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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.

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1 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.

2 História da Minha Vida

3 Origem da História  O que é História?  Ciência que estuda os homens em sociedade em qualquer tempo e lugar.  Qual o objetivo da História?  Conhecer a realidade humana em sociedade.

4 Qual o objeto da História?.  O objeto da Historia são os homens, mais precisamente a ação humana, que se constitui em Fatos históricos.  Existem dois tipos de fatos: Fato social e o Fato Histórico.

5 Fato social: é o fato que não muda a realidade social mais ampla.

6 Fato histórico: é o que transforma a realidade social.

7 Como se faz a História?  A História pressupõe a existência de seres humanos, relacionando- se entre si, em sociedade.  Portanto são os homens vivendo em sociedade que fazem a História.

8 COMO SE ESCREVE A HISTÓRIA?  Historiadores reconstituem a História através das FONTES HISTÓRICAS.  FONTE HISTÓRICA é todo e qualquer material que possa dar informações sobre uma sociedade em qualquer tempo e espaço.

9 Fontes históricas se constituem por: DOCUMENTOS ESCRITOS:

10

11 DOCUMENTOS NÃO ESCRITOS

12 São bens da comunidade que sustentam a memória social formando o PATRIMÔNIO HISTÓRICO cuja função é preservar a identidade social.

13 Para a História, Espaço e Tempo são fundamentais. O Tempo na História  A História estuda a continuidade e a mudança.  O QUE É TEMPO?  Tempo é a dimensão da história. Nele situamos os fatos; nele percebemos as mudanças.

14 Existem dois tipos de Tempo:  O TEMPO HISTÓRICO:  CURTO: Acontecimentos cuja duração tem anos.  Guerra dos Farrapos Farroupilha) 1835 a 1845.

15 MÉDIO: Acontecimentos cuja duração tem em torno de 1 século.  As Cruzadas, 174 anos

16 LONGO: Acontecimentos cuja duração tem mais de um século.  A escravidão no Brasil vigorou durante 388 anos

17 TEMPO CRONOLÓGICO  Tempo marcado pelos calendários.  É produzido culturalmente. Calendário Maia

18  Calendário Cristão (Papa Gregório XIII)  Calendário Judaico Estamos no ano de 5.770.

19  Calendário Muçulmano  (estamos no ano de 1431)  Calendário Chinês – inicio em Fevereiro.

20 Em história um dos referenciais de marcação do tempo são os séculos.  Século:  ano 1 até o 100 = século I  ano 101 até 200 = século II...  Nos algarismos romanos: à esquerda diminui e à direita soma: Ex: IV = 4 V = 5 VI = 6

21 Qual é a primeira necessidade humana?  A primeira necessidade humana é a sobrevivência.  O homem enquanto ser social transforma a natureza pelo trabalho e cria condições para tornar-se um ser social.  O homem é um ser histórico e social que se humaniza através do trabalho.

22  O trabalho para o homem é uma necessidade histórica e não natural.  A forma como o homem trabalha e transforma a natureza, satisfazendo sua necessidade de sobrevivência, determina a forma como ele organiza a sociedade, e como se relaciona com outros homens.  De acordo com as formas de trabalho, o homem cria vários Modos de Produção.

23 MODOS DE PRODUÇÃO:  Forma pela qual os homens em sociedade se organizam para produzir o que precisam para sobreviver.  Modos de produção são compostos por: FORÇAS PRODUTIVAS – seres humanos e MEIOS DE PRODUÇÃO – terras, fábricas, bancos, lojas etc.

24  A relação que se estabelece entre as FORÇAS PRODUTIVAS e os MEIOS DE PRODUÇÃO determina uma RELAÇÃO SOCIAL DE PRODUÇÃO, que é a relação entre os homens quando uma transação comercial ou de trocas se estabelece entre eles.

25 Ao longo da História houve vários MODOS DE PRODUÇÃO. Entre eles, destacam-se: MODO DE PRODUÇÃO PRIMITIVO OU COMUNAL

26  MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO  MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA ANTIGO Greco- romano

27  MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL  MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA MODERNO

28  MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA  MODO DE PRODUÇÃO SOCIALISTA

29 Breve História

30 FIM!


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