Unidade 2 Conceitos Gerais Hardware. HARDWARE Unidades de Entrada Unidades de Saída Memória Principal Memória Auxiliar CPU Sistema Central Periféricos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Advertisements

Tecnologias Especificas Informática
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Organização de Computadores
Introdução à INFORMÁTICA
Introdução à Informática
Arquitetura básica de um Computador
Prof. Jonas Defante Terra
O Computador.
Introdução à Informática
Codificadores e Decodificadores
Arquitetura geral de computadores
Introdução a Informática
Introdução à Computação
3/6/2016.  BIT ( Bi nary Digi t )  A palavra BIT foi inventada para representar a passagem ou não de corrente elétrica no computador.
REVISÃO VAMOS REVISAR O QUE ESTUDAMOS NESTE BIMESTRE?
Preceitos básicos da Introdução à informática: João Paulo de Lima Raphael Brasil.
- 39 Etec Cidade Tiradentes Curso técnico de Química Aplicativos informatizados (Informática)
Curso técnico de Administração Aplicativos informatizados (Informática)
O Hardware do Computador Objetivos deste tópico: 1.Descrever a importância do Hardware e apresentar a CPU e a Memória do Computador; 2.Apresentar a hierarquia.
Introdução aos Sistemas de Informação. A TI era tratada e operacionalizada em uma visão muito estreita (CPD – Centro de processamento de dados); A.
Projeto Integrador Número Binários Professor: Charles Leite.
Gerência de Arquivos.
Aula 1 – conceitos básicos
CC I Prof. Celso Cardoso Neto.
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Manutenção de Periféricos II
IFAC1 Hardware e software.
Informática I Professor Marcelo.
Arquitetura de Computadores
Introdução à Computação
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Jorge ramos 7ºb | nº12 André Carvalho 7ºb | nº2
Representação da Informação como padrões de bits
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Arquitetura e organização de computadores
Nataniel Vieira Endereçamento IP Nataniel Vieira
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
TRABALHO REALIZADO POR Fábio Rodrigues, Sandro Garcia, Rafael Lourenço
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
Administração de Sistemas Operacionais I
69 Introdução à Informática Prof. Roberto Cabral de Mello Borges Instituto de Informática / Escola Técnica - UFRGS 2010 Parte 2.
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
O Power Point na Sala de Aula
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
NOÇÕES DE HARDWARE.
GEOPROCESSAMENTO.
Representação dos dados
Conceitos Básicos de Informática
Tecnologias da Informação e Comunicação
MEMORIAS.
Sistemas operacionais
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos.
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
Arquitetura de Computadores
Instituto Educacional Cecília Meireles Prof.º Daniel Augusto de Oliveira CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO INFORMÁTICA APLICADA.
Organização de um Computador
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
Hardware – Montagem e Manutenção Educador Prof. Alexsand Farias.
1 CONCEITOS BÁSICOS Aula 1 Vania Bogorny. 2 SUMÁRIO Arquitetura e organização de computadores Hardware Software Conceitos básicos sobre arquivos e bancos.
 Não? Tudo Bem!  O periférico é todo e qualquer.
Introdução à Informática. IE – Introdução à Informática 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática.
Transcrição da apresentação:

Unidade 2 Conceitos Gerais Hardware

HARDWARE Unidades de Entrada Unidades de Saída Memória Principal Memória Auxiliar CPU Sistema Central Periféricos

SOFTWARE Básico Aplicativo Programa escrito em uma linguagem para uma aplicação específica SO – Sistema Operacional Ambiente Operacional (Interface Gráfica e Rede) Linguagem Linguagem de Quarta Geração: Planilha Eletrônica Processador de texto Gerenciadores de Banco de dados Processadores de Gráficos Gerenciadores de Comunicação, etc.

USUÁRIO/PESSOAS O Componente Usuário está dividido em 02 grupos: CPD Usuários propriamente ditos Analistas Programadores Analistas e Suporte Usuários Finais Usuários Finais Gerência Informatização “Constante e crescente envolvimento do usuário no desenvolvimento, operação e responsabilidade dos sistemas.”

Sistemas ou Sistemas de Informação ou Informática Dirigir o sistema – hw, sw e pessoal; Gerenciar: Operação, Desenvolvimento, Teleprocessamento e Suporte; Responsabilidade perante à empresa pelos sistemas; Procedimentos Operacionais, Segurança, Auditoria. Operação Produção e operação do hardware; Entrar/inserir dados; Manter o hardware;

Suporte ou CI – Centro de Informações dar suporte aos usuários; atender às necessidades da empresa; análise e estruturação de aplicações; interface com o usuário; O&M – Organização e Métodos, às vezes um dos setores de sistemas. Desenvolvimento análise de sistemas, projetar programas; redigir programas: programar, documentar e manter; Teleprocessamento comunicação e compartilhamento de recursos;

USUÁRIO HARDWARE SOFTWARE SO LINGUAGEM APLICATIVO RESUMO

HARDWARE Como a Informação é Representada (Bit Byte) Bit = circuito onde podemos guardar 0 ou 1 É o componente básico de memória e representa um dígito binário 0 quando o circuito estiver desligado e 1 quando estiver ligado Com um bit só podemos representar 02 dados/criou-se um modo de representar outros valores, agrupando-se vários bits. Exemplo: A B – C Byte = usualmente é um grupo de 08 bits.

HARDWARE Códigos Padrões de Caracteres ASCII – American Standard Code for Information Interchange È o mais usado por todos os pequenos sistemas e possui 1 byte de 8 bits. EBCDIC – Extended Binary Coded Decimal Interchange Code usado em sistemas maiores. (Ver tabela)

HARDWARE Como a Informação é Armazenada Unidades de Medida (ver tabela) Exemplos de Ordens de Grandeza da Unidades de Medida da memória (ver tabela) Memória Principal (RAM e ROM) Memória Auxiliar(gravação e/ou leitura - de acesso direto) Disquetes e Winchester (HD) CD-ROM (600 MB)

HARDWARE Como a Informação entra no Sistema Dispositivos Manuais: Digitalizador (scanner) Dispositivo para apontar ou posicionar (tela sensível ao toque, caneta luminosa ou eletrônica, joystick, mouse) Reconhecimento de voz e sinal sonoro Dispositivos Automáticos - scanner: Entrada e saída (unidade de disco, modem, etc..) Varredura ótica (digitalizador de imagem de varredura automática, leitora de caractere ótico impresso com tinta magnética, leitora de código de barras) Leitora de Fita ou cartão perfurado Sensores

HARDWARE Como a Informação sai do Sistema Texto: palavras, números e outros símbolos arranjados na forma de texto; Dados: caracteres alfanuméricos arranjados na forma de dados; Imagens: gráficos, desenhos, figuras; Som: voz, música; Digital ou Analógica: forma adequada para outros sistemas entenderem.

HARDWARE Como a Informação sai do Sistema Dispositivos de saída Temporário Monitores de Vídeo (Tubo, tela Plana) Som Dispositivos de saída Permanente Impressora de impacto (matricial) Impressora não impacto (jato de tinta e laser) Traçadores de Gráficos – plotters, etc..