A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

África: divisões regionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "África: divisões regionais"— Transcrição da apresentação:

1 África: divisões regionais
Disciplina: Geografia Profa: Sâmara Iris “Pobreza no centro e ‘desenvolvimento’ nos polos”.

2 Podemos dividir o continente africano de duas formas:
As duas Áfricas: África do Norte e a África Subsaariana Proximidade geográfica: Norte da África, Ocidental, Oriental, Central e Meridional

3 A grande faixa desértica que se estende de leste a oeste no norte africano divide o continente africano em duas sub-regiões: 1- África Branca (norte): é formada por países que têm características físicas e humanas semelhantes às do Oriente Médio. Seu clima é desértico, e a região é ocupada desde o século VII por povos árabes. 2- África Subsaariana ou áfrica Negra, bem mais extensa, reúne a maioria da população, predominantemente negra. Nessa região, concentram-se alguns dos principais problemas econômicos e sociais do planeta.

4

5 África do Norte ou branca
Formada pelo Saara Ocidental, e por seis países independentes: Saara Ocidental, Marrocos, Tunísia, Líbia, Argélia e Egito.

6 Clima: desértico quente (90%) Litoral: mediterrâneo Relevo: cadeia do Atlas Devido ao clima, a hidrografia da região é pobre, salvo pela presença do rio Nilo. Foi o berço de civilizações muito antigas, como a dos egípcios. A ocupação árabe (VII) foi muito duradoura e proporcionou: a grande porcentagem da população formada por árabes e o predomínio da religião mulçumana.

7 A presença do Saara dificulta as atividades humanas em grande parte do território da África do Norte, especialmente a agricultura. As principais cidades ficam situadas nas faixas litorâneas, mais úmidas e férteis. Principais atividades agrícolas: oliveiras, cítricos e uvas. Pequenas atividades nos oásis, mas a principal área agrícola é o vale do Nilo: algodão. Os indicadores socioeconômicos classificam-se entre os mais altos do continente africano.

8 África do Norte – Indicadores selecionados
Adaptado de:

9 África Subsaariana ou negra
Desertos: Namíbia e o Kalahari. Impactos ambientais: Desmatamento (florestas tropicais do centro-oeste africano) para o aumento da população, o crescimento das cidades e a derrubada de árvores para extração de madeiras nobres. Escassez de água: desmatamento, e o aumento populacional.

10 Recursos minerais: petróleo, carvão, urânio
Recursos minerais: petróleo, carvão, urânio. Nigéria e Angola são membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Antes quem explorava esses recursos minerais eram os países europeus. Atualmente, são as transnacionais. Guerras civis (alguns exemplos): Nigéria, Líbia, Egito, Angola, Congo.

11 Até hoje predominam as monoculturas comerciais de café, algodão, café, chá, cacau, banana, abacaxi. As plantations continuam sendo praticadas por fazendeiros “brancos”, e as lavouras tradicionais, por camponeses “negros” > herança colonial. Baixos indicadores socioeconômicos; altos indicadores populacionais; epidemia de Aids Único mais industrializado: África do Sul.

12 As cidades africanas: Apesar de antigas, elas só vivenciaram sinais de urbanização a partir do século XIX. 40% da população vivem nas cidades. Algumas megacidades: Cairo (Egito), Lagos (Nigéria) e Kinshasa (Rep. Democrática do Congo).


Carregar ppt "África: divisões regionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google