Doenças Bacterianas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bactérias prof Sanvido.
Advertisements

Reino Monera Prof. Valéria
VIAS DE TRANSMISSÃO INDIVÍDUO PESSOA ÁGUA SOLO ALIMENTOS AR
VIROSES Prof Edilson Soares
REINO MONERA.
Autótrofas, Heterótrofas. Anaeróbicas e aeróbicas.
Vírus: Os únicos seres acelulares
OS VÍRUS Características Gerais:
Biologia 2 Cap. 07 Doenças humanas causadas por bactérias
Doenças Bacterianas Carol 1º ano EM.
OLÁ A CLINICA DR. VIETE FREITAS CONVIDA TODOS A CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE AS VACINAS BÁSICAS DO CALENDÁRIO INFANTIL.
BACTERIOSES Prof. Dagoberto N. de Avila Biologia
DOENÇAS BACTERIANAS Prof. Ana Luiza Nunes.
O reino de seres vivos mais simples da Terra
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
SÃO AS CAMPEÃS DA EVOLUÇÃO
VÍRUS ACELULARES; PARASITAS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS (sem metabolismo próprio); ALTA TAXA DE MUTAÇÃO e ESPECIFICIDADE ELEVADA; APRESENTAM DNA OU RNA;
BACTERIOSES Prof. Dagoberto N. de Avila Biologia
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
Bactérias Aula 1 Professora Natália. A célula bacteriana Micro-organismos unicelulares Procariontes Isoladas ou colônias 4 componentes fundamentais.
Doenças Sexualmente Transmissíveis -. Doenças Sexualmente Transmissíveis São doenças contagiosas, ou seja, passam de uma pessoa para outra, através.
Doenças causadas por Protozoários (Protozooses). 1)Doenças causadas por Sarcodíneos – Amebóides 1.a) Amebíase ou disenteria amebiana Agente etiológico.
Reino Monera Módulo 30. Características O Reino Monera é formado por seres vivos unicelulares. Inclui as bactérias e as cianofíceas (algas azuis). A estrutura.
Eduardo F. Sovrani João Vinicius Ferreira Nardi Mario Schepainski Junior Eduardo F. Sovrani João Vinicius Ferreira Nardi Mario Schepainski Junior.
Reino Monera: Bactérias e Cianobactérias. Bactéria.
1 Vírus. 2 Características Organismos microscópicos; Significa veneno; Não faz parte de nenhum grupo de seres vivos; Possui capsídeo e DNA ou RNA.
Unidade Escolar Gervásio Costa 7º ano Reino das moneras: As bactérias e as arqueas Professora em formação: Karoline Melo.
Unidade Escolar Gervásio Costa 7º ano Reino das moneras: As bactérias e as arqueas Professora em formação: Karoline Melo.
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NA INFÂNCIA Resfriados e gripes; Bronquite; Asma; Pneumonia.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS:FE BRE AMARELA. O que são doenças negligenciadas? São um grupo de doenças radicais endêmicas especialmente entre as populações.
Bactérias.
Vitaminas nos alimentos naturais
O ESTUDO DOS VÍRUS.
Doenças Tropicais.
Filo Nematelmintos Verminoses causadas por Nematelmintos
PROTOZOÁRIOS.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Bactérias.
Características das bactérias
Reino Monera e doenças.
SÍFILIS O que é a sífilis?
Bactérias e Doenças Associadas
SALMONELLA.
Influenza A H1N1 Fique por dentro! Ângela Ginbo-Lima Ângela Ginbo-Lima.
Problemas do sistema respiratório.
RISCO QUÍMICO Cádmio.
VÍRUS Página 127.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS BACTÉRIAS
AMARELA E OUTRAS ARBOVIROSES
Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
TÉTANO. Introdução  O tétano é uma doença infecciosa grave causada pelo bacilo Clostridium tetani, que pode levar à morte.  Estes bacilos podem formar.
SÍFILIS – O que é, formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção  É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser.
ÁGUA E SAÚDE. SANEAMENTO BÁSICO É O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA A MELHORAR E GARANTIR A SAÚDE DA POPULAÇÃO POR MEIO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DA CONSTRUÇÃO.
Bactérias.
ÁGUA E SAÚDE Prof.ª: Leila Fritz Ciências – 6° ano.
Procariontes Módulo 19.
ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA MICROBIOLOGIA
Reino Monera.
Reino Monera.
GRIPE SUÍNA.
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
Características gerais
GRIPE = INFLUENZA. É UMA DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA INFLUENZA ≠ RESFRIADO.
Parasitologia.
Reino Monera.
Saúde Humana.
Leptospirose O QUE É, SINTOMAS, CAUSAS, PREVENÇÕES, TRATAMENTO, ETC...
Sinais e sintomas de intoxicações e medidas de primeiros socorros.
Transcrição da apresentação:

Doenças Bacterianas

BOTULISMO Modo de Transmissão: ingestão da toxina liberada pela bactéria, principalmente em alimentos enlatados. Características da Infecção: a toxina bloqueia a transferência dos sinais nervosos para os músculos. Medidas Profiláticas: cuidados higiênicos ao processar alimentos, não consumir alimentos de latas furadas.

