PESQUISA. PESQUISA DA 11 ª SNM D ESTAQUES ADESÃO 39% Do total das instituições museológicas mapeadas no Cadastro Nacional de Museus D ESTAQUES DA 11.

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Transcrição da apresentação:

PESQUISA

PESQUISA DA 11 ª SNM D ESTAQUES

ADESÃO 39% Do total das instituições museológicas mapeadas no Cadastro Nacional de Museus D ESTAQUES DA 11 ª SNM

MAIOR PARTICIPAÇÃO museus municipais 38% museus privados 28%

D ESTAQUES DA 11 ª SNM AUMENTO DE PÚBLICO 129% VISITAÇÃO NO PERÍODO DA SNM

D ESTAQUES DA 11 ª SNM GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA 23% gasto da SNM em contratações de Recursos Humanos (1.606 empregos gerados na amostra)

D ESTAQUES DA 11 ª SNM DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL A cada R$1,00 investido pelo Ibram R$2,00 retornam para a economia

PESQUISA DA 11 ª SNM D ADOS I NSTITUCIONAIS

GRAU DE PARTICIPAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NA SNM E NA PESQUISA Estado Mapeados pelo CNM/Ibram Participantes da Semana Participantes em relação aos mapeados Respondentes da pesquisa Respondentes em relação aos participantes Acre (AC)231043%220% Alagoas (AL)632337%1252% Amapá (AP)99100%222% Amazonas (AM)451533%320% Bahia (BA) %2442% Ceará (CE) %1736% Distrito Federal (DF)692841%1761% Espírito Santo (ES)662538%1040% Goiás (GO)652742%1348% Maranhão (MA)271452%321% Mato Grosso (MT)501632%956% Mato Grosso do Sul (MS)571323%646% Minas Gerais (MG) %9356% Pará (PA)451738%741% Paraíba (PB)671928%1053% Paraná (PR) %3041% Pernambuco (PE) %2645% Piauí (PI)25832%338% Rio de Janeiro (RJ) %4037% Rio Grande do Norte (RN)662233%1150% Rio Grande do Sul (RS) %7445% Rondônia (RO)18950%444% Roraima (RR)5120%1100% Santa Catarina (SC) %4244% São Paulo (SP) %8545% Sergipe (SE)331958%526% Tocantins (TO)11436%250% Total Geral %55144%

DADOS INSTITUCIONAIS GRAU DE PARTICIPAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NA SNM E NA PESQUISA

Distribuição estadual da amostra EstadoFrequência% Acre (AC)20,36% Alagoas (AL)122,18% Amapá (AP)20,36% Amazonas (AM)30,54% Bahia (BA)244,36% Ceará (CE)173,09% Distrito Federal (DF)173,09% Espírito Santo (ES)101,81% Goiás (GO)132,36% Maranhão (MA)30,54% Mato Grosso (MT)91,63% Mato Grosso do Sul (MS)61,09% Minas Gerais (MG)9316,88% Pará (PA)71,27% Paraíba (PB)101,81% Paraná (PR)305,44% Pernambuco (PE)264,72% Piauí (PI)30,54% Rio de Janeiro (RJ)407,26% Rio Grande do Norte (RN)112,00% Rio Grande do Sul (RS)7413,43% Rondônia (RO)40,73% Roraima (RR)10,18% Santa Catarina (SC)427,62% São Paulo (SP)8515,43% Sergipe (SE)50,91% Tocantins (TO)20,36% Total551 DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR UF (NA AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO (NA AMOSTRA DA PESQUISA) Distribuição regional da amostra Norte213,81% Nordeste11120,15% Centro-oeste458,17% Sul14626,50% Sudeste22841,38%

DADOS INSTITUCIONAIS – N ATUREZA ADMINISTRATIVA (N A A MOSTRA DA P ESQUISA ) Público Municipal21238,48% Público Federal7313,25% Privado15327,77% Administração mista (parceria entre Estado e ente privado)203,63% Público Estadual9316,88%

