SISTEMA ENDÓCRINO. INTRODUÇÃO É formado pelo conjunto de glândulas que, juntamente com o sistema nervoso, coordenam as funções do organismo. São classificadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Endócrino.
Advertisements

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO PROF HARE.
O que é Sistema Endócrino?
SISTEMA ENDOCRINO.
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Capítulo 23 – Sistema Endócrino
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino I.
Sistema Endócrino.
Prof. Esp. João Henrique Nogueira
4/23/2017 SISTEMA ENDÓCRINO Professor Marcello.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Sistema endócrino.
Sistema Endócrino As glândulas dependendo do local em que eliminam suas secreções classificam-se em: Exócrinas : glândulas que eliminam seus produtos para.
Disciplina de Fisiologia
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino HORMÔNIOS!!!.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
SISTEMA ENDÓCRINO.
1) Que análise e conclusões podem ser feitas em relação a glândula hipófise a partir dessa imagem? Façam suas análises e conclusões depois de ter pesquisado.
Dezembro de 2008 S ISTEMA E NDÓCRINO N UNO C ORTEZ- D IAS.
CICLO OVARIANO E MENSTRUAL
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
M3 Funcionamento do sistema hormonal CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
Reprodução ASSEXUADA SEXUADA Presença de gametas  fecundação.
REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO Profa. Rosilene Linhares Dutra BIO-QUIMICA Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com.
SISTEMA ENDÓCRINO. Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre células alvo Hormônios: Substâncias químicas que.
SISTEMA ENDÓCRINO. Hormônios: Substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam em tecidos alvo.
BIOLOGIA PROF. CALINA GREINER.  Vulva (parte externa)  Vagina  Útero  Tubas uterinas  Ovários.
SISTEMA ENDOCRINO. Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase)
BIOESTEROIDOGÊNESE COLO QUE AQUI O TÍTULO, SEU NOME E MEU NOME OS SLIDES ESTAO UM POUCO POLUIDOS, PRECISA REDUZIR O NUEMRO DE SENTEÇAS POR SLIDE. O QUE.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Reprodução Humana Prof.: Edi.
Sistema hormonal.
Sistema Endócrino Marcus Ferrassoli.
Sistema reprodutor masculino e feminino
“HORMÔNIOS ALTERNATIVOS”
Sistema Excretor Marcus Ferrassoli.
Professor: Guilherme Vieira
Ciências Naturais – 9.o ano
SISTEMA ENDÓCRINO Página 91.
Sistema endócrino Profa. Jessyca.
G L Â N D A S GLÂNDULAS – SISTEMA ENDÓCRINO
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO. GLÂNDULA: é um órgão cuja função é produzir e secretar algumas substâncias com um função pré-determinada.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM Sistema endócrino. Conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos mensageiros químicos. ( Hormônios ) Que atuam no sentido.
Sistema Endócrino Aula Programada Biologia Tema: Sistema Endócrino.
Ocorrendo a falência ovariana, após a menopausa, as taxas do estrogênio e da progesterona sofrem uma queda e, consequentemente, as taxas dos hormônios.
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
As glândulas endócrinas
As glândulas exócrinas e endócrinas
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Sistema Excretor.
SISTEMA REPRODUTOR.
FASES DA VIDA.
Prof: Marcus Ferrassoli
SISTEMA NERVOSO.
Revisão para o teste de Ciências
Orientações de estudo SISTEMA NERVOSO
8º ano Professora Natália
SISTEMA ENDÓCRINO.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA ENDÓCRINO

INTRODUÇÃO É formado pelo conjunto de glândulas que, juntamente com o sistema nervoso, coordenam as funções do organismo. São classificadas em 3 tipos: Endócrinas, Exócrinas e Mista. A natureza química do hormônio pode ser derivada de aminoácidos (adrenalina), proteínas (insulina) ou colesterol (testosterona). A natureza química do hormônio pode ser derivada de aminoácidos (adrenalina), proteínas (insulina) ou colesterol (testosterona). GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

Hipófise ou Pituitária Situada na base do cérebro, é dividida em adenoipófise e neuroipófise. A adenoipófise coordena as atividades de outras glândulas (hormônios tróficos). Produz os hormônios: TSH - TSH ( estimula a tireóide ); ACTH - ACTH ( controla a supra renais ); FSH - FSH ( provoca o crescimento dos folículos ovarianos e a formação de espermatozóides ); LH - LH ( provoca a ovulação e a produção de testosterona ); PROLACTINA - PROLACTINA (desenvolvimento das mamas e produção de leite ); GH - GH ( controla o crescimento ); A neuroipófise secreta: OCITOCINA - OCITOCINA ( estimula a contração do útero no momento do parto ); ADH - ADH ( controla a eliminação de água pelos rins );

Tireoide Localizada nos primeiros anéis da traquéia, essa glândula produz os hormônios: T3T4 - T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina): Controla o metabolismo geral do organismo, estimulam também a frequência e a intensidade dos batimentos cardíacos e dos movimentos respiratórios; - CALCITOCINA - CALCITOCINA: Ele tira cálcio do sangue e passa aos ossos. Paratireoides São quatro pequenas glândulas localizadas atrás da tireóide, elas produzem: PARATÔRMONIO - PARATÔRMONIO: Ele tira cálcio dos ossos e envia ao sangue.

Supra-renais ou Adrenais São duas glândulas localizadas sobre os rins, sua disfunção provoca a doença de Addison (anemia, perda de apetite, debilidade física, etc..). Produz: CORTISOL - CORTISOL: conhecido como o hormônio do stress, ele atua na função imunológica, regulação da quantidade de glicose, tonalidade vascular e metabolismo ósseo ADRENALINA - ADRENALINA: prepara o organismo para grandes esforços físicos; - NORADRENALINA: regulador da pressão sanguínea; Pâncreas É uma glândula mista. Na sua função endócrina produz: INSULINA - INSULINA: Retira o excesso de glicose do sangue; GLUCAGON - GLUCAGON: Lança glicose no sangue; Na parte exócrina produz: O SUCO PANCREÁTICO - O SUCO PANCREÁTICO: Atua na digestão.

Glândulas sexuais São glândulas produtoras de hormônios e gametas, são representadas pelos testículos e ovários. TESTÍCULOS: TESTÍCULOS: são controlados pelo FSH (produção de espermatozóides) e LH (estimula a produção da testosterona). OVÁRIOS: OVÁRIOS: sofrem influência do LH e FSH a produzirem o estrógeno e a progesterona.