A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)"— Transcrição da apresentação:

1 LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)

2 CONTEXTO HISTÓRICO JK assumindo a presidência do Brasil, em 1956; Euforia política e econômica em nosso país; Golpe Militar, que derrubou João Goulart do poder; Época de censura e medo; Ideologia ufanista; Sanção da Lei da Anistia, em 1979; “Direitas Já” na década de 80; Eleições diretas em 1989, com a posse de Fernando Collor Mello à Presidência.

3 Manifestações artísticas Linha tradicional: regionalismo, intimismo, urbanismo, introspecção psicológica. Linhas experimentais/inovadoras: concretismo, a poesia Práxis, os romances e contos fantásticos.

4 Diminuição das fronteiras entre a arte popular e a erudita; Vários estilos de narrativa; Preocupação com o presente; Temas cotidianos; Metalinguagem; Engajamento social; Novas técnicas de escrita e arte; Produção de contos e crônicas. Principais características

5 Augusto Luís Browne de Campos (1931) É um poeta, ensaísta, crítico de literatura e música e tradutor brasileiro; Estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco; Um dos criadores do movimento literário denominado Poesia Concreta; Coube a Augusto de Campos o lançamento do nome “Poesia Concreta”, em um artigo da revista, em 1955. É de sua autoria a primeira série sistemática de poemas concretos: “Poetamenos”, publicada no segundo número da revista.

6 Concretismo Augusto de Campos, 1962.

7 Ferreira Gullar (1930- 2016) Foi um poeta, crítico de arte e ensaísta brasileiro. Abriu caminho para a "Poesia Concreta" com o livro "A Luta Corporal“; Com 13 anos passou a se dedicar à poesia; No começo dos anos 60, Ferreira Gullar já havia rompido com as vanguardas, numa luta para construir uma expressão própria, entrando em contato com os problemas sociais que assolavam o país. Passou a fazer uma poesia de denúncia social; Preso em 1969, foi exilado em 1971 por 5 anos; Foi eleito para a cadeira n.º 37 da Academia Brasileira de Letras

8 Poesia Processo Avelino de Araújo Poesia Social Ferreira Gullar, 1963.

9 Paulo Leminski (1944- 1989) Foi um poeta, escritor, tradutor e professor brasileiro; Com 12 anos ingressou no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde estudou latim, teologia, filosofia e literatura clássica; Em 1976, Paulo Leminski publicou seu primeiro romance “Catatau”, obra “Maldita”, em que o experimentalismo atinge níveis pouco usuais, classificada pelo autor como mero romance ideia. Paulo Leminski tornou-se um dos mais destacados poetas brasileiros da segunda metade do século XX.

10 Poesia Marginal Paulo Leminski

11

12 Curiosidade Com humor, irreverência, atitudes rebeldes e anarquistas, os tropicalistas procuravam combater o nacionalismo ingênuo que dominava o cenário brasileiro, retomando o ideário e as propostas do Movimento Antropofágico de Oswald de Andrade. Dessa forma, propunham a devoração e de deglutição de todo e qualquer tipo de cultura, desde as guitarras elétricas dos Beatles até a Bossa Nova de João Gilberto e o "nordestinismo" de Luiz Gonzaga.


Carregar ppt "LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google