A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA ENDÓCRINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA ENDÓCRINO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA ENDÓCRINO

2 SISTEMA ENDÓCRINO Atua na produção e liberação dos hormônios.
Que alteram a atividade fisiológica de outros tecidos. HORMON= urgência

3 Compostos por glândulas endócrinas (órgãos que são pouco volumosos e localizam-se em diversas regiões do corpo. Secreção de hormônios no espaço extracelular ao redor das células secretoras e são lançados diretamente na corrente sanguínea.

4 GLÂNDULAS EXÓCRINA: Secretam seus produtos para os ductos que transportam as secreções para as cavidades ou superfícies do corpo. (ex: glândulas sudoríparas, sebáceas, etc.) ENDÓCRINA: não possuem ductos para realizar este processo.

5 O SISTEMA ENDÓCRINO É COMPOSTO PELAS SEGUINTES GLÂNDULAS:
Hipófise (glândula pituitária) Hipotálamo Corpo pineal Tireoide Paratireoide Suprarrenal Pâncreas (ilhotas de Langherans) Gônadas ( classificados como glândulas mistas por exercer também funções exócrinas)

6 Células da mucosa do intestino delgado (duodeno) Placenta
DIVERSOS ÓRGÃOS QUE POSSUEM TECIDO ENDÓCRINO,MAS NÃO SÃO EXCLUSIVAMENTE OU DIRETAMENTE GLÂNDULAS ENDÓCRINAS Timo Estômago Rins Células da mucosa do intestino delgado (duodeno) Placenta

7 ENDOCRINOLOGIA A ciência que estuda a estrutura e funções das glândulas endócrinas e do tecido endócrino, assim como diagnóstico e tratamento das doenças desse sistema.

8 HORMÔNIOS São substâncias orgânicas específicas que atuam como mensageiros químicos do sistema endócrino.

9 OS EFEITOS CAUSADOS PELOS HORMÔNIOS SÃO MUITOS E VARIADOS
OS EFEITOS CAUSADOS PELOS HORMÔNIOS SÃO MUITOS E VARIADOS. OS MESMOS FORAM DIVIDIDOS EM 7 ÁREAS: 1. Regulação do volume do meio interno e composição química. 2. Auxílio na regulação do metabolismo e equilíbrio energético. 3. Auxílio na contração das fibras musculares lisas e cardíacas e a secreção glandular 4. Auxílio da homeostase 5. Regulação de algumas atividades do sistema imunológico 6. Papel importante na integração suave, sequencial do crescimento e desenvolvimento 7. Contribuição dos processos básicos de reprodução, incluindo a produção de gametas, nutrição do embrião e feto, e o parto.

10 OS HORMÔNIOS SÃO DIVIDIDOS EM 3 GRANDES GRUPOS:
1. compostos pelos hormônios esteroides (derivados DERIVADOS LIPÍDICOS: o colesterol) e eicosanoides ( derivados de ácido graxo e prostaglandinas). 2. DERIVADOS DE AMINOÁCIDOS: hormônios mais simples que são derivados somente de aminoácido. 3. PROTEÍNAS E PEPTÍDEOS: hormônios formados pelos aminoácidos ligados em cadeias de peptídeos.

11 Os hormônios são produzidos e liberados de acordo com as necessidades do corpo para tal substância.
As células que produzem os hormônios recebem informações por meio de sistemas sinalizadores e sensitivos para regular a quantidade a ser produzida e liberada. Dessa forma, as células-alvo recebem os hormônios e respondem aos seus efeitos para assim estabilizar o organismo.

12 HIPÓFISE

13 Localizada na face inferior do encéfalo, na região do diencéfalo e fixa por uma estrutura chamada infundíbulo, tem formato arredondado, medindo cerca de 1,3 cm de diâmetro; é envolta pela dura- mater e sustentada pela sela turca do osso esfenoide. É dividido em adeno-hipófise (lobo anterior) e neuro-hipófise (lobo posterior)

14

15

16 NA ADENO- HIPÓFISE SÃO PRODUZIDOS SETE HORMÔNIOS
1. LGH (HORMÔNIO DO CRESCIMENTO HUMANO): atua no estímulo do crescimento corporal. É controlado pelos hormônios hipotalâmicos; 2. PLR ( PROLACTINA): auxilia na iniciação da produção do leite pelas glândulas mamárias. É controlado pelos hormônios hipotalâmicos; 3. TSH (HORMÔNIO ESTIMULANTE DA TIREOIDE): atua na regulação das atividades da glândula tireoide;

