A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Advertisements

Região Sudeste Escola: Coopen Aluno: Enzo Série: 5° ano A.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
RECUPERAÇÃO ANUAL DISCUSSÃO CENTRAL DO BIMESTRE: DESENVOLVIMENTO Conceito dominante: DESENVOLVIMENTO = CRESCIMENTO ECONÔMICO 1º BIMESTRE.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Objetivos do Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
POPULAÇÃO DA AMÉRICA. NATALIDADE SETORES DA ECONOMIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Desenvolvimento Econômico Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
Crescimento Econômico Mauro Rodrigues, FEA/USP 1.
A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano.
Japão
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
Migrações Externas Geografia Bruno Forte nº3 Igor Germano nº10 João Pedro Campos nº 13 Gabriela Bertolino nº21.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.
BRASIL Trabalho De Geografia. Bandeira do Império do Brasil durante o Primeiro Reinado (1822) Bandeira Atual BANDEIRAS.
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Europa.
Deepak Nayyar: A corrida pelo crescimento
Republica democrática do congo
NPI Bruno Katriny Ritik.
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Novos Países Industrializados N.P.I
Reflexos das migrações no Brasil e no mundo
Geo – Terra Graphien – Descrever
A população brasileira
Características da agricultura no Brasil
Importância da Queda Recente da Desigualdade para a pobreza
População Prof. Sandro Rogério.
9º ANO GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira.
REGIÃO SUDESTE.
A Queda Recente da Desigualdade de Renda no Brasil
Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, diz IBGE.
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
PNAD 2009: País sai da crise econômica com renda em alta e desigualdade em baixa “A crise econômica mundial de 2009 não interrompeu a queda de desigualdade.
América Porção Norte 8º Ano.
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Má nutrição crônica e a fome aguda
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
Conceitos Demográficos
Estados Unidos.
O papel do Brasil no G-20 e no BRICS
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Austrália Nomes dos alunos :Marlyson,Leticia,Paula e Maydilla.
A distribuição da população a nível mundial
Crescimento vegetativo ou natural
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Demografia.
Demografia Prof. José Carlos Rabello.
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Características econômicas e sociais
Nomes: Justin, Jordan, Vinicius e Vitor Rodrigues Turma: 991
O que é região? Regionalização
O MUNDO ATUAL PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DIVISÃO POLÍTICA DO MUNDO ATUAL
A distribuição da população a nível mundial
Diversidades Regionais
Crescimento e distribuição da população africana II
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
Um relatório da ONU divulgado em julho deste ano relata que o Brasil passou da 80ª para a 79ª posição no ranking anual de desenvolvimento, medido pelo.
Urbanização.
Crescimento da População Brasileira
Europa - População Capítulo 5
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Transcrição da apresentação:

A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que tem apresentado uma redução a cada ano.

A população mundial A população mundial consiste no número total de habitantes do planeta Terra, quantidade essa que atingiu, em 2013, a marca de 7,2 bilhões de habitantes, conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP).

O ritmo de crescimento populacional tem apresentado redução a cada ano. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a Terra terá pouco mais de 9 bilhões de habitantes em 2050, crescendo a um ritmo anual de apenas 0,33% ao ano, considerado inferior à taxa atual (2,02%). A distribuição da população mundial ocorre de forma desigual, havendo grande diferença no contingente populacional dos continentes. Veja a população referente a cada um deles (dados referentes ao ano de 2013 ): ÁfricaÁfrica: 1,111 bilhão de habitantes AméricaAmérica: 953,7 milhões de habitante s

ÁsiaÁsia: 4,427 bilhões de habitantes EuropaEuropa: 742,5 milhões de habitantes OceaniaOceania: 40 milhões de habitantes Portanto, o continente com maior concentração populacional é a Ásia (4,1 bilhões de habitantes), correspondendo cerca de 65% da população mundial A África é o segundo continente mais populoso, tal fato se deve ao alto índice de crescimento populacional dos países que a integram (2,1% ao ano). Sua população só não é maior em virtude da baixa expectativa de vida, caracterizada como a menor do planeta. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 21% da população mundial habitará a África em 2050.

A Europa, que já representou 21% dos habitantes da Terra, atualmente, possui apenas 10,7%, sendo que a tendência é diminuir a cada ano, pois o continente já apresenta taxa de crescimento populacional negativo. A América, por sua vez, apresenta crescimento populacional de 1% ao ano, sendo que essa taxa é maior se considerarmos apenas os países latino-americanos. Os Estados Unidos e o Canadá possuem crescimento populacional de 0,9%. O continente asiático é mais populoso por possuir três dos quatro países mais populosos do planeta. Veja o ranking dos dez países mais populosos: 1° - China (Ásia): habitantes.China 2° - Índia (Ásia): habitantesÍndia 3° - Estados Unidos (América): habitantesEstados Unidos 4° - Indonésia (Ásia): habitantesIndonésia 5° - Brasil (América): habitantesBrasil

Em seus aspectos humanos, o Brasil possui uma ampla diversidade, que se manifesta em elementos como a disposição étnica, os níveis produtivos, as variações culturais e religiosas, entre outros inúmeros aspectos. Portanto, conhecer mais sobre o espaço brasileiro é ampliar o conhecimento sobre essa variedade de inter- relações que constroem a identidade e a visão geral do país.

Economicamente, o Brasil apresenta uma estrutura sólida, com o sétimo maior PIB do mundo, mas que precisa avançar em relação ao combate à desigualdade de renda e à miséria e à pobreza, muito embora o país tenha apresentado melhorias nesse campo ao longo das últimas décadas. Apesar do forte peso da produção agrícola, o espaço brasileiro é bastante industrializado, com uma concentração do setor secundário na região Sudeste, embora haja um processo de desconcentração industrial em curso.

A demografia do Brasil apresenta um elevado quantitativo populacional, o suficiente para ultrapassar a marca de 200 milhões de habitantes. Por outro lado, a densidade demográfica é baixa e a população é má distribuída pelo território. Enquanto a região Sudeste apresenta a maior parte da população, a região Norte comporta verdadeiros “vazios demográficos”. A rede de transporte brasileira é basicamente construída em torno das rodovias, que atendem a mais de 60% do transporte de cargas no país e são seguidas pelas ferrovias e hidrovias, muito embora os dois últimos tipos citados sejam mais recomendados em um país como o Brasil, com elevada extensão territorial e com grande quantidade de rios navegáveis.

A produção agrícola nacional, ao longo da história, sempre esteve pautada nas grandes monoculturas: inicialmente predominou a cana-de-açúcar, principal produto da economia canavieira colonial; no século XIX a produção de café conheceu o seu auge; ao longo do século XX foi a vez da soja e, atualmente, há um crescimento da cana-de-açúcar ao lado da própria soja. Apesar disso, a produção agropecuária brasileira é considerada de elevada diversificação em seu período atual Por Rodolfo Alves Pena ​ Graduado em Geografia