GRUPO 4: AGNES WAZEM, GIOVANNA QUEIROZ E IZABELA MAZZOTTI ANIMAIS INVERTEBRADOS: CRUSTÁCEOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS ARTRÓPODES.
Advertisements

Animais Invertebrados
Crustáceos.
As outras Classes dos artrópodes
Animais invertebrados
JÚLIA VIANA, JOAQUIM E FLÁVIA. ELIANA SALGADO CIÊNCIAS7M2 Animais Invertebrados- Crustáceos.
Crustáceos Reino: Reino: Animalia Filo: Arthrópoda Classe: Crustáceos
Filo Echinodermata (equinodermos). I. Classificação: A. Classe Asteroidea (asteróides):. Ex.: estrelas-do-mar.. Cinco braços partem de um disco central,
Ciências 2º ano Profª Juliana
Capítulo 10 Anelídeos e Moluscos. Os anelídeos Característica principal dos anelídeos Corpo cilíndrico segmentado (dividido) em anéis. Na superfície.
CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
Prof°: Leandro Penitente. QUEM SÃO OS BENDITOS?
CARACTERÍSTICAS GERAIS Do grego, nemato = fio ou filamento + helmins = verme; Antes eram classificados dentro de um grupo maior, o filo Asquelmintos;
Trabalho De Bilogia ● Nome: Guilherme ● Professor(a): Rosimeire ● escola: Senador Filinto Müller.
Moluscos Caracteristicas gerais: Os moluscos são animais predominantemente marinhos e de vida livre, podendo, inclusive viver fixos ou enterrados.vida.
ANFÍBIOS. REPRESENTANTES DOS ANFÍBIOS: CARACTERÍSTICAS GERAIS: Origem do termo: anfi= duas Origem do termo: anfi= duas bios= vida bios= vida “São.
ARTRÓPODES ARTRÓPODES. Filo Arthropoda (Artrópodes) Do grego, arthros = articulado e podos = pés; É o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas.
Os peixes
  Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes.
São seres que não possuem coluna vertebral.
CLASSE ASTEROIDEA – estrela-do-mar
Filos: Arthropoda Echinodermata
ANFÍBIOS: duplo tipo de vida, ou seja, passam parte da vida somente dentro da água e outra parte da vida fora da água.
Principais filos Pág Principais filos Pág. 114.
O estudo do reino animal
Colégio Maria Imaculada
Zoologia – O estudo dos animais Invertebrados
Aulas Multimídias Professor Victor.
Equinodermos Classes de equinodermos Importância dos equinodermos
Cnidários.
EQUINODERMOS.
ESQUISTOSSOMOSE Página 107.
Capítulo 11 Professora Fernanda Landim
EQUINODERMOS Página 72.
Moluscos.
MOLUSCOS.
CRUSTÁCEOS.
Reino Animalia.
Moluscos Capítulo 21. Moluscos Capítulo 21 Representantes: Lulas, Polvos, lesmas, caracóis, mariscos, ostras, mexilhões, sépias, náutilos, quíton...
Moluscos e Crustáceos.
Estratégias de reprodução
Animais Invertebrados Equinodermos
Invertebrados: ARACNÍDEOS
ANFIBIOS INSTITUTO SUPERIOR POLITECNICO DE MANICA
Animais Invertebrados Nematódeos
MOLUSCOS Animais de corpo mole; Alguns possuem conchas;
CLASSE CHILOPODA Classificação cientifica dos quilopodes
Filo Artropoda.
INTRODUÇÃO AO REINO ANIMAL FILOS: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
Artrópodes (Filo Arthropoda). Características Gerais O filo Arthropoda (do grego arthros, articulação, e podos, pé, perna) é o mais diversificado do planeta,
Invertebrados Cnidários
Reino Animal Invertebrados.
MOLUSCOS.
Equinodermos.
ARTRÓPODAS.
FILO ARTHROPODA Prof. Marcelo.
Escola à Nova Dimensão 19/09 Ciências
Filo Mollusca.
Trabalho de biologia Matheo Canhoto Nº 21.
SERES VIVOS.
Animais invertebrados
RÉPTEIS.
Animais invertebrados
Invertebrados: Artrópodes
Filo Porifera (Poríferos)
INVERTEBRADOS PLATELMINTOS Instituto GayLussac Turma: 7M3
LIVRINHO DOS ANIMAIS 2ºANO A
Anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação.
Profª Janaina Q. B. Matsuo
Filo Echinodermata (Equinodermos) Do grego echinos: espinhos; derma: pele. O filo possui cerca de 6000 espécies descritas, todas marinhas. Os equinodermos.
Transcrição da apresentação:

