Maria em Caná e junto à Cruz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Bíblia é sempre uma luz na nossa caminhada cristã. Hoje ela fala-nos do Seguimento de Jesus e suas EXIGÊNCIAS: Não é um caminho de facilidade, mas.
Advertisements

BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA.
Escutando “Qui sedes ad dexteram Patris” seguimos Jesus no caminho para o Pai Pelo Espírito, beijemos as chagas do Ressuscitado PÁSCOA.
Te dou meu coração E tudo que há em mim Entrego meu viver Por amor a Ti, meu Rei Meus sonhos rendo a Ti E meus direitos dou O orgulho vou trocar pela.
Princípios para um discipulado no Reino “A Timóteo, meu amado filho.” 2 Timóteo 1.2.
“Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: Lázaro, venha para fora! O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho, e o rosto.
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
IDADE ESPIRITUAL.
Capítulo 36 Uma vez salvo, salvo para sempre?
Subsídio conceitual para a Páscoa
JESUS.
Subsídio conceitual para o Advento
ONDE NASCEU JESUS?.
"No mundo tereis aflições,
14 ANOS DE HISTÓRIAS DE VIDAS RESTAURADAS.
Quem é essa Mulher? Assunção.
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
DEUS DE PROMESSAS Ligue o som e acompanhe lendo a letra da música.
Clicar para passagem de slides / ligar o som
Minha oração PARA VOCÊ!!!.
Evangelho de João.
SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
Vencendo a Batalha Dentro de Você
Clique para mudar o slide
A solenidade da Anunciação
Quaresma, com Maria.
"E foi levado pelo Espírito
Nas Leituras bíblicas da liturgia de hoje (18/04/2015) ressoa duas vezes a palavra «testemunhas». A primeira vez é dita por Pedro: ele, depois da cura.
339 JESUS RESSUSCITADO.
VOCÊ PODE COMPARTILHAR COMIGO?
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Deus Está no Controle Por favor, ler com fé !!!.
268 CONFIANTE EM DEUS.
"Faça-se em mim segundo a tua palavra"
SENTINELA DE DEUS Teófilo Minga Inês Vieira Automático.
DEUS DE PROMESSAS Ligue o som e acompanhe lendo a letra da música.
Maria aos pés da Santa Cruz
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Maria Soberana Intercessora
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Servir e Dar a Vida parte 1
Solenidade de Cristo Rei do Universo
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
ESTUDO BÍBLICO.
"Ave Maria, cheia de Graça"
LIÇÃO 3 A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A MOISÉS
"Ele passou fazendo o bem..."
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
A VOCAÇÃO.
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Pela vida e trabalho dos Educadores Sociais Cristãos
“PARA QUE SEJAM UM” Lição 3 para 20 de outubro de 2018.
Maria da Assunção.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
A humildade e a grandeza de Cristo.
Lição 13 A missão foi realizada
Oração de Final de Ano.
Bençãos e expectativas
A bendita entre as mulheres
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2
“Tribus miraculis” evoca hoje o terceiro milagre de Caná
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
Oração de Final de Ano.
QUANDO O SOL NASCER NOVA MANHÃ MAIS PERTO O HORIZONTE VOCÊ VAI VER
À Procura da Unidade Catequese 4 – 8º ano.
Os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas.
Transcrição da apresentação:

Maria em Caná e junto à Cruz Curso de Mariologia (5) Maria em Caná e junto à Cruz A mãe de Jesus no Evangelho de João Afonso Murad maenossa.blogspot.com

Maria no Evangelho de João Duas cenas: em Caná, no início da vida pública de Jesus (Jo 2,1-11), e junto à cruz, ao final de sua missão (Jo 19,25-27). Maria presente nos momentos decisivos de Jesus e de sua comunidade. João não aborda as relações familiares de Jesus e a mãe. Mostra o papel de Maria na comunidade cristã. A mulher Maria: mulheres são importantes na comunidade (samaritana, Maria e Marta, Madalena). Maria é figura feminina do Povo de Deus, na grande festa da aliança.

Maria em Caná (Jo 2,1-12)

Eles não têm mais vinho: com sensibilidade e intervenção discreta, Maria faz Jesus ver a necessidade das pessoas. Que há entre mim e você, ou que importa a mim e a você: distanciamento entre Jesus e seu interlocutor. Minha hora ainda não chegou: resistência, que só a fé pode vencer. Façam tudo o que ele lhes disser: Maria é a pedagoga da fé, que estimula os servos/amigos de Jesus a realizar sua vontade.

O sinal de Caná, a fé e a comunidade

O vinho é a novidade radical do Reino de Deus e da Nova Aliança, que traz alegria e sentido para a humanidade. Grande quantidade de vinho, de 480 a 720 litros:abundância do novo tempo. Jarras enchidas até a borda: a plenitude em Jesus. Depois dele não há nada melhor (O bom vinho guardado até agora). Resultado do sinal: Jesus manifesta sua glória (identidade), seus discípulos crêem nele e se reúnem em torno dele.

Maria e nós, em Caná *Cada um de nós faz parte da festa do Reino de Deus, mas não é dono dela. *Como Maria, somos discípulos de Jesus e também pedagogos da fé para outras pessoas. *Jesus é o bom vinho, que nos inebria, alegra o coração e dá sentido ao viver. *Maria nos ensina a exercitar o poder e a liderança: contar com participação das pessoas, levar a crer em Jesus, reunir os outros em torno a Ele.

Oração Maria, mulher atenta em Caná, faze de nós pessoas com olhos abertos e mãos disponíveis. Há tantos que se embriagam com o vinho ruim da falsa felicidade. Distanciam-se de Deus, de seus semelhantes, e destroem a natureza. Necessitamos do vinho da alegria, de vida com sentido, com sabor, com beleza. Maria, dá-nos o vinho de Jesus. Que Ele multiplique nosso amor, pois as talhas do nosso coração são rígidas e imperfeitas. Que Ele transforme nossas existências, da mesmice para a qualidade, da indiferença para a fé apaixonada. Maria, queremos tomar e partilhar o vinho de Jesus. Amém

Maria junto à cruz, com o discípulo amado (Jo 19,25-27) *Maria persevera na fé, junto a Jesus, quando já não há mais sinais. *O discípulo amado representa a comunidade cristã. *Maria é adotada pela comunidade como mãe e assume sua missão. *Para Maria, como para nós, a cruz tem algo de trágico, de incompreensível, e de passagem. A última palavra é a da ressurreição.

Oração Maria, que bom te chamar de mãe, receber-te como nossa educadora e guia na fé. Obrigado, pois tu nos conduzes a Jesus, não guardando nada para ti. Ensina-nos a perseverar na fé, a manter nosso seguimento a Jesus, nos fracassos e nas vitórias. Sustenta-nos de pé, como tu ficaste, solidários na vida, morte e ressurreição do Senhor. Amém.

Síntese: Maria em João Estimula os servos a realizar a vontade de Jesus. Leva os discípulos a crer em Jesus. Ela pede a Jesus o sinal (intercessão) Reúne a comunidade em torno a Jesus. Junto à cruz, persevera na fé. Assume a missão da mãe da comunidade.

Vídeos disponíveis no Youtube Maria no Evangelho de João (da série “Trem da Mariologia”) Maria em Caná Maria junto à cruz

Para saber mais Afonso Murad, Maria. Toda de Deus e tão humana. Compêndio de Mariologia. Editoras: Paulinas/Santuário. 2012, cap. 5, pag 89-103.

Afonso Murad Desenhos: Max Gonçalves www. maenossa.blogspot.com (jan 2017)