Português Pontuação Outubro de 2016
Meus queridos... Os sinais de pontuação são utilizados para que possamos marcar nossa intenção, ao comunicar, em cada frase escrita. Atentem para esta breve apresentação e, por favor, passem a utilizá-los a partir de hoje. De acordo?
Ponto Final Utilizado em final de frases afirmativas e de perguntas indiretas. Ex.: Os alunos fizeram o exercício. Ex.2: Seria interessante saber quais alunos fizeram o exercício. Dúvidas? Adiante...
Ponto de interrogação Utilizado em final de perguntas diretas. Muito comum em interrogatórios, questionamentos, “DR’s”... Ex.: Os alunos fizeram o exercício? Ex.2: O que o você estava fazendo na noite de 27 de outubro de 2016? Ex.3: Onde o senhor estava até essa hora, hein?
Ponto de exclamação Utilizado em final de frases exclamativas (que expressam uma solicitação e/ou um sentimento). Ex.: Por favor, silêncio! Ex.2: Que saco, gol deles! Ex.3: Pedra desgraçada! Ex.4: Nossa, que legal essa aula!
Atenção... Em textos mais informais, os pontos de interrogação e exclamação podem aparecer lado a lado. Tal artifício dá ideia de ênfase a um questionamento (misto de pergunta e bronca, dúvida e espanto, etc.). Ex.: Muito bonito, hein?! Ex.2: Perderam de novo!?
A temida VÍRGULA Meus queridos, não precisam “vazar perna abaixo” quando o assunto for vírgula. Vamos diminuir essa agonia em quatro etapas (mais o plus). 1 – ela é utilizada para separar elementos em uma enumeração (separa itens de uma lista horizontal). Ex.: Inter, Grêmio, Galo e Cruzeiro abriram as semifinais da Copa do Brasil ontem. Ex.2: Fui no mercado comprar carne, frutas, massa, legumes e cerveja.
Passo 2 – a vírgula também é utilizada para separar explicações que estão no meio da frase (informações que interrompem a frase, mudanças de pensamento). Ex.: Rafael, o professor de Português, não caprichou muito hoje. Ex2: Eu e você, que somos amigos, não devemos brigar. No ex.1 temos um aposto e no ex.2 temos uma oração subordinada adjetiva explicativa. Ambas são explicações que quebram a sequência da frase.
Passo 3 – a “perturbosa” também é utilizada para separar o “tempo” ou o “modo” que vier no início da frase (adjuntos adverbiais). Ex.: Lá no Gigante, a pegada é de macaco. Ex.2: Semana passada, o Santos comprovou a tese. Ex.3: De um modo geral, não perdemos jogos em casa. Os termos em destaque são adjuntos adverbiais de lugar, tempo e modo, respectivamente. Notem que estão deslocados.
Passo 4 – esse bichinho em forma de sinal de pontuação também serve para separar orações independentes (orações coordenadas assindéticas e coordenadas sindéticas adversativas). Ex.: Comprou o ingresso, correu para o estádio, assistiu ao jogo, chorou de emoção. Ex.2: O Inter jogou bem, mas perdeu para o Galo. Ex.3: Tenho muitos amigos gremistas, no entanto não gosto do grêmio.
PLUS... Vírgula antes de “E” – tem apenas um caso. Quando o sujeito da oração que sucede o E é diferente do sujeito da oração que precede. Vírgula facultativa (opcional) – Retomando o passo 3 (dos adjuntos adverbiais): quando for apenas um advérbio, a vírgula será opcional.
NÃO SE USA VÍRGULA Entre sujeito e predicado. Se a frase/oração estiver na ordem canônica (sujeito, verbo, predicado), não precisa “enfiar” vírgula. Ex.: João, gosta de comer batatas. INCORRETO! Ex.2: Rafael, Clarissa e Roseclair, são professores do noturno. INCORRETO DE NOVO!
Vamos brincar? O seu Almeida estava morrendo e escreveu seu testamento. Infelizmente, ele não foi meu aluno e não soube pontuar. O texto ficou assim: “DEIXO MINHA FORTUNA A MEU SOBRINHO NÃO À MINHA IRMÃ JAMAIS PAGAREI A CONTA DO ALFAIATE NADA DEIXO AOS POBRES” Reescreva o trecho, ficando na posição: A) do sobrinho B) da irmã C) do alfaiate D) dos pobres
Coloque a vírgula... ...nas frases e veja se o sentido altera: A) Se o homem soubesse o valor que tem a mulher rastejaria por sua atenção. B) Mataram um inocente falou o repórter Rafael de 36 anos. C) Joaquim o advogado de Maria chegou.
OBRIGADO PELA AUDIÊNCIA!