Teoria da Cor EDUCAÇÃO VISUAL – 8º ANO Marrazes – 2011|2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
Advertisements

ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
Monitor de Vídeo.
COR.
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Expressão Plástica Luz / Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
O olho humano e a sua relação com as cores
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Teoria Da Cor.
A cor.
Cor Contraste.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
As cores complementares são as que no círculo cromático
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
COR E LUZ.
A COR.  Cor é a impressão que a luz reflectida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho,
Aplicações Informáticas A 11º Ano Unidade 3 – Utilização do Sistema Multimédia.
1 Artes Visuais Parte 3 Prof. Magno Anchieta A COR.
A Cor 28/04/2017.
LUZ E COR.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
Cores.
TEORIA DA COR. A cor e sua importância no nosso cotidiano: ADVERTÊNCIA E PROIBIÇÃO NO TRÂNSITO.
CAPÍTULO 12.1 CADERNO 3 - CAPÍTULO 12.1 Professor: ISRAEL AVEIRO Comportamento e Natureza da Luz.
Iluminação em Museus Teoria da Luz e da Cor; Fotometria e Fontes Luminosas Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito,
Cores Anderson Medeiros Gomes. Roteiro Radiação Eletromagnética Luz Cor Percepção da Cor Sistema de Cores RGB Sistema de Cores CMYK Sistema de Cores HSV.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas.
Estudo das cores Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Arte-educação Fise – Faculdades Integradas de Sergipe Prof. Wecsley Oliveira Tobias Barreto-SE 2016.
Seminário MHS. Um movimento harmônico simples é variado, porém não pode ser considerado uniformemente variado, já que a aceleração não é constante. Se.
1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos. A luz das estrelas, que é radiação eletromagnética ou uma onda eletromagnética, propaga-se pelo espaço e é recebida.
Site: UNIDADE 4 Capítulo 21 Site: 21 – Transmissão de Calor.
Curso de Óptica Geométrica
Óptica Física Anne L. Scarinci
Introdução à Imagem e Impressão Digital
Professor: Diones Charles
Ciências da Natureza e suas
Biofísica da visão Parte 2: Ótica Física - Sistema fotorreceptor: processamento e envio da informação Parte 1: Ótica Geométrica - Sistema de focalização.
Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Frações 1/2 1/8 1/3 6/8 3/4.
1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos
Noções Básicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Curso de Óptica Geométrica
Profa. Consuelo Holanda
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica. O que é a luz Século V a.C.: pequenas partículas emitidas pelo olho que atingem o objeto e o iluminam. Século.
wikimedia Teoria da Cor.
Salvando a própria pele: protetor solar
As Cores. Cores Primárias As cores primárias são: vermelho amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra.
Eletricidade Aplicada
SUMÁRIO: Espetro eletromagnético. Espetros de emissão, contínuo e descontínuos, e espetros de absorção. Resolução de exercícios e problemas para consolidação.
Teoria Da Cor.
COMO É FORMADO O ARCO-ÍRIS?
Introduçã o à Óptica Geométric a
Princípios de iluminação Noções fundamentais
ESPECTROFOTOMETRIA Bioquímica.
Combinação de cores por contraste
Teoria das Cores.
Luzes primárias.
Agrupamento de escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral TIC: módulo 2: Aquisição e tratamento de imagem estática Curso: Técnico de informática de gestão Tipos.
O mundo Da Imagem AGRUPAMENTO ESCOLAS JOAQUIM INÁCIO DA CRUZ SOBRAL
Física da cor, visão humana e círculo cromático
Transcrição da apresentação:

Teoria da Cor EDUCAÇÃO VISUAL – 8º ANO Marrazes – 2011|2012

O que é a cor? A cor é uma perceção visual provocada pela ação de um feixe de ondas eletromagnéticas sobre células especializadas da retina, e que por sua vez enviam informação ao cérebro.

Como percebemos a cor? O interior do olho é coberto pela retina. Esta é composta por milhões de células que captam e processam a informação visual a ser interpretada pelo cérebro. Há dois tipos de células fotorrecetoras: - os cones (responsáveis pela captação da informação luminosa vinda da luz do dia, das cores e do contraste) os bastonetes, são adaptados à luz noturna e à penumbra. As cores percebidas pelo olho humano dividem-se em três tipos. Temos cones sensíveis aos: vermelhos R (red) verdes G (green) azuis B (blue).

Refração da luz Sem luz não há cor. Num ambiente escuro, não conseguimos distinguir a cor. Logo não podemos dissociar uma coisa da outra. O processo pelo qual nos apercebemos das cores foi descoberto por Newton em 1966. Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Anil violeta Luz branca

Absorção e reflexão da luz Ao incidir nos objetos, uma parte da luz é absorvida e a outra refletida. A parte da luz refletida que chega aos nossos olhos é a que determina a cor do objeto.

Espetro de luz visível Ultravioletas Infravermelhos Raios-x Micro-ondas Ondas de rádio … Ultravioletas Raios-x Raios gama Espetro de luz visível ao olho humano

Síntese aditiva (cor-luz) Em 1860, Charles Young, descobriu que ao sobrepor a luz projetada por lanternas com apenas 3 cores do espetro luminoso (vermelho, verde e azul) obtinha branco. Descobriu também que sobrepondo estas cores duas a duas se obtinham : amarelo, azul ciano e magenta. Este é o sistema utilizado em todos os suportes digitais para produzir cor, das TV’s, aos monitores dos PC’s, aos telemóveis, etc. G (green) R (red) B (blue)

Síntese subtrativa (cor-pigmento) Quando pintas utilizas pigmentos, ou seja, tintas. Enquanto na síntese aditiva o que se vê é a luz emitida por um objeto, na síntese subtrativa se vê a luz refletida por ele.

Síntese Subtrativa – Cores Primárias As cores primárias na síntese subtrativa são o amarelo, o magenta e o azul ciano. Estas cores não se podem obter por mistura. Azul Ciano Amarelo Magenta

Síntese Subtrativa – Cores Secundárias Amarelo Magenta Vermelho Alaranjado As cores secundárias obtêm-se pela mistura de duas cores primárias em partes iguais. Amarelo Azul Ciano Verde Azul Ciano Magenta Azul Violáceo

Círculo Cromático O círculo cromático permite-nos ordenar as cores primárias, secundárias e terciárias. Estas ultimas obtêm-se pela mistura de uma cor primária com a secundária mais próxima.

Cores Complementares Cores complementares são aquelas que estão diametralmente opostas no círculo cromático.

Cores Quentes / Cores Frias Cores Quentes: transmitem uma sensação de calor porque as associamos ao fogo e ao Sol. Cores Frias: transmitem uma sensação de frio, porque, pelo contrário, as associamos ao gelo e à água. Cores Quentes Cores frias

Cores Quentes

Cores Frias

Tom da cor O tom de cor é definido como sendo a variação qualitativa da cor. Por exemplo, o verde amarelado e o verde azulado são diferentes tonalidades do verde.

Valor da cor O valor da cor ou luminosidade é determinado pelo grau de proximidade do preto ou do branco. É considerada de valor alto quando é clara (próxima ao branco) e de valor baixo quando escura (próxima ao preto).

Saturação da cor Já saturação de cor é definida como o quanto a cor se afasta da cor neutra. Noutras palavras, nós podemos dizer que a saturação de cor diz respeito à pureza da cor.