17 NA ADENO- HIPÓFISE SÃO PRODUZIDOS SETE HORMÔNIOS
4. FSH (HORMÔNIO DO FOLÍCULO ESTIMULANTE): atua na produção dos espermatozoides, pelos testículos; ovócitos e estrógeno, pelos ovários; 5. LH (HORMÔNIO LUTEINIZANTE): estimula a secreção de testosterona, estrógeno, progesterona e a ovulação. 6. ACTH ( HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓPICO): atua na regulação das atividades do córtex suprarrenal. É controlado por um hormônio liberador hipotalâmico; 7. MSH( HORMÔNIO MELANÓCITO ESTIMULANTE): atua na pigmentação da pele. É controlado por um hormônio hipotalâmico.

18

19 NA NEURO- HIPÓFISE, NÃO HÁ PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS E, SIM ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE 2 HORMÔNIOS PRODUZIDOS NO HIPOTÁLAMO: 1. OT (OCITOCINA): provoca o estímulo das células contráteis das glândulas mamárias (para ejeção do leite) e a contração uterina; é controlado pela distensão urinária e sucção pela amamentação; 2. ADH (HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO): atua na reabsorção de água pelos rins e constrição das arteríolas por meio de estímulo. Esse hormônio é controlado pela concentração de água.

20 TIREOIDE Localiza-se no pescoço, junto ou à frente da laringe. Apresenta-se como a letra H maiúscula do nosso alfabeto, com dois lados (que medem cerca de 5 cm de altura) ligados por uma passagem estreita chamada de istmo. É considerada a maior glândula endócrina, pesando cerca de 20 a 25 g.

21 É muito sensível às mudanças do organismo e por isso sempre está em adaptação, tornando-se maior e mais ativa em alguns períodos da vida (puberdade, gestação, períodos menstruais). É formada por folículos tireoidianos que por sua vez, são compostos por células foliculares que produzem hormônios T4 (tiroxina), T3 (triiodotironina) e por células parafoliculares que produzem a CT (calcitonina).

22 Esses hormônios atuam na regulação do uso e da taxa metabólica de O2, metabolismo celular, crescimento e desenvolvimento. A calcitonina atua diretamente no nível sanguíneo do cálcio. A secreção é controlada pelo seu próprio nível de sangue

23 PARATIREOIDE São glândulas formadas por massas de tecidos de formato arredondado e pequeno; estão localizadas na região posterior da tireoide: um par na região superior e outro na parte inferior, tem cerca de 3 a 8 mm de altura, 2 a 5 mm de largura e 1,5 mm de profundidade.

24 Tem a função de produzir o paratormônio ou hormônio paratireoidismo que atua na ativação da vitamina D, na promoção e liberação de sais de cálcio dos ossos e no aumento da absorção de cálcio e fósfato pelo trato gastrointestinal e túbulos renais. Porém o fosfato é perdido pela urina em taxa maior do que é ganho pelos ossos.

25

26 PÂNCREAS

27 Classificado como glândula endócrina e exócrina (com atuação no sistema digestório), situa-se posteriormente e levemente abaixo do estômago com formato alongado e achatado.

28 AS ILHOTAS DE LANGHERANS OU ILHOTAS PANCREÁTICAS PARA ESSA PRODUÇÃO POR MEIO DE 4 TIPOS DE CÉLULAS:
1. CÉLULAS ALFA: secretam hormônio glucagon; 2. CÉLULAS BETA: secretam insulina 3. CÉLULAS DELTA: secretam somatostatina (inibe a secreção de insulina e glucagon); 4. CÉLULAS F: regulam a liberação de enzima digestiva pelo pâncreas.

29 FUNÇÃO HORMONAL DA INSULINA
A insulina diminui o nível de açúcar no sangue quando está acima do normal

30 Aceleração no transporte de glicose do sangue para as células, principalmente para as fibras musculares esqueléticas; Síntese de ácidos graxos e aceleração da conversão de glicose em glicogênio

31 Aumento da velocidade da síntese proteica dentro das células por meio da aceleração da síntese de aminoácido. Diminuição da conversão de glicogênio em glicose pelo fígado; Diminuição da velocidade na formação de glicose do ácido lático e de certos aminoácidos.

