Processos de eletrização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Advertisements

Processos de eletrização
Física Eletrostática – Processos de Eletrização Ilan Rodrigues.
ELETROSTÁTICA.
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
ELETRIZAÇÃO JOÃO VICENTE.
Processos de eletrização
Professor Murilo Ramos
Professor Fabio Teixeira
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
Processos de eletrização
MODELOS ATÔMICOS. DO QUE É CONSTITUÍDA A MATÉRIA?
QUÍMICA INORGÂNICA (qg) QG05– Estudo da eletrosfera – Íons e semelhanças na composição. Ana
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
Aula 1 – Física Teste 1 Tempo máximo: 1 minutos Tempo mínimo: 45 segundos Uma única alternativa correta 4 questões.
Processos de eletrização ESTRUTURA ATÔMICA Prótons (p + ) Nêutrons (n 0 ) Elétrons (e - )
E. E. PROFESSORA CONCEIÇÃO HILÁRIO Disciplina: Ciências Prof.: Crislaine Turmas: 9  ano Aula de Química: Estados físicos da matéria Estudo dos Átomos.
Física Geral Experimental III Ívina Assis Bibliografia Adotada HALLIDAY, D.; RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos da Física – Eletromagnetismo. Vol. 3,
ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Introdução à Eletricidade
Ciências da Natureza e suas
ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
Interações Interatômicas
Eletrostática: Conceitos Básicos
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Professor Bruno Nascimento
Frente 1: Modelos atômicos
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
ELETROSTÁTICA Conceitos básicos PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO PROF. Lucas.
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
Átomo e Modelos Atómicos
Os Modelos atômicos.
CORRENTE ELÉTRICA.
Frente B: Eletricidade
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
ELETRICIDADE.
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Definição O potencial elétrico é uma grandeza escalar, que mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. A.
ELETROSTÁTICA Cap. 11.
Eletrostática Capítulo 10 Livro 02
AULA - 14 RADIOATIVIDADE.
Introdução à Estrutura Atmosférica
O QUE É ELETRICIDADE? São todos os efeitos causados em decorrência do movimento dos elétrons.
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
Fusão e Fissão.
ELETROMAGNETISMO ELETROSTÁTICA PROFESSOR :ADENAIR BEZERRA
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
ELETRICIDADE DA NATUREZA AO DOMÍNIO DO HOMEM.
Carga e Matéria..
AULA 10 ARISTIDES CIPRIANO LEI DE FARADAY
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
Evolução dos Modelos Atômicos
Eletricidade Tudo depende do eletron.
Professor Antenor Araújo
ÁTOMO NEUTRO Normalmente o átomo apresenta número de elétrons igual ao de prótons, estando eletricamente neutro, portanto não apresenta nenhuma propriedade.
Ligações metálica, iónica e covalente
CAMPO GRAVITACIONAL E ELÉTRICO
O que são átomos? De que são feitos? A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS.
3º ano do Ensino Médio Prof. Jean Alves Goiânia Colégio Estadual Edmundo Rocha-VCII.
Modelos Atômicos e o Átomo Unidade Curricular: Química Geral I Fase: 1
ELETROSTÁTICA PROF. Rangel Martins Nunes Fevereiro de 2019.
+ _ ROTEIRO R01 Fundamentos de Eletrostática Eletrização
Condutor em equilíbrio eletrostático
INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE Como seria viver num mundo sem eletricidade? Um dos primeiros mistérios da eletricidade: As primeiras experiências ocorreram.
Processos de eletrização
INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE Como seria viver num mundo sem eletricidade? Um dos primeiros mistérios da eletricidade: As primeiras experiências ocorreram.
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

Processos de eletrização Eletrostática Processos de eletrização

ESTRUTURA ATÔMICA Prótons (p+) Nêutrons (n0) Elétrons (e-)

Estrutura atômica Principais características dos átomos Cada átomo é composto de um núcleo positivamente carregado, rodeado por elétrons negativamente carregados. Os elétrons de todos os átomos são idênticos. Cada um deles possui mesma quantidade de carga negativa e a mesma massa. Prótons e nêutrons constituem o núcleo. Os prótons são cerca de 1800 vezes mais massivos do que os elétrons, mas carregam consigo a mesma quantidade de carga positiva que os elétrons possuem de carga negativa. Os nêutrons possuem uma massa ligeiramente maior do que a dos prótons e não possuem carga elétrica. Normalmente, os átomos possuem o mesmo número de prótons e elétrons, de modo que possuem carga elétrica líquida nula (átomo neutro).

Estrutura atômica Exemplo: O modelo de um átomo de hélio. O núcleo atômico é formado por dois prótons e dois nêutrons. Os prótons positivamente carregados atraem os dois elétrons negativamente carregados. A carga líquida deste átomo vale zero e, portanto, este átomo está eletricamente neutro.

Propriedade Física Os prótons e os elétrons são portadores de carga elétrica.

Carga elementar e Quantidade de Carga Elétrica 1 carga elétrica elementar (e) = 1,6 x 10-19 C (Coulomb). A quantidade de carga elétrica de um corpo é dada pela expressão: Q = (Np-Ne) . e Onde: Q – quantidade de carga elétrica. e – carga elétrica elementar Np - número de prótons Ne – número de elétrons

Corpos neutros e corpos eletrizados Os objetos materiais são formados por átomos, o que significa que eles são constituídos de elétrons e prótons (e nêutrons). Um objeto neutro possui mesmo número de elétrons e prótons. Um corpo eletrizado (ou eletricamente carregado) apresenta um desequilíbrio nos números de prótons e elétrons.

