Modernismo Contexto histórico: - progresso industrial;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRÉ-MODERNISMO.
Advertisements

Literatura Prof. Henrique
MARCEL DUCHAMP Fonte, 1917 ready-made, urinol invertido altura 60 cm
VANGUARDAS.
The Persistence of Memory
Ruptura com o padrão de arte e sociedade do século XIX
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Início do século XX Harriet – Literatura CursinhoHumanista
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Aula 2 – Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
VANGUARDAS EUROPEIAS MODERNISMO.
Dadaísmo – A antiarte “Dada não significa nada.”
Modernismo Contexto histórico progresso industrial;
Dadaísmo.
DADAÍSMO Líder - Tristan Tzara (romeno)
Modernismo Brasileiro
100 ANOS DO MANIFESTO FUTURISTA: E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
“DADAÍSMO” Panorama histórico das artes no período dadaísta e acontecimentos históricos e estéticos que impulsionaram o movimento artístico.
DADAÍSMO Duchamp.
Movimentos Literários
A vanguarda europeia Língua Portuguesa e Literatura
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
VANGUARDAS Manifesto do Futurismo (fragmentos)
Literatura As Vanguardas Europeias
Vanguardas Européias “Entende-se, com este termo – vanguarda -, um movimento que investe um interesse ideológico na arte, preparando e anunciando deliberadamente.
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
OSWALD DE ANDRADE Equipe Serafina. José Oswald de Souza Andrade era de família abastada. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (São.
VANGUARDAS EUROPÉIAS Ruptura com o padrão de arte e sociedade do século XIX.
Unidade 5 Expressão gráfica
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
SURREALISMO. O que foi foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam.
Primeira Fase Modernista e Semana de Arte Moderna
Futurismo , Dadaísmo e Surrealismo
Futurismo , Dadaísmo e Surrealismo
ARTE MODERNA.
VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS - “ISMOS” -
ARTE DO XIX.
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
CUBISMO.
VANGUARDAS EUROPÉIAS.
Realismo e Naturalismo no Brasil
Ruptura com o padrão de arte e sociedade do século XIX Suzete Beppu
Futurismo Movimento modernista lançado por Filippo Marinetti
Dadaísmo Evandro Alves História das Artes Visuais Contemporâneas.
Vamos realizar uma breve visita nos Movimentos Culturais , pesquisado neste 1º semestre letivo Aproveitem esta viagem! Turma do 2º Ano E. Médio.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Vanguarda representa algo novo, algo que não foi copiado.
Área: Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa
Comunicação Social História da Arte
AS VANGUARDAS EUROPEIAS E A LITERATURA BRASILEIRA
A palavra “vanguarda” vem do francês avant-garde (termo militar que designa o pelotão que vai à frente). Desde o início do século 20, designa aqueles que,
DADAÍSMO Duchamp.
Ruptura com o padrão de arte e sociedade do século XIX Suzete Beppu
Arcadismo Contexto Histórico.
Movimentos de Vanguarda do século XX
Vanguardas Europeias.
DADA DADA DADA DADA DADA
Caroline Ferrari As fases do Modernismo.
Vanguardas Europeias Século XX.
Vanguardas Europeias Século XX.
Vanguardas Europeias Século XX.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Modernismo no Brasil. Contexto Histórico - Fim da escravidão (1888) Brasil República: - Política do café-com-leite ( ) Imigração Industrialização.
Transcrição da apresentação:

Modernismo Contexto histórico: - progresso industrial; - automóvel, velocidade, máquinas... instabilidade político-econômica (disputa pelo mercado consumidor e de matéria-prima); - 1914/18 – 1ª Guerra Mundial; - 1917 – Rev. Russa;

VANGUARDAS ARTÍSTICAS Nos primeiros 20 anos do séc. XX as espetaculares invenções - automóvel, cinema; máquinas voadoras etc.- provocaram uma euforia e crença no progresso exageradas. Dessa forma, o modo de viver e de encarar a realidade sofreu radicais transformações e a arte voltada para o sonho e para as ideias vigentes no século anterior (positivismo, cientificismo etc.) passaram a ser consideradas ultrapassadas. A máquina tornou-se parte integrante de todos os setores sociais e o conforto passou a ser a preocupação fundamental do homem burguês da época. Esse momento de euforia vivido pela burguesia ficou conhecido como belle époque. Vale lembrar que essa vida agradável e fácil abrangia somente a classes dominantes, o proletariado continuou a ser marginalizado.

FUTURISMO 1909 – Itália – Marinetti exaltação da vida moderna, da velocidade, da máquina; destruição da sintaxe, palavras em liberdade; exaltação da guerra, do militarismo, do patriotismo.

MANIFESTO FUTURISTA Nós pretendemos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e a intrepidez. Coragem, audácia, e revolta serão elementos essenciais da nossa poesia. Desde então a literatura exaltou uma imobilidade pesarosa, êxtase e sono. Nós pretendemos exaltar a ação agressiva, uma insônia febril, o progresso do corredor, o salto mortal, o soco e tapa.

Os Futuristas em Paris, fevereiro de 1912 Os Futuristas em Paris, fevereiro de 1912. (da esquerda para a direita: Luigi Russolo, Carlo Carrá, Filippo Tommaso Marinetti, Umberto Boccioni, Gino Severini.)

EXPRESSIONISMO 1910 – Alemanha - Van Gogh, Cézanne, Gaughin; materialização das imagens nascidas no interior do sujeito; Arte como instrumento de denúncia e de transformação da realidade (recusa da sociedade industrial e da alienação causada por ela); Brasil – Anita Malfatti

VAN GOGH GIRASSÓIS / LÍRIOS

Anita Malfatti

CUBISMO Pablo Picasso organização do mundo – caótico – através de formas geométricas; supressão da lógica aparente – preferência pelo “pensamento-associação”, entre o consciente e o subconsciente; linguagem predominantemente nominal e um tanto caótica; humor, ironia, antiintelectualismo; Brasil – Poesia Concreta – 1960

Pablo Picasso

DADAÍSMO Tristan Tzara exaltação da liberdade total de criação; negação do passado, do presente e do futuro. Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. (poema dadaísta)

SURREALISMO expressão direta dos impulsos criadores do subconsciente e do inconsciente, sem qualquer controle da razão ou do pensamento; ilogismo, livre associação de ideias e de palavras.

Salvador Dalí

ARTE CONCEITUAL – Duchamp a roda a fonte