e Michelle  Professor: Joelson Silva  Série: 6º ano B (5 ª serie B)  Disciplina:Ciências  Turno:Vespetino

 Uma estrela é um astro que tem luz e calor. Apresenta um brilho cintilante, o que a distingue dos planetas. É uma grande e luminosa esfera, constituída por plasma, que se mantém unido devido às forças de gravidade.  Pode dizer-se que as estrelas têm um ciclo de vida, ou seja elas nascem (formam-se), crescem (vão-se desenvolvendo e transformando) e acabam por morrer (transformam-se num outro objeto celeste).  A estrela mais próxima da Terra é o Sol, que é a fonte da maior parte da energia do planeta. Outras estrelas são visíveis da Terra durante a noite, quando não são ofuscadas pela luz do Sol ou bloqueadas por fenómenos atmosféricos (como as nuvens).  Historicamente, as estrelas mais importantes da esfera celeste foram agrupadas em constelações e asterismos, e as estrelas mais brilhantes ganharam nomes próprios. Extensos catálogos de estrelas foram compostos pelos astrónomos, o que permite a existência de designações padronizadas.  Pelo menos durante uma parte da sua vida, uma estrela brilha devido à fusão nuclear do hidrogénio no seu núcleo, libertando energia que atravessa o interior da estrela e irradia para o espaço. Quase todos os elementos que ocorrem na natureza mais pesados que o hélio foram criados por estrelas, seja pela nucleossíntese estelar durante as suas vidas ou pela nucleossíntese de supernova quando as estrelas explodem. Os astrónomos podem determinar a massa, idade, composição química e muitas outras propriedades de uma estrela observando o seu espectro, luminosidade e movimento no espaço.

 As estrelas surgem a partir de nebulosas constituídas, em grande parte, por gases, poeira e partículas sólidas.  Os cientistas explicam que existe uma atração recíproca entre as partículas de matéria que compõe a grande nuvem - a nebulosa. Essa atração é denominada força de gravidade. Em razão da força de gravidade, a matéria que constitui uma nebulosa se agrupa, compondo uma massa compacta e formando os astros.  Alguns astros alcançam um tamanho gigantesco, e a temperatura no seu interior é elevadíssima. A pressão e o aquecimento se tornam tão intensos no centro desses astros que uma grande quantidade de energia é liberada sob forma de calor e luz. Essa propriedade de produzir o próprio calor e a própria luz é o que diferencia as estrelas dos planetas e de outros astros. Nebulosas Nebulosas

 O sol O Sol, nossa fonte de luz e de vida, é a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos. Basicamente, é uma enorme esfera de gás incandescente, em cujo núcleo acontece a geração de energia através de reaçõesreações termo-nuclearestermo-nucleares. O estudo do Sol serve de base para o conhecimento das outras estrelas, que de tão distantes aparecem para nós como meros pontos de luz. Apesar de parecer tão grande e brilhante (seu brilho aparente é 200 bilhões de vezes maior do que o de Sírius, a estrela mais brilhante do céu noturno), na verdade o Sol é uma estrela bastante comum.

 Supernovas São estrelas de grandes dimensões que morrem com uma explosão violenta. Durante a explosão, a estrela lança para o espaço toda a matéria que "fabricou" ao longo da sua vida.  Estrela de neutrões É um pequeno aglomerado de partículas fortemente agrupadas, que resta após a explosão de uma supernova. Estas estrelas têm movimento de rotação muito rápido - cerca de 1000 rotações por segundo. Durante este movimento emitem regularmente raios X que se detectam em radiotelescópios - chamam-se pulsares.  Anãs-brancas São estrelas pequenas com massa idêntica à do sol. Tornam-se enrugadas e contraem-se até ao tamanho de um pequeno planeta. Estas estrelas arrefecem lentamente e irradiam para o espaço todo o calor que lhes resta? Acabam finalmente por se extinguir. Um dia, o Sol morrerá. Pensa-se que se transformará numa anã-branca. Supernova Estrela de neutrões Anã-branca

 Buracos negros São as estrelas de enormíssimas dimensões que originam os mais misteriosos corpos do Universo. No final da sua vida, tornam-se de tal modo densas que atraem tudo a sua volta - nem a luz nem a matéria escapa da estrela. Estas estrelas acabam por desaparecer completamente, provocando um Buraco negro no Espaço.  Quasar É um corpo celeste, tipo estelar, que emite uma radiação muito intensa. Tem uma coloração azulada. No centro do quasar (núcleo) libertam-se grandes quantidades de raios X e radiações ultravioleta. Em torno do núcleo, existem nuvens de gases que se movem, aproximadamente, à velocidade da luz. Devido à sua semelhança com as estrelas passaram a chamar-se fontes de rádio quase-estrelas ou quasares. Surgiram nos primeiros tempos de formação do Universo e encontram-se a distâncias enormes. Buraco negro Quasar