DADOS INSTITUCIONAIS – TIPO DE INSTITUIÇÕES (NA AMOSTRA DA PESQUISA) Qual é o seu tipo de instituição museológica? Museu40874,32% Parque natural20,36% Centro cultural458,20% Aquário / Vivário00,00% Memorial549,84% Fundação Cultural122,19% Biblioteca10,18% Casa de Cultura142,55% Galeria de exposição (não comercial)30,55% Centro de ciência / Planetário61,09% Jardim Botânico20,36% Pinacoteca20,36%

DADOS INSTITUCIONAIS – M USEUS POR TIPO DE ACERVO (N A A MOSTRA DA P ESQUISA ) Em qual dessas tipologias a sua instituição melhor se enquadra? Museu de História ,47% Museu de Arte 57 13,97% Museu Comunitário / Ecomuseu 16 3,92% Museu de Cultura Militar 5 1,23% Outros 45 11,03% Museu de Ciência e Tecnologia 31 7,60% Museu Etnográfico / Arqueológico 33 8,09% Museu da Imagem e do Som / Novas tecnologias 11 2,70%

PESQUISA DA 11ª SNM ORGANIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO – CANAIS DE COMUNICAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) Como soube da 11ª Semana? Boletim eletrônico do Ibram Contato telefônico do Ibram Site do Ibram Ofício expedido pelo Ibram Contato realizado pelo Sistema Estadual de Museus MídiaOutros ,58%13,79%50,45%45,19%20,33%11,62%7,62% COMO AS INSTITUIÇÕES SOUBERAM DA 11ª SNM

ORGANIZAÇÃO – ATIVIDADES E TEMA (AMOSTRA DA PESQUISA)

ORGANIZAÇÃO – TEMA E TEXTO DE APRESENTAÇÃO DO GUIA (AMOSTRA DA PESQUISA)

ORGANIZAÇÃO – DIFICULDADE DE ORGANIZAR A SEMANA E EFICÁCIA DO MATERIAL GRÁFICO (AMOSTRA DA PESQUISA)

ORGANIZAÇÃO – VERBA, PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) A INSTITUIÇÃO POSSUÍA RECURSOS JÁ DESTINADOS À 11ª SNM NA PROGRAMAÇÃO ANUAL?

PESQUISA DA 11 ª SNM B ENEFÍCIOS

Com relação ao período: 11ª SNM Mês AnteriorPosteriorAnterior +129%+77%+34,7% BENEFÍCIOS – P ÚBLICO (A MOSTRA DA P ESQUISA )

BENEFÍCIOS – PARTICIPAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) ESCOLHA 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM PARTICIPAR DA SNM PARA A SUA INSTITUIÇÃO

ESCOLHA OS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM TER A SUA INSTITUIÇÃO E SUAS ATIVIDADES NO GUIA DE PROGRAMAÇÃO IMPRESSO DA SNM: BENEFÍCIOS – GUIA DA PROGRAMAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA)

PESQUISA DA 11ª SNM DADOS ECONÔMICOS

GASTOS ESTRUTURAIS NOS ÚLTIMOS 12 MESES E EM FUNÇÃO DA 11ª SNM Tipo de Ação Gastos Estruturais Investimentos nos últimos doze mesesEm função da 11ª Semana MuseusEmpresasIndivíduosTotalAbsolutaRelativa Museus que realizaram gastos estruturais Nº de empresas contratadas (1) Custo total das contratações de empresas (R$) (2) Nº de indivíduos contratados (3) Custo total das contratações de indivíduos (R$) (4) Total R$ Gastos Estruturais (2)+(4) Museus com gastos em função da 11ª Semana % de museus com gastos em função da 11ª Semana Despesas em função da 11ª Semana % relativo dos gastos em função da 11ª Semana Construção de novo espaço 7R$ 23R$ R$ R$ ,36%R$ ,15% Reforma / Ampliação / Melhoria 2974R$ R$ R$ ,50%R$ ,16% Restauração da Edificação 1332R$ R$ R$ ,58%R$ ,99% Sinalização (interna e externa) 1641R$ R$ R$ ,00%R$ ,40% Restauração / Conservação do acervo 1833R$ R$ R$ ,77%R$ ,93% Acessibilidade à portadores de necessidades especiais 830R$ R$ R$ ,46%R$ ,11% Total91233R$ R$ R$ %R$ ,49% DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA)

