CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação de resistores
Advertisements

Entendendo a Eletricidade Revisão: C
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.
Associação de Resistores
Eletricidade Aula 13.
Associação de Resistores
Associação de Resistores
Associação de Resistores
Curso Técnico Integrado em Informática Eletricidade Instrumental Leis de Kirchhoff Resistores e Código de Cores Prof. César Augusto.
Conversão de Energia I N5CV1
Associação de resistores
Condutores Apresentam portadores de cargas elétricas “livres”. Sólidos – Metais (cobre, prata) – elétrons Liquido – Soluções eletrolíticas (solução aquosa.
FÍSICA 19. Eletrodinâmica.
Nome: Ana Beatriz Ferreira Série: 3º Ano Maututino Professor: Vanderley.
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES.
Eletrodinâmica Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 2995.
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 2
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Eletricidade Básica.
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Capacitor, Circuitos Capacitivos. RC e Diodo.
Circuitos Elétricos – 8 a edição Nilsson | Riedel © 2008 by Pearson Educationslide 1 Capítulo 13 A transformada de Laplace em análise de circuitos.
Objetivo Geral: Apresentar os conceitos básicos à Correção da fator de potência; Específicos: Apresentar os conceitos de potência alternada e contínua;
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
ELETRODINÂMICA E ELEMENTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Eletrodinâmica Equipe: Roberta Ticianne / Maria Eduarda.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Capacitores Elétricos
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ELETRODINÂMICA BÁSICA
TRANSFORMADORES Fonte: itu.olx.com.br.
Circuitos com excitação Senoidal
ELETROMAGNETISMO E CIRCUITOS MAGNÉTICOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
LEI DE OHM Fonte: mecaweb.com.br.
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
2° etapa do projeto: Estudando para o ENEM de forma invertida.
´´CORONEL GOMES DE OLIVEIRA´´
Eeefm Coronel gomes de oliveira Podcast-Física
INTRODUÇÃO À ELETRODINÂMICA
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
ELETRODINÂMICA.
FIGURAS DO CAPÍTULO 5.
RESUMO LEI DE OHM, RESISTORES, ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, ENERGIA ELÉTRICA, GERADOR, RECEPTOR.
FASORES E DIAGRAMAS FASORIAIS
O QUE É ELETRICIDADE? São todos os efeitos causados em decorrência do movimento dos elétrons.
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
Potência elétrica.
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
CIRCUITOS ELÉTRICOS. Circuito elétrico é uma composição de dispositivos elétricos conectados entre si por materiais condutores e ligados a uma fonte de.
Resistência elétrica Prof° Fábio Tozo. Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica; e... o que é.
FÍSICA TIO ROSY.
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
DIODOS a Diodos.
O que você deve saber sobre
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
INTRODUÇÃO À ELETRODINÂMICA
Indução Eletromagnética
CÁLCULO DAS CORRENTES DE CURTO FCorrente de curto-circuito mínima; Curto-circuito em um cabo MT. CÁLCULO DO CURTO-CIRCUITO TRIFÁSICO.
Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor.
SENSORPROXIMIDADE. Componentes Requeridos: 1.LM 358 IC 2.1 par LED PhotoDiode InfraRed 3.Resistências: 2 x 270R, 10K 4.Potenciômetro: 10K 5.PROTOBOARD.
3º ANO/2019 Física – Educador Airton Coelho. Ciências da Natureza e suas tecnologias – FÍSICA Ensino Médio, 3ª Série ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA Fonte: profezequias.net.
Transcrição da apresentação:

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Fonte: eletronica24h.com.br

OBJETIVO Ao final deste capitulo o aluno estará apto a entender, aplicar e realizar cálculos referente a Circuitos Elétricos em CC.

CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC A corrente contínua é caracterizada quando o fluxo de elétrons mantém constante o seu sentido ao longo do tempo.

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Corrente Contínua Pulsante:

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Circuito Elétrico. É o caminho por onde circula a corrente elétrica. Um circuito completo deve ter, no mínimo: uma chave (Dispositivo de manobra); uma fonte de energia (bateria); um consumidor (lâmpada) e; condutores fechando o circuito.

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Circuito Elétrico Elementar.

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Na maioria dos circuitos elétricos encontramos consumidores combinados de três maneiras.. Circuito Série Circuito Paralelo Circuito Misto (Série/Paralelo)

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Circuito Série Os componentes são ligados de maneira a existir um único caminho contínuo para a passagem da corrente elétrica.

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Circuito Série de CC A corrente elétrica em um circuito série é a mesma em todos os pontos do circuito, independente do valor de resistência dos componentes do circuito, enquanto que a tensão se divide entre os consumidores.

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Podemos representar matematicamente a corrente e a tensão da seguinte forma: It = I1 = I2 = I 3 = ... Et = E1 + E2 + E3 + ...

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Resistores Associados em Série

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC A tensão E entre os terminais da associação é igual à soma das tensões entre os extremos de cada resistor: ET = E1 + E2 + E3 A resistência total de uma associação em série é obtida matematicamente, através da fórmula: RT = R1 + R2 + R3 + ... + Rn

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Considerando o circuito ilustrado com os seguintes valores: R1 = 3 Ω; R2 = 2 Ω e R3 = 5 Ω A resistência total será: RT = R1 + R2 + R3 RT = 3 + 2 + 5 RT = 10 Ω

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Circuito Paralelo A corrente elétrica se divide entre seus consumidores, enquanto que a tensão em cada componente é a mesma da fonte (bateria).

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Circuito Paralelo Podemos representar matematicamente a tensão e a corrente da seguinte forma: Et = E1 = E2 = E3 = ... It = I1 + I2 + I 3 + ...

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Circuito Paralelo Resistores Associados em Paralelo

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC O cálculo da resistência equivalente em um circuito paralelo depende do número de resistores presentes na associação, porque existe mais de uma fórmula para o cálculo da resistência total.

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC 1º Caso: Para associação de dois resistores:

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Considerando os valores dos seus resistores: R1 = 12Ω e R2 = 6Ω, a resistência equivalente é igual a:

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC 2º Caso: Quando a associação de vários resistores e com o mesmo valor. Toma-se o valor de um individualmente e divide-se pelo numero deles. Ex. R1 = R2 = R3 = R4 = 20Ω.

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC 3º Caso: Quando temos uma associação de vários resistores e que estes possuem valores diferentes. A Resistência Total é encontrada através da soma dos inversos de cada resistor, obtém-se o inverso total.

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Exemplo: Considerando os valores dos resistores R1 = 12Ω, R2 = 6Ω, R3 = 4Ω. A resistência equivalente ou total será: Ω

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Circuito Misto Chama-se circuito misto, o circuito formado pela combinação de componentes em série e paralelo.

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Exercícios Dados três resistores com valores de 20 , 30  e 50 , respectivamente em série. Calcule a tensão necessária para fluir uma corrente de 10 A? RT = R1 + R2 + R3 E = R x I RT = 20 + 30 + 50 E = 100 x 10 RT = 100  E = 1000 V = 1 kV

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Dois resistores estão ligados em série e alimentados por uma bateria de 12 V. A bateria fornece uma corrente de 2 A. considerando que o resistor R2 possui uma resistência de 2 . Calcule o valor e a queda de tensão no resistor R1.

CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC Dados: ET = 12 V IT = 2 A R2 = 2  RT = ET / IT RT = R1 + R2 E1 = R1 x I1 6 = R1 + 2 RT = 12 / 2 E1 = 4 x 2 R1 = 6 - 2 RT = 6  E1 = 8 V R1 = 4 

www.ctgas.com.br hudson@ctgas.com.br