EUROPA ASPECTOS FÍSICOS,ECONÔMICOS, GEOPOLÍITICVOS E SOCIOAMBIENTAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geografia – Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo
Advertisements

GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
ATUALIDADES Aula Especial 2. Fatos relevantes - Março 13/3 – grandes manifestações contra a permanência da presidente Dilma no governo 14/3 - governo.
Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. Compreendendo a península ocidental da Eurásia, a Europa geralmente divide-se da Ásia a leste.
Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional.
CONTINENTEASIÁTICOCONTINENTEASIÁTICO  Prof.º Fylipe Alves Pág. 116 a 133.
ANOS 40/50: GUERRA FRIA “CLÁSSICA” BLOQUEIO DE BERLIM(1948/1949)
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
Oriente Médio Guerra do Líbano. A guerra civil no Líbano foi resultado das tensões e conflitos entre árabes e israelenses pela posse do território da.
Oriente Médio. O Médio Oriente (português europeu) ou Oriente Médio (português brasileiro) (em árabe الشرق الأوسط, ash-sharq-al-awsat) é um termo que.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Guerra do Vietnã. A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã.
Guerra Fria Capítulo 18 – Livro 5. Guerra Fria Pós 2ª Guerra Mundial. Mundo dividido em dois pólos: Influência capitalista – EUA X Influência socialista.
ATUALIDADES ENEM: GUERRA CIVIL NA SÍRIA CIC/2016.
MUNDO BIPOLAR: A QUESTÃO JUDAICO- PALESTINA pp Prof. Rodrigo Calsani.
MUNDO BIPOLAR: REVOLUÇÕES E GUERRAS pp Prof. Rodrigo Calsani.
GUERRAS NA GUERRA FRIA Jonatas Carvalho. GUERRA DA COREIA – 1950 – Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo)
Europa.
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Os países que criam e os que recebem migrantes forçados
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais
PROCESSO MGRATÓRIO.
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
MIGRAÇÕES – A População em movimento
Reflexos das migrações no Brasil e no mundo
ÁSIA Ocidental E MONÇÔNICA
Conflitos do Oriente Médio
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Os conflitos na Síria e desdobramentos possíveis
Geografia Chifre da África Daniel Imai n 4 Matheus Sarmento n 16
Integrantes: Enzo Paschoalin N6 João Hadad N12 Professor: Wilson Forti
REFUGIADOS AFRICANOS Lucas de Oliveira Hernandez n°9, 8° D
Oceania Aspectos Gerais.
África Unidade 2.
conflitos no oriente médio e crise dos refugiados na europa
País: Alemanha.
CIC/2017 – 3º 308 GEOGRAFIA E REDAÇÃO
GEOPOLÍTICA DA EUROPA ii
Os Principais Fluxos de Refugiados no Mundo
HIDROSFERA.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
CONFLITOS MUNDIAIS Prof.André T. Neto.
Austrália Nomes dos alunos :Marlyson,Leticia,Paula e Maydilla.
Guia Abril do Estudante
Países da União Europeia
Geopolítica - conflitos
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
IMPERIALISMO COLONIALISMO.
ASPECTOS GEOGRÁFICOS DA EUROPA PROFESSOR MARCIANO DANTAS.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
BRASIL – LOCALIZAÇÃO E POSIÇÃO GEOGRÁFICA ASPECTOS FÍSICOS GERAIS
GUERRA FRIA.
ESCOLA SANTA RITA DISCIPLINA: Geografia
A distribuição da população a nível mundial
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
As migrações em Portugal
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Continente Asiático (prof. Padovani – 8º ano)
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Continente da Oceania (prof. Padovani)
EUROPA.
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
PROFESSORA BEATRIZ FERREIRA DA COSTA GEOGRAFIA MIGRAÇÕES – A População em movimento.
EUROPA – FRAGMENTAÇÃO E SEPARATISMO
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar)...\..\videos\200 milhões de mortos - As Invasões Bárbaras.avi..\..\videos\200.
OCEANIA Austrália – Nova Zelândia. Novíssimo Mundo Situada entre os oceanos Pacífico e Índico Situada entre os oceanos Pacífico e Índico Colonização européia.
Transcrição da apresentação:

