Revista Mundo Estranho 17 set 2010, 18h33 - Atualizado em 19 ago 2016, 17h58

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oceanos e mares Professor Neno
Advertisements

Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
Profº Waldejares Oliveira
OU IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE Professora Vanessa Martins
IMPÉRIO BIZANTINO Império Romano do Oriente Origens:
Professor Luiz Felipe Geografia
Expansão Marítima e Comercial
Império Bizantino Nome dado a porção oriental do Império Romano, quando este foi dividido em dois no final do século IV.
Um pouco de história para começar o semestre... Profa. Taís Ferreira História do Teatro II.
Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano Atlântico Oceano Índico Oceano Índico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Antártico Oceano.
Tema 3 e 4- Oceanos e Mares.
Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. Compreendendo a península ocidental da Eurásia, a Europa geralmente divide-se da Ásia a leste.
Aluna: Priscila 3° ano TRABALHO DE GEOGRAFIA. CLIMA EUROPEU ● Europa apresentam quatro estações, duas das quais são mais marcadas: o Inverno, com temperaturas.
Oriente Médio. O Médio Oriente (português europeu) ou Oriente Médio (português brasileiro) (em árabe الشرق الأوسط, ash-sharq-al-awsat) é um termo que.
E.E. Ernesto Solon Borges Aluna: Eloisa 1° ‘’A’’ Vespertino Historia.
Relevo Africano O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
PROFESSOR DANILO - GEOGRAFIA ESTRUTURA GEOLÓGICA, RELEVO E HIDROGRAFIA DA EUROPA.
GEOGRAFIA BÍBLICA Terceira Viagem Missionária Atos 20: 1-41 Atos 21: Cidades: Assôs - Mitilene – Mileto - Rodes - Pátara – Tiro - Ptolemaida.
Trem da Serra do Mar Paranaense C. Trem da Serra do Mar Paranaense é um trem de turismo que parte diariamente de Curitiba até a cidade de Morretes. A.
Europa.
Profa.: Consuelo Holanda
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Tectônicas de Placas Preenchendo Lacunas
Industrialização.
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Igreja de corintos introdução
Cisterna da Basílica Istambul - Turquia ( Yerebetan sarayi )
Mesopotâmia A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, já que foi na Baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações por volta.
Módulo 29 – Crises dos séculos XIV e XV
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Necessidade e curiosidade
EXPANSÃO MARÍTIMA.
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
Enquanto isso, no Oriente....
HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Ligando comunidades e culturas
O IMPÉRIO BIZANTINO.
Aspectos Naturais do Continente Europeu
País: Alemanha.
A EUROPA ORIENTAL E O PASSADO SOCIALISTA.
Ana Francisca Matos nº3 8º1
História da cidade da Babilónia
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
África: divisões regionais
HIDROSFERA.
Expansão Marítima.
Clima do Continente Asiatico.
Civilizações da África Antiga
História de Campina Grande-PB
Países da União Europeia
CEMA/Profª Tatiane 6º ano
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Teorema de tales. Um pouco de história. A matemática, no sentido moderno da palavra, teve origem em algumas cidades-Estado gregas, por volta do século.
Características econômicas e sociais
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
Nomes: Justin, Jordan, Vinicius e Vitor Rodrigues Turma: 991
ESCOLA SANTA RITA DISCIPLINA: Geografia
PROGRAMA TESOUROS DA TURQUIA 27/09 A 08/10/18
Capítulo 9 O relevo e suas formas
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
É constituído por tubos chamados de veias que tem como função conduzir o sanguedos capilares para o coração. As veias, também como as artérias, pertencem.
Cidades, reinos e impérios Aula 1
Preparatório EsPCEx História Geral
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE ¨PLACAS TECTÔNICAS¨ PROF. HIROSHI YOSHIZANE.
IMPÉRIO BIZANTINO CORDEL MUSICAL Claudivan Lopes.
Transcrição da apresentação:

Revista Mundo Estranho 17 set 2010, 18h33 - Atualizado em 19 ago 2016, 17h58 dois-continentes/

A cidade, que tem cerca de 12 milhões de habitantes na região metropolitana, é dividida em duas pelo estreito de Bósforo, que também é um dos marcos divisores dos continentes europeu e asiático. Isso faz com que a parte oeste da cidade fique na Europa e a parte leste, na Ásia. Por causa dessa divisão, a Turquia é considerada uma nação transcontinental, assim como a Rússia (que pertence à Ásia e à Europa), o Egito (Ásia e África), entre outros países. Hoje, a maioria da população de Istambul mora na parte asiática e vai para a parte europeia para trabalhar. A cidade é resultado de uma longa história que começou com Bizâncio (fundada em 657 a.C.), no lado europeu, e com a Calcedônia, no lado asiático. As duas cidades só se juntaram no século 15, quando foram conquistadas pelos turcos otomanos. O local só foi oficialmente renomeado como Istambul em 1930.

Por definição, estreito é um acidente geográfico que separa duas massas continentais, ligando duas massas oceânicas, através de um pequeno canal.

O Estreito de Bósforo é o canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Por estabelecer uma ligação natural entre dois continentes, Bósforo possui uma importância geopolítica sem igual. Quando a região ao qual se encontra – a então gloriosa cidade de Constantinopla – foi tomada pelos Turcos-Otomanos em 1453, os europeus foram impedidos de se deslocarem até a Ásia Oriental em busca de matérias-primas, o que os forçou a investir nas navegações marítimas a fim de descobrirem novas rotas para a Índia.

Atualmente, existem inúmeros acordos internacionais para a utilização comercial desse estreito. Desde a Antiguidade buscou-se a criação de um ponto para ligar os dois lados de Bósforo. No entanto, apenas em 1973, essa façanha foi conseguida. Atualmente, a Ponte de Bósforo é um dos cartões- postais de Istambul em virtude de sua bela iluminação durante a noite. A origem do Estreito de Bósforo é considerada geologicamente muito recente, cerca de 5600 anos a.C. Os geólogos afirmam que, antigamente, o Mar Negro era um grande lago de água doce, sendo invadido pelas águas do Mediterrâneo, dando origem ao estreito.

A localização estratégica do Estreito de Bósforo e o fato de ele ter sido o ponto de localização principal de grandes impérios (como o Persa, o Romano e o Bizantino) são as principais evidências de como a posição geográfica pode ser um importante fator de influência sobre as relações humanas.