Português Pontuação Outubro de 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
Advertisements

Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
PONTUAÇÃO.
PONTUAÇÃO.
Aula01 Marluci Brasil de Castro
PONTUAÇÃO Andrea de Oliveira.  Pontuação: indica, na escrita, as várias possibilidades de entonação da fala, além de ajudar na expressão de pensamentos,
Pontuação Vírgula. Vírgula – o uso pode mudar o significado. 1 - Só ela resolve tudo. 2- Todas as tentativas de mudança da relação capital e trabalho.
 O ponto é o sinal de pontuação que se utiliza para marcar a pausa maior que pode ser conseguida dentro de um texto escrito. Com ele, a pausa é marcada.
Observar o valor que a conjunção exprime. Qual a diferença de se usar “ou” e “e”? Período composto por coordenação.
O USO DO PONTO E VÍRGULA. O uso do ponto e vírgula ◦ O ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto. Quanto à melodia da frase,
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 23. As Orações Coordenadas AULA DIGITAL.
Período Simples e Período Composto. Os períodos são formados através das orações. Orações são frases que apresentam verbo ou locução verbal.
S INTAXE DE PONTUAÇÃO : SINAIS Prof. Ms. Paulo Caldas Neto.
CONCORDÂNCIA VERBAL COMPOSTO. Sujeito composto Regra geral: o verbo vai para o plural. Ex.: João e Maria foram passear no bosque.
Análise Sintática Professora Fernanda Toniolo. Complemento Nominal É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
Orações Subordinadas adjetivas
CLASSES DE PALAVRAS E SEUS EMPREGOS
Advérbios ' São palavras invariáveis que exprimem circunstâncias (de lugar,de tempo,de modo,etc.) e possuem a capacidade de modificar o verbo,o.
Raciocínio Lógico ( Proposições e tabela verdade)
Funções sintáticas Porto Editora.
Funções sintáticas Porto Editora.
Funções Sintáticas da Frase
Sintaxe II – coordenação e subordinação
Prof. Deivis Luís André.
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Classes de palavras: o advérbio
Sintaxe do período composto
Oração Sem Sujeito: é formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. Observe a estrutura destas orações:    É possível constatar.
Orações Subordinadas Substantivas
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
CRASE.
Texto Narrativo Sequência de fatos
Conjunções.
VÍRGULA A principal função da vírgula é separar elementos, marcando assim pequenas pausas no discurso. Dica 1: A vírgula separa itens enumerados ou elementos.
Orações subordinadas substantivas
Período simples e composto – pág. 15 (Ap. 7) Copie e responda. 1
Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto.
Sintaxe: adjuntos e aposto
A CLASSE DOS ADVÉRBIOS.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Gramática Frase complexa Outras Expressões, 10.º ano.
Prof.: Benedito Salazar Sousa
ADVÉRBIO E ADJUNTO ADVERBIAL
ERRO POR FALTA DE PONTUAÇÃO, SUGERINDO MÚLTIPLAS INTERPRETAÇÕES (Texto retirado do livro "História para viver feliz" de Rosana Braga) Um homem rico estava.
OS PRONOMES DO COMPLEMENTO DIRETO. “O João comprou uma bicicleta.” “O que é que o João comprou?” Uma bicicleta. (este é o complemento direto) O QUE É.
1º ano B ALUNAS: ALUNAS: AMANDA, VIVIANE PROFª JULIANA SASSI
Escola da pontuação.
LÍNGUA PORTUGUESA: SINAIS DE PONTUAÇÃO
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
SEGUNDA 2B 3B 2C 3ª TERÇA 2ª 2C 1C 3A QUARTA 3C 2C 2B 3B QUINTA 1C 3B 3ª 2ª 2A.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
FRASE TEXTO NÃO VERBAL VERBAL NOMINAL VERBAL PERÍODO SIMPLES COMPOSTO
Quando não usar a vírgula
Estrutura da frase em português.
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
O advérbio e a construção de sentido no texto
Vírgula.
PRONOMES PESSOAIS E PRONOMES DE TRATAMENTO
Vírgula Regras de uso no período simples
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
Orações Subordinadas Adverbiais Jair Nascimento
Português Pontuação Setembro de 2018.
Coordenação e Subordinação
Período Simples FEVEREIRO/2019.
Coordenação e subordinação
Aula O que é a bíblia? Comunidade Javé Nissi
A pontuação na construção do texto. Língua Portuguesa -1ª Série A pontuação na construção do texto.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Transcrição da apresentação:

Português Pontuação Outubro de 2016

Meus queridos... Os sinais de pontuação são utilizados para que possamos marcar nossa intenção, ao comunicar, em cada frase escrita. Atentem para esta breve apresentação e, por favor, passem a utilizá-los a partir de hoje. De acordo?

