Análise de Tese: Utilização da reflectância espectral para a estimativa de pigmentos fotossintéticos em dosséis de soja Tese da aluna Clotilde Pinheiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nome da instituição Inserir símbolo da instituição INTRODUÇÃO MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE MOLIBDÊNIO E NÍQUEL NA CULTURA DA SOJA Wilson Wagner Ribeiro Teixeira.
Advertisements

Metodologia de Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluno: Carlos Alberto Stelle Tese do aluno Orlando Demétrio Zaloti Junior, orientado pela.
Nome Autor 1 Nome Autor 2 Nome Autor 3 Nome da Minha Instituição de Ensino Título do Meu Trabalho Apresentado na Escola Regional de Redes (ERRC 2016) Logotipo.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
PRODUÇÃO E CRESCIMENTO DE AVEIA PRETA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO FOLIAR COM N E Primeiro Autor Título do primeiro autor Segundo Autor Título do segundo autor.
Método Lógico de Redação Científica
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
LOCAL DESTINADO A OUTRA(S) LOGOMARCA(S)
Orientação Importante:
Análise espacial na determinação de áreas de risco
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
ARTIGO CIENTÍFICO Acadêmico Orientador.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Análise de Tese: Sensoriamento remoto da dinâmica da circulação da água do sistema planície de Curuai/ Rio Amazonas. Tese: Cláudio C. F. Barbosa (2005),
Montes Claros, 12 a 15 de Outubro 2016
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
SER212 – Metodologia da Pesquisa Científica – Análise de Tese
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 07/10/2016.
Roger Nkoa, Micheal D. K. Owen, e Clarence J. Swanto
Título do Trabalho a ser apresentado
TÍTULO Introdução Material e Métodos Resultados e Discussão Conclusão
ESCALA DIAGRAMÁTICA PARA AVALIAÇÃO DE SEVERIDADE DE
INSERIR TÍTULO Introdução Resultados e Discussão Material e Métodos
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
METODOLOGIA DE PESQUISA
Avaliação de Metodologias para Estimativa da Temperatura do ar para Áreas de Canola no Rio Grande do Sul Matheus Boni Vicari Orientadora: Dra. Denise.
Análise da Dissertação: Avaliação de Modelos Digitais de Elevação Gerados a partir de Sensores Remotos Orbitais Óptico (Aster) e Radar (Radarsat- 1, SRTM):
Pedro Valle de Carvalho e Oliveira
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Introdução e objetivos
Sensoriamento Remoto Orbital de
RESULTADOS E DISCUSSÃO Marcas, Siglas de Apoios
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
Título Texto Introdução Resultados Material e Métodos Conclusões
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Breno N. Faria, Indiara Kely e Roberto R. Cardoso
aplicação de RMN de 1H para a quantificação de
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Referência Bibliográfica Resultados e Discussão
Fundação Educacional de Andradina
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Autores: Yara Campos Miranda – Mestranda em Engenharia Urbana – UEM
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
LOCAL DESTINADO A OUTRA(S) LOGOMARCA(S)
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
Sistemas de Informações DET-478 – Sistemas de Informações Geográficas
Fonte Arial Black, Tamanho 50
TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO, CAIXA ALTA E NEGRITO
FRAGILIDADE GAMA E VARIÂNCIA ROBUSTA NO MODELO DE COX PARA ANALISAR RECORRÊNCIA DE FEBRE ATÉ OS 90 DIAS DE VIDA Orientador: Profa Dra Nivea S. Matuda Banca:
Mestrado Profissional em Física Médica
LOCAL DESTINADO A OUTRA(S) LOGOMARCA(S)
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
Aplicação do Modelo de Regressão no Processo de Produção de Gasolina
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
XI SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA IFMG - CAMPUS OURO PRETO
Negrito – Caixa Alta - Centralizado Resultados e Discussão
Nome do autor – Instituição a que se vincula
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
VII Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
LOCAL DESTINADO A OUTRA(S) LOGOMARCA(S)
TITULO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO DO PROJETO (Arial Narrow 18, negrito, caixa alta, espaçamento 1,0 e alinhado a direita) Nome dos Autores (Arial Narrow 14, espaçamento 1,15 alinhado.
Autor nome e sobrenome Nome do evento.
LOCAL DESTINADO A OUTRA(S) LOGOMARCA(S)
Logo da Unidade Acadêmica
Transcrição da apresentação:

Análise de Tese: Utilização da reflectância espectral para a estimativa de pigmentos fotossintéticos em dosséis de soja Tese da aluna Clotilde Pinheiro Ferri, orientada pelo Dr. Antonio Roberto Formaggio Metodologia de Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluno: Moisés Pereira Galvão Salgado

PROBLEMA HIPÓTESE RESULTADOS CONCLUSÕES EXPERIMENTO

Capitulo 1. Introdução

Problema ? “Com os recentes avanços tecnológicos, sensores hiperespectrais estão sendo considerados como um campo de enorme potencial para os estudos de vegetação, meio ambiente, geologia, solos e hidrologia [...] No entanto, no Brasil, até o momento existem pouquíssimos trabalhos nesta linha de pesquisa, que concentram-se mais em espectroscopia de reflectância e sensoriamento remoto hiperespctral, nas áreas de geologia e solos [...]” Não há um problema claramente exposto na introdução do trabalho “Este trabalho pressupõe a existência de relações significativas entre reflectância espectral e parâmetros agronômicos de uma cultura agrícola, e tem como objetivos: (a) avaliar as relações entre pigmentos fotossintéticos da cultura da soja e sua resposta espectral através de índices espectrais” Existem relações significativas entre a resposta espectral e a concentração de pigmentos fotossintetizantes em um dossel de soja?

