Profª Giovana Uggioni Silveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de sujeito.
Advertisements

Termos essenciais da oração
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Revisão Identificação e classificação do SUJEITO
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
Sujeito Tipos de Sujeito
Sujeito Sujeito.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
Termos essenciais da oração.
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
ESTUDO DO SUJEITO PROFª REGINA CÉLIA.
Termos Essenciais da Oração
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
PAUTA: Sujeito Tipos de sujeito Exercícios.
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Tipos de Sujeito.
Sintaxe do período simples Prof. Marcel Lúcio. Termos essenciais da oração Sujeito + Predicado Eu estudei para o concurso.
Concordância Verbal O verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito simples posposto ou anteposto.
Análise sintática - Sujeito Sujeito – sobre o que ou sobre quem se fala. Papel importante na concordância verbal. Achar o sujeito: o que? Quem?antes do.
INTRODUÇÃO À LÍNGUA PORTUGUESA Professora Lunara Gonçalves.
Tipos de sujeito Revisão. Sujeito determinado simples: Os funcionários entraram em greve. Quem entrou em greve? → Os funcionários. Núcleo do sujeito:
CRASE Crase é o nome dado à fusão de a + a (as). Ela é indicada pelo ACENTO GRAVE ` Ex.: Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja.
Colégio Liessin Língua Portuguesa Professora Vanusa 8º ano / 2016.
Sujeito oculto e Sujeito indeterminado. Sujeito oculto e sujeito indeterminado É muito comum as pessoas confundirem sujeito oculto com sujeito indeterminado,
Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito, mesmo que o sujeito apareça DEPOIS do verbo. Concordância verbal.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
CLASSES DE PALAVRAS E SEUS EMPREGOS
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE: Análise Sintática (volume 2)
SINTAXE, ANÁLISE SINTÁTICA
Sintaxe do período simples
Funções sintáticas Porto Editora.
Concordância Verbal.
A noção de sujeito apresentada pela gramática tradicional causa bastante polêmica entre os estudiosos da língua, haja vista sua superficialidade e lacunas.
Sintaxe do período simples
Professora: Raysa Ferreira
Alessandra Moraes Ribeiro dos Santos
Oração Sem Sujeito: é formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. Observe a estrutura destas orações:    É possível constatar.
CRASE.
língua portuguesa 3º ano - ensino médio
A T hoje Exemplo-chave do Advérbio de Tempo: 4ª Exposição
MORAL DA HISTÓRIA.
Inspirado na ideia original do livro
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Observe as frases: Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso o mau comportamento volte a acontecer, os alunos serão suspensos.
Sintaxe do período simples
PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO Frase nominal e verbal: Que dia lindo! Nós saímos ontem. Oração: O rapaz fugiu com o dinheiro. Período: O rapaz fugiu com o dinheiro.
Bem-vindos, alunos! Nome do professor.
Sintaxe da Frase ORDEM CANÔNICA E DESLOCAMENTOS
Conto Contigo 8.
Funções sintáticas.
Exercícios Análise Sintática
Termos essenciais da oração.
Sintagma Nominal Sujeito.
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
Sintaxe do período simples
Vírgula.
PROBLEMAS DO 1º GRAU E PORCENTAGEM
Sintaxe do período simples
Funções sintáticas Porto Editora.
GRAUS DOS ADJETIVOS PROFESSORA: RITA TRINDADE.
CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
Transcrição da apresentação:

Profª Giovana Uggioni Silveira TIPOS DE SUJEITO Profª Giovana Uggioni Silveira

SUJEITO É a parte da oração sobre a qual se declara alguma coisa; O verbo sempre concorda com o sujeito; NÚCLEO (Substantivo ou pronome).

SUJEITO SIMPLES A rua estava deserta. Os meninos estão gripados. Alguém saiu durante o passeio. Eles estavam dormindo.

SUJEITO COMPOSTO Tênis e natação são ótimos exercícios físicos. Ela e ele são namorados. Paula e Andreia estudaram no mesmo colégio. As professoras, os funcionários e os alunos fizeram uma festa na casa da diretora. 

Os olhos parados bonitos e tristes fixavam o horizonte. Cruz e Sousa é o maior representante do Simbolismo brasileiro. Conheciam os conteúdos estudados todos aqueles estudantes brilhantes da melhor escola do município. A maioria dos alunos chegou cedo.

SUJEITO OCULTO, DESINENCIAL OU ELÍPTICO Dispensamos todos os funcionários. Comi muitos chocolates ontem. Fostes ao encontro? Estuda e faz todos os exercícios que passarás no concurso.

SUJEITO INDETERMINADO Procuraram você por todos os lugares. Estão pedindo seu documento na entrada da festa. Vive-se melhor no campo. Precisa-se de técnicos em informática.

Armazenaram a comida em um depósito. Os alunos fizeram a campanha de doação de alimentos. Então, armazenaram a comida em um depósito na escola. Era penoso estudar todo aquele conteúdo. É triste assistir a estas cenas tão trágicas.

Precisa-se de voluntários no hospital. Aluga-se apartamento neste condomínio. Come-se muito bem nesta cidade. Aprovaram-se os novos candidatos.

SUJEITO INEXISTENTE OU ORAÇÃO SEM SUJEITO Havia formigas na casa. Nevou muito ontem.

VERBOS QUE INDICAM FENÔMENOS DA NATUREZA Trovejou sem parar na Baixada Fluminense. Amanheceu antes do horários previsto. Havia chovido bastante durante a manhã.

“De manhã escureço De dia tardo De tarde anoiteço De noite ardo.” Vinícius de Moraes

HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR, ACONTECER, OCORRER Houve poucas desistências para o curso de verão. Deve haver muitos convidados para a festa. Houve cinco acidentes na mesma esquina semana passada.

VERBOS QUE INDICAM TEMPO DECORRIDO: HAVER, FAZER, IR Há muitos anos nos conhecemos. Desde criança. Faz dois meses que não vou à aula. Vai fazer três anos que não viajo. Vai para dez anos que me aposentei.

VERBOS QUE INDICAM TEMPO E DISTÂNCIA: SER, ESTAR, PASSAR, FAZER Ontem, fez 2 graus. Já passa das quatro horas. É frio. Está frio. Deve fazer dias quentes na Bahia.

VERBOS QUE INDICAM TEMPO DECORRIDO: HAVER, FAZER, IR Há muitos anos nos conhecemos. Desde criança. Faz dois meses que não vou à aula. Vai fazer três anos que não viajo. Vai para dez anos que me aposentei.