32 FUNÇÃO HORMONAL DA GLUCAGON
Tem a função de aumentar o nível de açúcar no sangue. Aceleração da conversão de glicogênio em glicose pelo fígado; Conversão no fígado, de substâncias como ácido lático e outros aminoácidos em glicose; Estimulação da liberação de glicose do fígado para o sangue.

33 SUPRARRENAIS São formadas por duas glândulas que se localizam superiormente em cada rim. Têm formato piramidal com cerca de 5 cm de altura, 3 cm de largura e 1 cm de profundidade.

34 Cada glândula é composta pelo córtex suprarrenal (camada externa), que forma a maior parte da glândula, e pela medula suprarrenal, localizada na parte interna. É ricamente vascularizada e cada região produz hormônios diferentes.

35 O córtex suprarrenal é dividido em 3 zonas (externa, média e interna) que secretam diversos tipos de hormônios corticosteroides ou simplesmente corticoides.

36 Na zona externa, são produzidos os hormônios mineralocorticoides, que atuam na homeostase mineral;
Na zona média, os hormônios produzidos são chamados de glicocorticoides, pois atuam na homeostase de glicose Na zona interna, são produzidos os hormônios gonadocorticóides (hormônios sexuais masculinos) em pequena quantidade, mas uma parte (mesmo pequena) de estrógenos e progesteronas também é produzida.

37 A MEDULA SUPRARRENAL PRODUZ DOIS HORMÔNIOS
Epinefrina Norepinefrina.

38

39 GÔNADAS São formadas pelos órgãos sexuais masculinos (testículos) e femininos (ovários). Classificam-se como glândula mista por produzir hormônios sexuais e células sexuais (gametas).

40 TESTÍCULOS Responsáveis pela produção e secreção de testosterona, pelas células intersticiais. Esse hormônio controla o desenvolvimento e a função dos órgãos sexuais secundários masculinos.

41 OVÁRIOS Responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos, chamados de estrógeno e progesterona.

42 ESTRÓGENO É responsável por:
Desenvolvimento e função dos órgãos sexuais secundários; Alterações menstruais do útero; Desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos; Regulação do impulso sexual

43 PROGESTERONA Está associada principalmente à gravidez por meio do preparo do útero para a implantação do ovo fecundado e prevenção.

44 GLÂNDULA PINEAL

45 Localiza-se no teto do terceiro ventrículo, encapsulada pelas meninges que recobrem o encéfalo. Na criança, pesa cerca de 0,2 g, 5 a 8 mm de altura e 9 mm de largura. Sofre regressão de tamanho e no adulto tem a característica de um espesso filamento de tecido fibroso

46 É responsável pela produção do hormônio melatonina que possui, supostamente, a função de interferir no Hipotálamo, estimulando a secreção de certos fatores de liberação. Esses fatores estimulam a secreção de gonadotrofinas e ACTH pela adeno-hipófise.

47 TIMO

48 Localiza-se no mediastino, em frente à artéria aorta e atrás do manúbrio do esterno. Seu tamanho é variável, sendo maior no recém-nascido e menor após o início da puberdade.

49 FUNÇÃO DO TIMO Sua função relaciona-se ao sistema linfático na manutenção imunológica do corpo. É responsável por produzir o hormônio timosina, que estimula, supostamente as células T após sua saída do timo.

50 ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

51 FUNÇÃO DE PROMOVER ATIVIDADES DIGESTIVAS SECRETAM HORMÔNIOS CHAMADOS DE:
:2 Gastrina (estimula a secreção de HCl e pepsinogênio e mantém a estrutura da mucosa gástrica); Secretina (potencializa a ação da colecistoquinina e estimula a secreção de água e bicarbonato no suco pancreático);

52 Colecistoquinina (estimula a contração da vesícula biliar, a secreção de enzimas do suco pancreático e potencializa a ação da secretina no pâncreas); Peptídeo inibidor gástrico (inibe o esvaziamento gástrico e secreção gástrica ácida e estimula a secreção de insulina).

53 PLACENTA

54 PLACENTA É o órgão responsável pelas trocas de nutrição e excreção entre mãe e feto. Tem também a função de secretar grandes quantidades de estrógenos e progesterona, como também vários polipeptídeos e hormônios protéicos


Carregar ppt "SISTEMA ENDÓCRINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google