PROBLEMA HIPÓTESE RESULTADOS CONCLUSÕES EXPERIMENTO 

“Assim, buscou-se fornecer bases para a construção de conhecimentos na área de sensoriamento remoto hiperespectral e suas relações com culturas agrícolas, tendo como hipótese que é possível, usando dados de reflectância de alta resolução espectral, estimar pigmentos fotossintéticos de dosséis vegetais agrícolas [...]” Capitulo 1. INTRODUÇÃO Hipotese ? É possível usar dados de alta resolução espectral para estimar pigmentos fotossintéticos de dosséis vegetais agrícolas.

PROBLEMAHIPÓTESE RESULTADOS CONCLUSÕES EXPERIMENTO  

Capitulo 3. MATERIAL E MÉTODOS Experimento Montagem do experimento 16 caixas 2 tipos de solo Medições periódicas Dados Agronômicos Dados Radiométricos Análise dos dados Índices de vegetação Regressão simples

PROBLEMAHIPÓTESE RESULTADOS CONCLUSÕES EXPERIMENTO   

Capitulo 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO Resultados

“ RAZÕES DE REFLECTÂNCIA R750/R550 E R750/R700 Segundo Lichtenthaler et al. (1996), para se determinar o conteúdo de clorofilas, de forma não destrutiva, ou seja, usando técnicas de sensoriamento remoto, estas somente serão precisas quando for utilizada radiometria de alta resolução espectral” Capitulo 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO ? “Assim, os autores sugeriram novas razões de duas reflectâncias (R750/R550 e R750/R700) para se determinar a concentração de clorofila. Usando estas razões os autores encontraram altas relações para Clorofila a e total, para folhas de tabaco”

Qualificação Evidências Garantias Argumentos

“Com o presente trabalho fica comprovado que é possível estimar pigmentos fotossintéticos através da reflectância espectral ao nível de dossel, através dos índices avaliados e outros que podem ser gerados” ARGUMENTOS “As razões R750/R550 e R750/R700 mostraram ser bons índices e mais eficientes para a determinação de Clorofila a e de Clorofila total, quando comparados com o NDVI, um dos índices espectrais de banda larga mais usados em sensoriamento remoto da vegetação” “Somente o índice PSSR mostrou ser bom estimador da concentração de pigmentos nas plantas, em nível de dossel, sendo que este índice também não apresentou bons resultados para a estimação da concentração de Carotenóides” GARANTIAS ? EVIDÊNCIAS ? QUALIFICAÇÕES ?

“Verifica-se, então, que há paralelismo de comportamentos entre o conteúdo de Clorofila a e os índices[...][...]Estas constatações são corroboradas através das análises de regressões simples efetuadas entre os índices de bandas estreitas e os conteúdos de Clorofila a, conforme Tabela 4.13” “Verifica-se, então, que há paralelismo de comportamentos entre o conteúdo de Clorofila a e os índices[...] [...]Estas constatações são corroboradas através das análises de regressões simples efetuadas entre os índices de bandas estreitas e os conteúdos de Clorofila a, conforme Tabela 4.13” ARGUMENTOS + EVIDÊNCIAS + GARANTIAS + QUALIFICAÇÕES “Lichtenthaler et al. (1996), nos dois experimentos executados com dosséis de soja, foram observados altas relações lineares entre R750/R550 X Clorofila a e total e R750/R700 X Clorofila a e total, como se observa nas Figuras 4.25, 4.26, 4.27 e 4.28,significativas a nível de 5% de probabilidade” “Lichtenthaler et al. (1996), nos dois experimentos executados com dosséis de soja, foram observados altas relações lineares entre R750/R550 X Clorofila a e total e R750/R700 X Clorofila a e total, como se observa nas Figuras 4.25, 4.26, 4.27 e 4.28, significativas a nível de 5% de probabilidade” Os argumentos, em sua maioria, não são acompanhados de evidências, garantias e qualificações adequadas. Estas partes são encontradas de forma desconexa ao longo do texto do capitulo 4 e 5, RESULTADOS E DISCUSSÃO e CONCLUSÕES respectivamente.

PROBLEMAHIPÓTESE RESULTADOS CONCLUSÕES EXPERIMENTO    

Utilização da reflectância espectral para a estimativa de pigmentos fotossintéticos em dosséis de soja Metodologia de Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluno: Moisés Pereira Galvão Salgado

Como monitorar o desenvolvimento de um dossel de soja por meio de dados de sensoriamento remoto ? Eu vou estudar modelos de transferência da radiação e índices de vegetação sensíveis as variações do conteúdo de clorofila foliar. Porque eu quero descobrir como estimar o conteúdo de clorofila em um dossel de soja por sensoriamento remoto Para mostrar como avaliar as condições de desenvolvimento e sanidade da cultura da soja.