Ponto Final Utilizado em final de frases afirmativas e de perguntas indiretas. Ex.: Os alunos fizeram o exercício. Ex.2: Seria interessante saber quais alunos fizeram o exercício. Dúvidas? Adiante...

Ponto de interrogação Utilizado em final de perguntas diretas. Muito comum em interrogatórios, questionamentos, “DR’s”... Ex.: Os alunos fizeram o exercício? Ex.2: O que o você estava fazendo na noite de 27 de outubro de 2016? Ex.3: Onde o senhor estava até essa hora, hein?

Ponto de exclamação Utilizado em final de frases exclamativas (que expressam uma solicitação e/ou um sentimento). Ex.: Por favor, silêncio! Ex.2: Que saco, gol deles! Ex.3: Pedra desgraçada! Ex.4: Nossa, que legal essa aula!

Atenção... Em textos mais informais, os pontos de interrogação e exclamação podem aparecer lado a lado. Tal artifício dá ideia de ênfase a um questionamento (misto de pergunta e bronca, dúvida e espanto, etc.). Ex.: Muito bonito, hein?! Ex.2: Perderam de novo!?

A temida VÍRGULA Meus queridos, não precisam “vazar perna abaixo” quando o assunto for vírgula. Vamos diminuir essa agonia em quatro etapas (mais o plus). 1 – ela é utilizada para separar elementos em uma enumeração (separa itens de uma lista horizontal). Ex.: Inter, Grêmio, Galo e Cruzeiro abriram as semifinais da Copa do Brasil ontem. Ex.2: Fui no mercado comprar carne, frutas, massa, legumes e cerveja.

Passo 2 – a vírgula também é utilizada para separar explicações que estão no meio da frase (informações que interrompem a frase, mudanças de pensamento). Ex.: Rafael, o professor de Português, não caprichou muito hoje. Ex2: Eu e você, que somos amigos, não devemos brigar. No ex.1 temos um aposto e no ex.2 temos uma oração subordinada adjetiva explicativa. Ambas são explicações que quebram a sequência da frase.

Passo 3 – a “perturbosa” também é utilizada para separar o “tempo” ou o “modo” que vier no início da frase (adjuntos adverbiais). Ex.: Lá no Gigante, a pegada é de macaco. Ex.2: Semana passada, o Santos comprovou a tese. Ex.3: De um modo geral, não perdemos jogos em casa. Os termos em destaque são adjuntos adverbiais de lugar, tempo e modo, respectivamente. Notem que estão deslocados.

Passo 4 – esse bichinho em forma de sinal de pontuação também serve para separar orações independentes (orações coordenadas assindéticas e coordenadas sindéticas adversativas). Ex.: Comprou o ingresso, correu para o estádio, assistiu ao jogo, chorou de emoção. Ex.2: O Inter jogou bem, mas perdeu para o Galo. Ex.3: Tenho muitos amigos gremistas, no entanto não gosto do grêmio.

PLUS... Vírgula antes de “E” – tem apenas um caso. Quando o sujeito da oração que sucede o E é diferente do sujeito da oração que precede. Vírgula facultativa (opcional) – Retomando o passo 3 (dos adjuntos adverbiais): quando for apenas um advérbio, a vírgula será opcional.

NÃO SE USA VÍRGULA Entre sujeito e predicado. Se a frase/oração estiver na ordem canônica (sujeito, verbo, predicado), não precisa “enfiar” vírgula. Ex.: João, gosta de comer batatas. INCORRETO! Ex.2: Rafael, Clarissa e Roseclair, são professores do noturno. INCORRETO DE NOVO!

Vamos brincar? O seu Almeida estava morrendo e escreveu seu testamento. Infelizmente, ele não foi meu aluno e não soube pontuar. O texto ficou assim: “DEIXO MINHA FORTUNA A MEU SOBRINHO NÃO À MINHA IRMÃ JAMAIS PAGAREI A CONTA DO ALFAIATE NADA DEIXO AOS POBRES” Reescreva o trecho, ficando na posição: A) do sobrinho B) da irmã C) do alfaiate D) dos pobres

Coloque a vírgula... ...nas frases e veja se o sentido altera: A) Se o homem soubesse o valor que tem a mulher rastejaria por sua atenção. B) Mataram um inocente falou o repórter Rafael de 36 anos. C) Joaquim o advogado de Maria chegou.

OBRIGADO PELA AUDIÊNCIA!