EUROPA ASPECTOS FÍSICOS,ECONÔMICOS, GEOPOLÍITICVOS E SOCIOAMBIENTAIS

Europa Área Km² e 49 países. Localização: Hemisfério Norte – atravessado somente pelo Círculo Polar Ártico; Hemisfério Oriental e Ocidental – atravessado pelo Meridiano de Greenwich. Situado na Zona temperada e Fria Norte. Ponto de vista físico – Península da Ásia. Ponto de vista histórico – Continente – berço da civilização ocidental.

Eurotúnel O Eurotúnel tem 50 km de extensão, dos quais 37 km ficam sob o Canal da Mancha. Conta, na realidade com três túneis: dois usados para transporte de cargas, veículos e passageiros e um usado para ventilação e manutenção. A composição usada no transporte é o TGV (Trem de Alta Velocidade), o Eurostar. Atualmente, o Eurostar é a maneira mais fácil e rápida de viajar entre Londres e Paris ou Bruxelas, pois sua velocidade é de 300km/h em linhas de alta velocidade do Reino Unido, França e Bélgica.

Crise de refugiados na Europa A Europa enfrenta a pior crise de refugiados e migrantes na atualidade. Os países de origem dos refugiados e imigrantes que entram na União Europeia são: Síria – guerra civil iniciou-se em 2011 – primavera árabe. O território do país está dividido entre as forças leais a Bashar al Assad, Exército Livre da Síria, Al Nusra e Estado Islâmico. Os sírios (cerca de 7,6 milhões) buscaram refúgios em países vizinhos: Turquia, Líbano e Jordânia e em países europeus: Alemanha, França, Reino Unido e Suécia. (Fonte: 93-saiba-quais-sao-os-conflitos-que-alimentam-a-crise-de- refugiados-na-europa.shtml)Adaptado.

Afeganistão, Eritreia e Somália Afeganistão: país de emigração devido a conflitos: invasão soviética ( ), guerra civil ( ), regime Talibã (1996 – 2001), intervenção militar liderada pelos EUA a partir de 2001 e, atualmente com a retirada das tropas verifica-se nova onda de instabilidade e violência motivada pela insurgência do Talibã que pretende recuperar sua influência no país. Eritreia – desde sua independência em relação a Etiopia em 1993, é governada por um ditador Isaías Afworki, que limita as liberdades da população. É considerado a Coreia do Norte africana dada a intensa repressão. 216 mil pessoas refugiaram-se na Etiópia e Sudão, porém a precariedade dos campos de refugiados faz com que os eritreus busquem asilo na Europa. Somália – intabilidade provocada pela ação do Al Shabaad e secas fez com que 1 milhão de somalis buscassem refúgio não Quênia, Etiópia, Uganda e Europa.

Migrantes, refugiados e asilados na Ásia e União Europeia.

Separatismo Catalão Após enfrentar e controlar o separatismo basco, a Espanha vivenciou pequeno alívio quando, em 2011, o ETA anunciou o fim da luta armada. Porém, as preocupações do governo espanhol com separatismos no país não cessou: em função da crise econômica atual, a região da Catalunha, através do Parlamento Catalão, aprovou uma resolução permitindo a realização de referendo popular sobre a independência da província.

Separatismo catalão Motivo – econômico: Os catalães alegam que pagam ao governo central 15 bilhões a mais do que recebem de volta em verbas para custear serviços e projetos públicos. A região culpa esses elevados repasses a Madri pelo seu déficit orçamentário e pede maior autonomia fiscal. O governo catalão acredita que a independência seria uma forma de passar a coletar e gerenciar seus próprios impostos.

Separatismo Catalão

Oceania

Austrália Relevo: Leste – Cordilheira Australiana. Centro – planícies com a grande bacia artesiana Oeste – Planalto Ocidental. Rios principais: Darling e Murray

Austrália