Corpo eletricamente neutro Corpo eletrizado positivamente Corpo eletrizado negativamente

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA ELETROSTÁTICA Corpos de sinais iguais se repelem. Corpos de sinais diferentes se atraem.

Condutores e isolantes

Condutores e isolantes Nos condutores, um ou mais dos elétrons das camadas mais externas desses átomos não estão firmemente presos aos núcleos. Estes elétrons são também chamados de elétrons livres. Em outros materiais, borracha e vidro, por exemplo, os elétrons estão firmemente ligados aos núcleos. Estes materiais são chamados de isolantes.

Processos de eletrização Eletrização é o processo no qual um corpo, inicialmente neutro, é eletrizado. Neste processo os elétrons são adicionados ou removidos de um corpo. Existem três processos de eletrização: Atrito, contato e indução.

Processos de eletrização Eletrização por atrito Ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de elétrons de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou elétrons)

Processos de eletrização Ex: Lã e vidro Inicialmente a lã e o vidro estão neutros e, portanto, em cada objeto encontramos o mesmo número de prótons e elétrons. Ao final do processo temos dois corpos eletrizados. O vidro carregado positivamente e a lã negativamente. Ao atritar os dois objetos os elétrons são transferidos do vidro para a lã.

Processos de eletrização Eletrização por contato Ocorre quando um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro. O excesso de carga do corpo eletrizado é distribuído entre os dois corpos. Quando os dois corpos possuem as mesmas dimensões, a carga é igualmente distribuída.

Processos de eletrização Eletrização por contato Exemplo 1: Corpo eletrizado negativamente A B O sinal negativo representa o excesso de elétrons no corpo A. Corpo A (Eletrizado Negativamente) Corpo B (neutro)

Processos de eletrização Eletrização por contato Exemplo 1: Corpo eletrizado negativamente A B Os elétrons em excesso do corpo A são transferidos para o corpo B até que ambos possuam a mesma carga elétrica (corpos idênticos). Ao final do processo temos dois corpos eletrizados com cargas de sinais iguais.

Processos de eletrização Eletrização por contato Exemplo 2: Corpo eletrizado positivamente A B O sinal positivo representa o excesso de prótons no corpo A. O corpo B possui o mesmo número de prótons e elétrons. Corpo A (Eletrizado positivamente) Corpo B (neutro)

Processos de eletrização Eletrização por contato Exemplo 2: Corpo eletrizado positivamente A B Quando o contato é estabelecido entre os dois corpos, os elétrons de B são transferidos para A. Cada elétron transferido de B neutraliza um próton em excesso de A

Processos de eletrização Eletrização por contato Exemplo 2: Corpo eletrizado positivamente A B Cada elétron neutraliza um próton. Quando o contato é estabelecido entre os dois corpos, os elétrons de B são transferidos para A. Cada elétron transferido de B neutraliza um próton em excesso de A. Ao final do processo temos dois corpos eletrizados com cargas de sinais iguais.

Processos de eletrização Eletrização por Indução Quando um objeto negativamente carregado é colocado próximo a uma superfície condutora, os elétrons se movimentam pela superfície do material, mesmo não havendo contato físico. Os elétrons livres da esfera condutora se movimentam devido a repulsão elétrica. Este é o princípio utilizado na eletrização por indução Bastão carregado negativamente

Processos de eletrização Eletrização por Indução Quando um bastão negativamente eletrizado é trazido para perto das esferas, os elétrons livres se movimentam devido à repulsão elétrica. Considere duas esferas metálicas que estejam se tocando, de modo que efetivamente formem um único condutor não-eletrizado. Sendo assim, as esferas possuem o mesmo número de elétrons e prótons. 4 prótons em excesso 4 elétrons em excesso

Processos de eletrização Eletrização por Indução Se as esferas forem separadas com o bastão ainda presente, elas ficarão igualmente carregadas, mas com cargas de sinais opostos. Quando um bastão negativamente eletrizado é trazido para perto das esferas, os elétrons livres se movimentam devido à repulsão elétrica. 4 prótons em excesso 4 elétrons em excesso

Processos de eletrização Eletrização por Indução – aterramento É possível eletrizar uma única esfera por indução se a tocarmos enquanto as cargas encontram-se separadas. Ao final do processo a esfera possui excesso de elétrons. O bastão carregado positivamente provoca a separação de cargas na esfera Ao tocar a esfera, elétrons são transferidos.

Processos de eletrização Eletrização por Indução – aterramento Este processo pode ser realizado com um fio ligado à terra (aterramento). Os elétrons serão transferidos da esfera para a terra se o fio for ligado do lado negativo. Logo, a esfera ficará carregada positivamente. Os elétrons serão transferidos da terra para a esfera se o fio for ligado do lado positivo. Logo, a esfera ficará carregada negativamente.

Os raios

Os raios Ao passar nas proximidades da superfície terrestre, a nuvem induz cargas de sinal contrário. Uma nuvem pode ser eletrizar a partir das colisões entre as partículas que a constitui. Experiências realizadas com balões mostram que as nuvens de tempestades (responsáveis pelos raios) apresentam, geralmente, cargas elétricas positivas na parte superior e negativas na inferior.

Os raios Ao passar nas proximidades da superfície terrestre, a nuvem induz cargas de sinal contrário. O raio – ou descarga elétrica – é constituído de elétrons que, neste caso, são transferidos da nuvem para a superfície terrestre.

Os raios Descarga elétrica da nuvem para o solo