233 empresas contratadas (R$ 3,8 milhões) 264 indivíduos contratados (R$ 399 mil) DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA)

G ASTOS COM SERVIÇOS ESPECÍFICOS PARA A 11 ª SNM Tipo de Serviço Nº de empresas ou indivíduos contratados (as) Custo (R$) Locação de espaço físico8R$ 4.300,00 Locação de equipamento72R$ ,00 Alimentação / Buffet184R$ ,20 Montagem de exposição145R$ ,82 Estrutura para o evento159R$ ,00 Transporte101R$ ,13 Total669R$ ,15 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

Recursos Humanos ContratadosCusto (R$)Voluntários Monitor200R$ Curador43R$ Museólogo13R$ 023 Palestrante165R$ Educador98R$ Ator217R$ Cantor95R$ Músico373R$ Iluminador15R$ Recepcionista55R$ Eletricista25R$ Montador de exposição71R$ Serviços gerais100R$ Promotor de eventos24R$ Outros112R$ Total1.606R$ R ECURSOS HUMANOS CONTRATADOS E V OLUNTÁRIOS DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

Divulgação A sua instituição promoveu divulgação da 11ª Semana Nacional de Museus em rádio, jornal impresso, TV ou internet? Sim449 82% Não101 18% Veículo Quantidade de aparições Custo (R$) Rádio 1.880R$ Jornal 740R$ TV 288R$ 0 Sites 2.215R$ 101 Mídias sociais R$ 203 Total18.289R$ DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM DIVULGAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA)

Publicidade Houve produção de material gráfico (folder, cartaz, jornal, banner, convite, filipeta) além do fornecido pelo Ibram? Sim26448% Não28652% Tipo de Material Quantidade de material produzido Custo (R$) Folder R$ Cartaz7.147R$ Jornal / Boletim informativo R$ Banner518R$ Convite33.770R$ Filipeta15.813R$ Total R$ DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM PUBLICIDADE (AMOSTRA DA PESQUISA)

Recursos e Arrecadação Recursos Patrocínio R$ R$ Incentivo Federal R$ Incentivo Estadual R$ Incentivo Municipal R$ Doação R$ Arrecadação Ingressos R$ R$ Loja R$ Serviços (monitores, guias impressos, audioguias) R$ Lanchonete / Restaurante R$ Outros R$ 409 TotalR$ DADOS ECONÔMICOS – CAPTAÇÃO E ARRECADAÇÃO DE RECURSOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

DADOS ECONÔMICOS – PARCERIAS (AMOSTRA DA PESQUISA)

Total de gastos da 11ª Semana DivulgaçãoR$ PublicidadeR$ Gastos Estruturais em função da 11ª SemanaR$ Recursos Humanos ContratadosR$ Gastos totais com serviços específicos para o eventoR$ TotalR$ DADOS ECONÔMICOS – TOTAL DE GASTOS COM A 11ª SNM (AMOSTRA DA PESQUISA)

R ESULTADO F INAL DA 11 ª SNM (A MOSTRA DA P ESQUISA ) Total de gastosR$ Investimentos (reformas, ampliação, manutenção do edifício, sinalização e acessibilidade) R$ ,00 Serviços específicos para o evento (locação de espaço e equipamento, estrutura, buffet, montagem de exposição, transporte) R$ ,00 Recursos Humanos R$ ,00 Divulgação R$ 9.910,00 Publicidade R$ ,00 Total de receitaR$ Recursos (anteriores ao evento: patrocínio, recursos públicos, doações) R$ Arrecadação (ingressos, loja, serviços, restaurante) R$ Empregos gerados1.606 Voluntários mobilizados3.007 Crescimento do público (11ª Semana x semana anterior)129% Crescimento do público (mês 11ª Semana x mês anterior)34,7%

C ONTATOS Instituto Brasileiro de Museus – Ibram Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus – DDFEM Coordenação de Estudos Sócioeconômicos e Sustentabilidade – CESES Edifício CNC III Setor Bancário Norte, Quadra 2 Bloco N – 14° andar Brasília-DF Tel: (61) Coordenador: Marco Estevão de Mesquita Vieira Chefe de Divisão: Renata Passos da Silva Estagiário: Rodrigo Otavio Curvello Wutke