Ciências da Natureza e suas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plasmas espaciais e astrofísicos Física de Plasmas 01/2004
Advertisements

A Aurora Boreal Composta por: Carl Orff, em 1936 Executada pela: Orquestra Sinfônica de Boston Música: Carmina Burana Abertura: Ó Fortuna.
Radiação Solar. Balanço de Radiação
Alguns Fenômenos Ópticos
FENÔMENOS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DA MATÉRIA
O Sol é uma enorme esfera de gás, formada essencialmente por hidrogénio e hélio, que brilha porque estes, e os restantes gases que o constituem, atingem.
Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.
Sistema climático global
Antártida.
Da Agência EFE A Nasa (Agência Espacial Americana) recomendou nesta terça-feira (3) aos exploradores celestes que estejam atentos nas noites de terça e.
Mudanças Climaticas Globais Reinaldo Haas. Glaciação.
O Sol Rogério Riffel Fundamentos de Astronomia e Astrofísica.
Nomes : Ana Clara Ferreira e Ana Clara Duarte Turma: 502 Professora: Roberta Monis.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TELEVISÃO.
Iluminação em Museus Teoria da Luz e da Cor; Fotometria e Fontes Luminosas Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito,
Eclipses Solares e Lunares Roberto Ortiz - EACH/USP.
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
Eletromagnetismo Parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas. Denomina-se.
Expansão do Universo e Aglomerados de Galáxias Rogério Riffel Fundamentos de Astronomia e Astrofísica.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física LÂMPADA FLUORESCENTE.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR ELÉTRICO.
Tipos de energia Nome : Maria Eduarda Gomes e Maria Eduarda Romano Turma : 501 Professora : Andrea Loureiro.
O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas.- Além do planeta Terra,
Propriedades do imã Pólos de um ímã: Regiões onde as ações magnéticas são mais intensas. Qualquer ímã possui 2 pólos, denominados pólo norte ( N ) e pólo.
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
CAMPO MAGNÉTICO
Professor Bruno Nascimento
Nome: Raiane Sabioli Data 27/07/2016 Prof Vanderley 3°A Matutino
Estrutura Eletrônica dos Átomos
Radioatividade, o espectro eletromagnético e a radiação não ionizante
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Caracterização de Biomoléculas - BBM5007
Fundamentos de Eletricidade
Climatologia.
Ciências da Natureza e suas
– Laboratório de física da terra e do universo
Nome: joão Pedro BARBOSA TURMA: 502 PROFESSORA: ROBERTA MONIS
O Sol e a Heliosfera.
Fatores e elementos climáticos
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
A Aurora Boreal Música: Carmina Burana – Carl Orff
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Lâmpada Vapor de mercúrio
A importância do ar para os seres vivos
Fusão e Fissão.
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
Eletromagnetismo.
Eletromagnetismo Campo Magnético 1.
Grandezas luminotécnicas
AULA 10 ARISTIDES CIPRIANO LEI DE FARADAY
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Magnetismo terrestre A Terra se comporta como um enorme ímã, com o polo magnético sul localizado nas imediações do norte geográfico e o polo magnético.
A Aurora Boreal Poema: Aurora Boreal – António Gedeão.
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA
Revisão para o teste de Ciências
A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera,
O mundo Da Imagem AGRUPAMENTO ESCOLAS JOAQUIM INÁCIO DA CRUZ SOBRAL
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física AURORAS POLARES

AURORAS POLARES As auroras podem ser observadas nas camadas mais elevadas da atmosfera, nas proximidades dos pólos norte e sul da Terra. É um belo espetáculo de luz e cores na atmosfera à noite. A que ocorre no pólo norte recebe o nome de aurora boreal, a do pólo sul é conhecida como aurora austral. Elas formam no céu uma luminosidade difusa, que pode ser vista quando o Sol está baixo no horizonte.

O Sol emite uma grande quantidade de partículas eletricamente carregadas, prótons e elétrons, que caminham em todas as direções. Esse fluxo de partículas recebe o nome de vento solar. Ao atingir as altas camadas da atmosfera da Terra, essas partículas eletrizadas são capturadas e aceleradas pelo magnetismo terrestre, que é mais intenso nas regiões polares. Essa corrente elétrica colide com átomos de oxigênio e nitrogênio - num processo semelhante à ionização (eletrificação) de gases que faz acender o tubo de uma lâmpada fluorescente. Esses choques produzem radiação em diversos comprimentos de onda, gerando assim as cores características da aurora, em tonalidades fortes e cintilantes que se estendem por até 2 000 quilômetros. Enquanto a luz emitida pelo nitrogênio tem um tom avermelhado, a do oxigênio produz um tom esverdeado ou também próximo do vermelho.

As auroras polares podem surgir em forma de manchas, arcos luminosos, faixas ou véus. Umas têm movimentos suaves, outras pulsam. Sempre em alturas de cerca de 100 quilômetros de altitude. Quanto mais próximo o observador estiver dos pólos magnéticos, maior a chance de ver o fenômeno.

O campo magnético da Terra nos protege das partículas presentes no vento solar, que viajam a 400 km/s. Se não fosse esse campo, teríamos sérios problemas de saúde, pois seríamos atingidos por essas partículas.