LÍNGUA PORTUGUESA: Regência Verbal (volume 3)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Advertisements

TERMOS RELACIONADOS AO VERBO
REGÊNCIA.
Profª. Bia Buganeme Lingüista/USP
Regência Verbal Há verbos, na língua portuguesa, que exigem a presença de outros termos na oração a que pertencem. Quando um verbo exige a presença de.
Classes Gramaticais.
Regência verbal.
Regência verbal Profª.:Fátima Liporage.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire.
OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO
Período composto por SUBORDINAÇÃO
PREDICAÇÃO VERBAL.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
REGÊNCIA VERBAL.
Predicação Verbal e Complementos Verbais
Regência Verbal.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
Partícula apassivadora X Índice de indeterminação do sujeito
Transitividade Verbal
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
REGÊNCIA Profª.: Synara Vilar.
MATERIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA PROF.: HIDER OLIVEIRA
REGÊNCIA VERBAL Simone Cerullio.
Professora: SUZETE BEPPU
NOMES E PRONOMES OBLÍQUOS
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Resumo Assuntos estudados
REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”
Regência Verbal As palavras de uma oração são interdependentes, relacionam-se entre si. Essa relação é chamada de regência. A regência verbal diz respeito.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 20. Termos Determinantes do Verbo Complementos Verbais AULA.
Complementos verbais. Objeto Direto Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo. Em geral, o objeto direto não vem introduzido.
Dessa forma, para auxiliar aqueles que também estão se preparando para entrar na universidade ou assumir um cargo na carreira pública, escrevi um artigo.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 13. Pronomes AULA DIGITAL.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
ANÁLISE SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS NIXSON MACHADO.
Português . Aula 02 Regência Verbal e Nominal
GRAMÁTICA 1ª série – 2º trimestre (ênfase para o PAS/UEM)
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE: Análise Sintática (volume 2)
Regência O estabelecimento de relações de sentido.
Sintaxe do período simples-Termos essenciais da oração
REGÊNCIA VERBAL.
Baixe arquivos: LÍNGUA PORTUGUESA: Pronomes (volume 1) e Colocação pronominal (volume 3) Prof. Nelson Guerra Baixe arquivos:
Classes fechadas de palavras
CRASE.
REGÊNCIA VERBAL.
Pronomes oblíquos átonos
Transitividade verbal
REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL
Professora: SUZETE BEPPU
REGÊNCIA VERBAL Prof. Pedro Ulisses.
Professora: SUZETE BEPPU
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Prof.ª Rose Vasconcelos
REGÊNCIA VERBAL Profª. Janete.
Letras Módulo VI - Sintaxe I
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Regência verbal … reagir a… … afastar-se de… … discordar de…
Sintaxe de Regência Nominal.
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Pronome Relativo usos.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Transcrição da apresentação:

LÍNGUA PORTUGUESA: Regência Verbal (volume 3) Prof. Nelson Guerra Baixe arquivos: www.CursoSolon.com.br/imagem 1

CONCEITOS INICIAIS Observe o diálogo, Carlos Drummond de Andrade: — Alô. Eu queria saber é quem está no aparelho. — Ah, sim. No aparelho não está ninguém. — Como não está se você está me respondendo? — Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém. — Engraçadinho! Então, quem está ao aparelho? — Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo. Percebeu o erro? 

CONCEITOS INICIAIS Observe o diálogo, Carlos Drummond de Andrade : — Alô. Eu queria saber é quem está no aparelho. — Ah, sim. No aparelho não está ninguém. — Como não está se você está me respondendo? — Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém. — Engraçadinho! Então, quem está ao aparelho? — Agora melhorou. Estou eu, para servi-lo. Nesse contexto, estar em...  Estar dentro estar a...  Estar próximo

CONCEITOS INICIAIS Portanto, a REGÊNCIA VERBAL estuda a relação existente entre o verbo e seu complemento. Há verbos que EXIGEM (REGEM) complemento com a presença obrigatória de uma preposição. São verbos transitivos indiretos (VTI) e seus completos são chamados de objetos indiretos. Ex.: Valfrídío gosta de goiaba. (gosta de algo). Há verbos que NÃO EXIGEM (NÃO REGEM) preposição alguma para serem complementados. São verbos transitivos diretos (VTD) e seus complementos são chamados objetos diretos. Ex.: Valfrídio ama goiaba. (ama algo). Em diversos idiomas há dicionários de regência.

VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos É muito comum a cobrança do conhecimento da regência destes verbos em provas de concursos e vestibulares

VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES  No sentido de respirar / inalar é VTD e, portanto, não rege (não exige) nenhuma preposição  objeto direto. Ex.: Aspirei poeira ontem. (aspirar algo)  Mas no sentido de pretender / desejar é um VTI regendo (exigindo) objeto indireto com a preposição “a”. Ex.: Ela aspira a um prêmio. (aspirar a algo) Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos

VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos  No sentido de socorrer / prestar assistência é VTD e, portanto, não rege (não exige) nenhuma preposição obj.direto: O médico assistiu o doente. (assistir alguém)  No sentido de ver / estar presente é VTI regendo (exigindo) obj.indireto com preposição “a”. Ex.: Ela assistia ao filme. (assistir a algo)

VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos Não use “em”. Em relação ao destino, use a preposição “a”: Ele chegou em Curitiba. (errado) Ele chegou a Curitiba. (correto) Ele foi em Portugal. (errado) Ele foi a Portugal. (correto) Ele foi para Portugal. (correto) (Observe que o verbo IR também aceita a preposição “para”).

VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos Nunca são VTD. São sempre VTI, regendo a preposição “a”: Desobedeci o pai. (errado) Desobedeci ao pai. (correto) Obedeça a sinalização.(errado) Obedeça à sinalização.(correto)

VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos É um VTDI, exigindo dois objetos: um direto (sem preposição) e outro indireto (com a preposição “a”). Não use “do que”. Observe bem os exemplos: - Prefiro o café ao chá. (correto) - Prefiro o café do que o chá.(errado) - Prefiro mais o café do que o chá.(errado)

VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos 1) São VTI com a preposição “de”, quando acompanhados de pronome oblíquo: - Eu me esqueci do dinheiro. - Ela se esqueceu da apostila. 2) São VTD (sem preposição) quando não acompanhados de pronome oblíquo: - Eu esqueci o dinheiro. - Ela esqueceu a apostila. Errados: Eu esqueci do dinheiro. Ela esqueceu da apostila.

VERBOS QUE APRESENTAM DIFICULTADES Aspirar Assistir Ir / Chegar (Des)obedecer Preferir Lembrar /esquecer Outros casos Veja na apostila 3

ATIVIDADE Prefiro ir a cavalo pro lado errado a ir a pé pro lado certo! (preferir uma coisa a outra coisa)

SEGUNDA PARTE REGÊNCIA VERBAL diante dos pronomes relativos: que, quem, o qual, cujo, onde/aonde Lembre-se de que a preposição deve estar presente em frases complexas, se exigida pelo verbo, diante dos pronomes relativos, que são aqueles que relacionam uma oração a outra. 14

QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado 01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. 02.[__] Chegaram agora os contratos que o contador discorda. 03.[__] As provas as quais o advogado se referiu foram perdidas. 04.[__] Foram suspensos os lanches os quais os presos detestam. 05.[__] Os maridos que as esposas confiam foram demitidos. 06.[__] Arrumamos as janelas que os ladrões entraram. 07.[__] Encontrei os documentos em que as fotos eram antigas. 08.[__] O bairro que o Dioclézio mora é arborizado. Respostas 

QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado 01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. E: com as quais ou com quem  Você saiu com as moças.

QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado DE + OS = DOS. 01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. E: com as quais ou com quem  Você saiu com as moças. 02.[__] Chegaram agora os contratos que o contador discorda. E: de que ou dos quais  Contador discorda dos contratos.

QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado DE + OS = DOS. A + AS = ÀS. 01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. E: com as quais ou com quem  Você saiu com as moças. 02.[__] Chegaram agora os contratos que o contador discorda. E: de que ou dos quais  Contador discorda dos contratos. 03.[__] As provas as quais o advogado se referiu foram perdidas. E: a que ou às quais  O advogado se referiu às provas.

QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado DE + OS = DOS. A + AS = ÀS. 01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. E: com as quais ou com quem  Você saiu com as moças. 02.[__] Chegaram agora os contratos que o contador discorda. E: de que ou dos quais  Contador discorda dos contratos. 03.[__] As provas as quais o advogado se referiu foram perdidas. E: a que ou às quais  O advogado se referiu às provas. 04.[__] Foram suspensos os lanches os quais os presos detestam. C: que ou os quais  O presos detestam os lanches.

QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado DE + OS = DOS A + AS = ÀS EM + OS = NOS 01.[__] As moças as quais você saiu ontem ligaram agora. E: com as quais ou com quem  Você saiu com as moças. 02.[__] Chegaram agora os contratos que o contador discorda. E: de que ou dos quais  Contador discorda dos contratos. 03.[__] As provas as quais o advogado se referiu foram perdidas. E: a que ou às quais  O advogado se referiu às provas. 04.[__] Foram suspensos os lanches os quais os presos detestam. C: que ou os quais  O presos detestam os lanches. 05.[__] Os maridos que as esposas confiam foram demitidos. E: em quem ou nos quais  As esposas confiam nos maridos.

QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado DE + OS = DOS A + AS = ÀS EM + OS = NOS POR + AS = PELAS CONTINUAÇÃO: 05.[__] Os maridos que as esposas confiam foram demitidos. E: em quem ou nos quais  As esposas confiam nos maridos. 06.[__] Arrumamos as janelas que os ladrões entraram. E: por que ou pelas quais  Os ladrões entraram pelas janelas.

QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado DE + OS = DOS A + AS = ÀS EM + OS = NOS POR + AS = PELAS CONTINUAÇÃO: 05.[__] Os maridos que as esposas confiam foram demitidos. E: em quem ou nos quais  As esposas confiam nos maridos. 06.[__] Arrumamos as janelas que os ladrões entraram. E: por que ou pelas quais  Os ladrões entraram pelas janelas. 07.[__] Encontrei os documentos em que as fotos eram antigas. E: cujas  As fotos dos documentos (ideia de posse).

QUESTÕES: Assinale C=Certo ou E=Errado DE + OS = DOS A + AS = ÀS EM + OS = NOS POR + AS = PELAS EM + O = NO CONTINUAÇÃO: 05.[__] Os maridos que as esposas confiam foram demitidos. E: em quem ou nos quais  As esposas confiam nos maridos. 06.[__] Arrumamos as janelas que os ladrões entraram. E: por que ou pelas quais  Os ladrões entraram pelas janelas. 07.[__] Encontrei os documentos em que as fotos eram antigas. E: cujas  As fotos dos documentos (ideia de posse). 08.[__] O bairro que o Dioclézio mora é arborizado. E: em que ou no qual ou onde  O Dioclézio mora no bairro. OBS.:  ONDE = em que lugar. // AONDE = a que lugar.

Observe a primeira linha e preencha as demais: Voaram os papéis que os quais você pediu. a que aos quais você se vinculou. com que com os quais você se encantou. de que dos quais você se lembrou. em que nos quais você crê. por que pelos quais você se apaixonou.

Observe a primeira linha e preencha as demais: Voaram os papéis que os quais você pediu. a que aos quais você se vinculou. com que com os quais você se encantou. de que dos quais você se lembrou. em que nos quais você crê. por que pelos quais você se apaixonou. a que aos quais com que com os quais de que dos quais em que nos quais por que pelos quais

FIM DA APRESENTAÇÃO Reveja o assunto na apostila - e resolva os testes - Prof. Nelson Guerra Baixe arquivos: www.CursoSolon.com.br/imagem