Santa Catarina, um estado rico em águas, mas...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
Advertisements

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Objetivos: O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Aterro sanitário e lixão: qual a diferença?
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Acesso à água potável Mesmo com o número de pessoas sem acesso a água potável menor, segundo a Organização das Nações.
Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba - AESA setembro de 2016.
OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA
Escola EB 2,3 Sec. Dr.Hernâni Cidade. 1. Introdução 1. Introdução 2.O Lince Ibérico 2.O Lince Ibérico 3.A Cegonha Preta 3.A Cegonha Preta 4.O Coelho Bravo.
M3 Recursos renováveis e recursos não renováveis CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Temas : I nformação Vegetação Clima Relevo Economia.
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
Forças Endógenas e Exógenas Endógenas Exógenas Interior do planeta; Convecção do manto; Ação Climática; Modelador da paisagem.
Países mais ricos da África Entre os mais ricos podemos citar, o Egito, a África do Sul, Argélia e Nigéria. Já entre os mais pobres, a Somália, Gâmbia,
A água H20. O QUE É A ÁGUA? Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogenio e um de oxigênio.
As dez cidades mais poluídas do planeta A seguir vamos ver uma lista com os nomes destas.
MANEJO DE ÁREAS SILVESTRES – IF128
Alimentação Saudável e Sustentável
GEOPROCESSAMENTO: Fundamentos Teóricos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
Água e adaptação às mudanças
Água como recurso escasso
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
Por: Julio Taylor e Leonardo 3º Ano noturno
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
AGRICULTURA TRADICIONAL
RELAÇÃO ENTRE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS E A INDÚSTRIA MINEIRA NO APL DE SANTA GERTRUDES Prof. Dr. Carlos Lloret Ramos Prof. Dr. Paulo.
POLUIÇÃO DO AR E SOLO Caio P. Nº: 3 Marcus M. Nº: 16 Matheus K. Nº: 17
MONITORAMENTO - BACIA DO TUBARÃO
Conceitos de GEOGRAFIA
Por: Beatriz Russo, n°03 Isabella de Abreu, n°10
Vulcanismo Secundário
VENDE-SE ILHA.
Análise qualidade da água
ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DE LODOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA NO ESTADO DE GOIÁS Autores: Eraldo Henriques de Carvalho, Simone Costa Pfeiffer, Diogo.
HABITAT NATURAL DO EGO AO ECO.
A ESCASSEZ DE ÁGUA NO PLANETA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Professor: Guilherme Vieira
RECURSOS NATURAIS Página 87.
Disciplina: Geografia
Ciências Naturais – 8.º ano
AQUECIMEMENTO GLOBAL CAUSAS:
Regiões Hidrográficas
Trabalho mercados agricolas
Como surgiu a cocaína? A  cocaína surgiu durante o século XIX. No início do século XX foi vendido nas farmacias como anestésico local e como tônico para.
Megamineração, Governos e Empresas
Água: um bem finito?.
Clicar ENTER para ler mensagem e mudar de tela
Política e meio ambiente
OFICINA DE BRINQUEDOS.
CANADÁ E ESTADOS UNIDOS.
Sistemas Naturais e Infra-estrutura de Aproveitamento Internacional
O CRESCIMENTO URBANO E OS PROBLEMAS URBANOS
Dia da Árvore.
Características gerais dos seres vivos
PARÂMETROS DESCONFORMES VALOR DE REFERÊNCIA ESTABELECIDO PELA CETESB
Relação entre os seres vivos e o ambiente Conceitos
Ciclo da Água.
Use o mouse e detenha-se quanto desejar
Câmara Técnica de Resíduos Sólidos
FATORES DO CLIMA.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
REGIÃO SUL 7 ano CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF.ªROSELI BARAÇAL.
Geografia de Santa Catarina
Os Oito Objetivos do Milênio
NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
EU E O MUNDO.
Avaliação dos parâmetros físico-quimicos da água na microbacia hidrográfica do córrego da Aldeia, Fernandópolis-SP Sérgio Luís de Carvalho, Gilberto Alves.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Santa Catarina, um estado rico em águas, mas... III

Estado rico em águas

Santa Catarina é formado por 295 municípios e aproximadamente 7 milhões de habitantes. Um estado que em consideração a outros, sua extensão territorial não é muito grande, mas é abundante no que se refere a quantidade de água, tanto superficiais, quanto as subterrâneas. Sabemos que a água é fator determinante para a vida na terra, apesar de nosso estado ter água em abundância, esse recurso natural renovável está ficando casa vez mais escasso por causa da poluição.

A agência Nacional de Águas divide os recursos hídricos catarinense em três grandes regiões hidrográficas: do Paraná (bacia do Iguaçu); do Uruguai e a do Sudoeste (bacia do Atlântico).

Os rios que cortam nosso estado possuem dois sistemas independentes:

Santa Catarina além de possuir as águas superficiais, é agraciada com águas subterrâneas que conhecemos como:

O aqüífero Guarani abrange uma área de 49 O aqüífero Guarani abrange uma área de 49.200 km² em Santa Catarina com profundidade de 400 à 1500m. No estado possui cadastrado 7.476 poços perfurados, mas esses não beneficiam a população.

As águas abundantes poderão tornar-se escassas Sabemos que para o consumo humano a água tem que ser potável, mas devido ao alto nível de poluição, as águas no território catarinense não podem ser usadas antes de receber tratamento.

Principais vilões da poluição Esgoto sanitário: Em Santa Catarina é o principal vilão, pois somente 17,03% da população possui coleta de esgoto, e ainda dos que são coletados 21,88% é tratado. Assim, 660 milhões de litros de esgoto são jogados diretamente na natureza, ou seja 40 mil caminhões limpa fossa por dia.

Dejetos de animais: é outra fonte de poluição em nosso estado, principalmente a criação de suíno. Até a década de 1970 esse tipo de poluente não era considerado, mas com o passar do tempo, Santa Catarina tornou-se o maior criador de porcos do Brasil, com 8 milhões de cabeças gerando 10 milhões de m³ de dejetos por ano.

Extração mineral: mais expressiva na região sul, devido a extração do carvão, é uma situação crítica na poluição hídrica. Os rios Tubarão, Urussanga e Araranguá, recebem diariamente 3.370 toneladas de poluição sólida, 127 toneladas de acidez, 320 toneladas de sulfato e 35,5 toneladas de ferro.

Lixo doméstico: não bastasse todo poluente, ainda temos o lixo gerado por todos nós, que muitas vezes vão parar dentro dos rios.

Além da poluição das águas afetarem o ser humano, sabemos que nossos rios e lagos são habitat natural de várias espécies de animais que estão correndo sérios riscos de extinção.

Questão da água , um clamor do papa em favor dos pobres Devido as más condições de vida dos mais pobres, não lhe dá muitas vezes o direito de ter seu esgoto tratado e nem água potável, gerando assim doenças como diarreia e a cólera.

Não devemos pensar somente na poluição das fábricas, temos que ter a consciência e refletirmos no nosso detergente e produtos químicos que usamos no dia a dia, que também estão sendo despejados nos rios, lagos e mares.

Cuidar é compromisso nosso

FIM