CÓLERA Modo de Transmissão: ingestão de águas ou alimentos contaminados. Características da Infecção: diarréia acentuada com fezes esbranquiçadas, vômitos e cãibras. Sem tratamento pode ocorrer a morte por desidratação e paralisia dos rins. Medidas Profiláticas: tratamento dos doentes, saneamento básico, ingerir água somente fervida ou filtrada, lavar bem frutas e verduras, não ingerir frutos do mar crus.

COQUELUCHE OU TOSSE COMPRIDA Modo de Transmissão: por gotículas de saliva no ar espalhadas pela fala, tosse ou espirros de pessoas doentes. Característica da Infecção: febre baixa, coriza, surtos de tosse seca, vômitos, pode ocorrer convulções, pneumonia e hemorragias cerebrais. Medidas Profiláticas: tratamento dos doentes, vacinação.

DIFTERIA OU CRUPE Modo de Transmissão: por gotículas de saliva de pessoas contaminadas. Característica da Infecção: a bactéria produz uma toxina que afeta as cavidades nasais, amígdalas, faringe e laringe. Pode ocorrer morte por asfixia. Medidas Profiláticas: tratamento dos doentes e vacina.

FEBRE MACULOSA Modo de Transmissão: pela picada do carrapato-estrela ou de fezes desse carrapato que são ectoparasitas de aves e mamíferos. Característica da Infecção: febre, vômitos, dores na cabeça e musculares, manchas vermelhas no corpo; caso não haja tratamento pode evoluir até a morte. Medidas Profiláticas: evitar contatos com esse carrapato.

HANSENÍASE OU LEPRA Modo de Transmissão: através da pele e do trato respiratório. Característica da Infecção: afeta o sistema nervoso causando vários sintomas, dentre eles falta de sensibilidade no corpo, surgem lesões na pele. Medidas Profiláticas: tratar os doentes e aplicar a vacina BCG.

LEPTOSPIROSE Modo de Transmissão: a urina de animais como os ratos contamina água e alimentos. A bactéria pode penetrar no corpo humano através da pele, narinas, boca e olhos. Característica da Infecção: febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos, aumento do fígado, hemorragia digestiva, lesões na pele e problemas respiratórios, podendo ocorrer a morte. Medidas Profiláticas: evitar enchentes, tratar a água, tratamento do lixo e vigilância sanitária nos alimentos.

MENINGITE EPIDÊMICA Modo de Transmissão: inalação de secreção que saem da boca e do nariz de pessoas contaminadas. Característica da Infecção: afeta as meninges, ocorre dores de cabeça intensa, febre, rigidez da nuca, vômitos e pode evoluir até a morte. Medidas Profiláticas: tratamento dos doentes, vacinação e isolação do doente.

PNEUMONIA Modo de Transmissão: inalação de ar a contaminado com a bactéria. Característica da Infecção: infecção pulmonar. Medidas Profiláticas: tratar os doentes e evitar contato.

SÍFILIS Modo de Transmissão: por via sexual ou pela placenta da mãe para o bebe. Característica da Infecção: inflamação da pele e dos ossos, doenças respiratórias, esterilidade, pode causar a morte do feto ou pode nascer normal e apresentar sintomas depois na infância. Medidas Profiláticas: tratamento dos doentes e uso de preservativos nas relações sexuais.

TÉTANO Modo de Transmissão: os esporos desta bactéria são encontrados principalmente no solo. Pode penetrar no corpo quando ocorre uma lesão com objetos cortantes. Característica da Infecção: a bactéria libera uma toxina que desencadeia principalmente fortes contrações musculares, pode ocorrer parada respiratória e/ou cardíaca. Medidas Profiláticas: vacinação, com reforço a cada 10 anos, evitar ferimento com objetos sujos de terra ou esterco.

TUBERCULOSE Modo de Transmissão: inalação por gotículas espalhadas pela fala, espirros e tosse dos doentes. Característica da Infecção: provoca infecções nos pulmões e pode passar para o sangue e através dele outros órgãos como: o fígado, baço, medula óssea, rins e sistema nervoso. Medidas Profiláticas: vacinação e tratamento dos doentes.

GONORRÉIA Modo de Transmissão: pelo contato sexual sem preservativos. Característica da Infecção: provoca dor, ardência e pus ao urinar. Mais nos homens que nas mulheres os sintomas aparecem. Medidas Profiláticas: usar preservativos nas relações sexuais.

A Importância das Bactérias Bactérias saprófitas, juntamente com os fungos, são os responsáveis pela reciclagem de matéria orgânica nos ecossistemas.

No ciclo do nitrogênio com a fixação do mesmo ao solo, indispensáveis à vida vegetal. As bactérias do gênero Rhizóbium avivem em simbiose em nódulos das raízes de leguminosas como o feijão e a soja promovendo a fixação do nitrogênio.

-Industrial na produção do vinagre, coalhada, queijo e iogurtes -Industrial na produção do vinagre, coalhada, queijo e iogurtes. - Produção de Antibióticos como a Tirotricina, Bacitracina e Rifamicina.