HISTÓRICO E FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DO SOLO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Advertisements

Os povos da Mesopotâmia
Brasil Antes dos portugueses Assista no modo de apresentação (aperte F5), você visualizará melhor as imagens.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Revolução Agrícola. Durante muito tempo nossos ancestrais viveram da caça, pesca, coleta de frutas e raízes. A agricultura modificou os hábitos do ser.
Monarquia República Império. Alguns fatores para a ocupação da região: - aspectos físicos (Roma está localizada na Península Itálica) - o solo fértil.
O MUNDO GREGO. A DEMOCRACIA  O que é a democracia?  Participação popular na ética da Polis  Participação Direta do cidadão nas Ágoras Homens Maiores.
SEMINÁRIO O século XIX e a reorganização geopolítica nas Guianas ou Amazônia Caribenha. As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre.
História – Profª Miriam Cristiane Teixeira de Oliveira.
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos Fabrício Rodrigues.
Prof.: Anderson Marques de Souza 2017
Localização do Vaticano
EGITO.
Sociedade Mineradora.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Introdução O Japão é um conjunto de ilhas. São 6852 ilhas no total, mas apenas 430 são habitadas. Nessas ilhas a quantidade de montanhas é muito grande,
Geografia- Profª Sildenia
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua,
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
Coordenação: Marcelo Correa
A sedentarização dos seres humanos
Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
FILOSOFIA GREGA.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
TRABALHO DE história Os Maias.
A evolução tecnológica do controle de plantas daninhas
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
Ciências Naturais – 8.º ano
Evolução.
FLG 0608 – Introdução ao estudo dos solos
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
História de Campina Grande-PB
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
SOLOS Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Os primeiros hominídeos. Os primeiros Hominídeos. nome dados para classificar os primeiros seres humanos Com a evolução chegou-se a uma única espécie.
Mesopotâmia.
Coordenadora de Geografia:
ISRAEL Fatos pouco conhecidos.
REVISÃO PARA A PROVA MENSAL 1
Roma: da Monarquia à República
Pré-História IIi.
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
CHINA ANTIGA.
UT-6.
Roma: origens de um império
ECOLOGIA Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
Capítulo 1 Lugar e paisagem.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.
Cidades, reinos e impérios Aula 3 - Egito
Conclusão do estudo da sociedade trecentista em Portugal (6)
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Cidades, reinos e impérios Aula 1
Cursinho pré-vestibular
Prof: Marcus Ferrassoli
TUA MISSÃO.
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
Professor: Geraldo M. Modesto
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Sociedade Mineradora.
A Formação do Império Romano
Transcrição da apresentação:

HISTÓRICO E FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DO SOLO Luciane Costa de Oliveira Fonte: 19 lições de Pedologia (Igo Lepsch)

Leonardo da Vinci... “Por que será que conhecemos mais acerca dos distante objetos celestiais do que o chão abaixo dos nossos pés?” Será que o solo tem tão pouca importância em comparação com os outros recursos naturais, para não ser mencionado? Ou será pelas dificuldades em examiná-lo, porque para isso é necessário escavar um buraco no chão? (Igo)

Os primeiros conhecimentos Os nômades começaram a fixar território, escolhidos a partir da qualidade do solo, do clima e da água. Sulcando esses solos com primitivos arados de madeira, plantavam sementes que germinavam e cresciam sob sua guarda. Foi assim que começaram a conhecer melhor o solo.

Das aldeias para as cidades Da qualidade do solo dependiam, portanto, o aumento da população e o grau de organização da sociedade. Solo fértil = aumento da produção de alimentos Aumento da produção de alimentos = aumento da população Aumento da população = aumento das aldeias transformando-se em cidades.

A descoberta da fertilidade do solo A população foi aumentando e os solos pouco férteis eram abandonados e a busca por solos férteis se dava em locais cada vez mais distantes; A vegetação sempre verde ao longo dos rios iria desaparecendo e o pastoreio cada vez mais se distanciando para dar lugar as lavouras (comunidades vegetarianas);

O advento de técnicas de irrigação Com as lavouras cada vez mais distantes das margens dos rios, cresce a dificuldade de irrigá- las. Inicia agora a disputa por terras férteis e pelo uso da água necessária para sua irrigação. O homem precisou desenvolver técnicas de irrigação para sua sobrevivência.

A divisão de trabalho Surgem os primeiros caciques, pajés e artesãos; Depois reis, fidalgos, súditos e escravos; Mais tarde grandes tribos urbanas, formadas por políticos, médicos, engenheiros, militares, sacerdotes, advogados, professores e estudantes;