GRUPO 4: AGNES WAZEM, GIOVANNA QUEIROZ E IZABELA MAZZOTTI ANIMAIS INVERTEBRADOS: CRUSTÁCEOS

REINO, FILO E CLASSE A palavra crustáceo tem origem latina e significa “ coberto de crosta”. Os crustáceos pertencem ao reino Animalia que é dividido em vertebrados e invertebrados, no caso dos crustáceos, eles pertencem ao grupo dos artrópodes, desta classificação fazem parte os seres que possuem pernas articuladas e exoesqueleto, mas sem espinha dorsal. A palavra Artrópode significa pés articulados. Nesse filo os animais invertebrados possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados.

CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES PRINCIPAIS O número de pernas varia, alguns possuem cinco pernas no cefalotórax, que ajudam o animal a caminhar no fundo do mar. Na maioria das vezes a fêmea é maior que o macho. Há, porém, casos de hermafroditismo, isto é, o mesmo animal tem órgãos masculinos e femininos, como ocorre nos perceves. Respiram por brânquias (nome do aparelho respiratório de animais aquáticos) localizadas nas patas. Um dos maiores crustáceos é a lagosta- americana, que pode pesar até 20 Kg. O coração do camarão fica situado na cabeça do animal. O camarão é conhecido como “ lixeiro do mar”, pois se alimenta de animais mortos.

ESTRUTURA CORPORAL O corpo dos crustáceos divide-se em duas partes: o cefalotórax ( fusão da cabeça e do tórax) e o abdômen. Em algumas espécies o crustáceo pode apresentar três partes: cabeça, tórax e abdômen. Exoesqueleto: Uma camada de quitina que reveste externamente todo o corpo dos artrópodes. A presença de fenol na placa a deixa mais rígida e com cor mais escura. Na cabeça localizam-se dois pares de antena, olhos e ao redor da boca um par de mandíbula. Como são artrópodes possuem exoesqueleto ( proteção externa), rígido para proteger contra agressões externas.

RELAÇÕES COM OS SERES HUMANOS E ALIMENTAÇÃO Relações com os seres humanos: Alguns são hospedeiros intermediários ou vermes, parasitas do homem, de vários vertebrados e de animais aquáticos.Porém, a maioria é de vida livre. Os crustáceos, porém são muitos apreciados pelo homem Algumas espécies parasitas são de tal forma modificadas que será posição de crustáceo é mostrada somente em seus estágios larvas Alimentação: A alimentação dos crustáceos é bem variada. Algumas espécies se alimentam de vermes, outros crustáceos e moluscos. Essa espécie é chamada de predadora. Outras espécies se alimentam de plantas ou de algas em decomposição. A filtração é uma forma de alimentação que ocorre através de cerdas que retiram da água as partículas. Se alimentam de plantas e detritos.

REPRODUÇÃO Os crustáceos têm sexos separados e fecundação interna, as fêmeas incubam os ovos em apêndices corporais, ou em sacos. E o desenvolvimento é indireto. 1.O macho transfere espermatozoides para a fêmea, colocando-os numa bolsa ( receptáculo seminal), onde eles ficam armazenados. 2.A fêmea libera os óvulos, que ficam grudados no abdômen, do lado de fora do corpo. 3.Os espermatozoides que estavam armazenados germinam.

PERGUNTAS: 1.Qual a função do exoesqueleto? (A) ajudar na locomoção dos crustáceos (B) realizar a digestão (C) proteger o animal de outros artrópodes (D) realizar a excreção Resposta : letra C 2. De onde vem e o que significa a palavra crustáceo? Resposta : A palavra crustáceo tem origem latina e significa “ coberto de crosta” 3.Na afirmativa: Algumas espécies de crustáceos se alimentam de plantas ou de algas em decomposição. Essa espécie é chamada de predadora. Essa afirmativa é verdadeira ou falsa ? Resposta: Falso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AGUILAR, João Batista. “ Para viver juntos” 7º ano. edo SM. 3º EDIÇÃO