A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Pontuação Ensino Propulsor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Pontuação Ensino Propulsor"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
Aula 2 – Teoria sobre Padrões Frasais Ministrantes: Daniela Gertsch e Juliana Silva Coordenadora: Profª Me. Maria Helena Albé

2 Estrutura padrão das frases da língua portuguesa:
Sujeito Verbo Complementos Adjuntos

3 Sujeito + verbo + complementos + adjuntos
Predicado Atenção: Jamais separe sujeito e predicado! Exemplo: “A esperança é um urubu pintado de verde” (Mário Quintana)

4 Padrão Frasal I A ave voa. A criança brinca. ou ainda:
Sujeito + Verbo + Adj. Adverbial (OPCIONAL): A ave voa. A criança brinca. ou ainda: A ave voa no céu. (Adj. Adv. de lugar) A criança brinca alegremente. (Adj. Adv. de modo)

5 Padrão Frasal II Sujeito + Verbo + Objeto Direto + (Adjunto Adverbial): O cachorro roeu o osso. Ou ainda: Ela encontrou um pote de ouro no fim do arco-íris.

6 Padrão Frasal III Sujeito + Verbo + Objeto Indireto + (Adjunto Adverbial): O cachorro gosta de osso. Ou ainda: Falou aos jovens formandos durante muito tempo.

7 Padrão Frasal IV Sujeito + Verbo + Obj. Direto + Obj. Indireto + (Adj. Adverbial): A mocinha entregou o ouro aos bandidos. Ou ainda: O primeiro colocado dedicou a vitória às crianças do Brasil.

8 Padrão Frasal V Sujeito + Verbo + Complemento Adverbial + (Adj. Adverbial): A onça mora no outro lado do rio. Ou ainda: Todos permaneceram no cofre durante o assalto.

9 Padrão Frasal VI Sujeito + Verbo de Ligação + Predicativo + (Adj. Adverbial): Dr. João é um homem muito importante. Ou ainda: A torcida continuará feliz por mais quatro anos.

10 Aposto O APOSTO é a palavra ou expressão que se refere a uma outra anterior para explicá-la, qualificá-la, caracterizá-la melhor: Pedro, seu filho mais velho, ingressou no exército. Não consigo esquecer Pelotas, minha cidade natal.

11 Vocativo O VOCATIVO nomeia o ser a que nos dirigimos; é um chamado, uma invocação: As alegrias duram pouco, meu irmão. Prepara-te, cão, para defender tua vida!

12 Modificações nos Padrões Frasais
1. Alteração de ordem: 1.1 ordem natural sujeito-verbo: Ex: Morreram os canários. Verbo sujeito Correram todos.

13 Deslocamento do Adjunto
1.2 deslocamento de adjunto para início ou meio da frase – assinalado por vírgulas: Ex: O mendigo, no fim do dia, contou o dinheiro. Deslocamento do Adjunto No fim do dia, o mendigo contou o dinheiro.

14 1.3 Adjetivo pode vir antes do nome a que se refere:
Ex: Está um lindo dia. Adjetivo A bela casa está pronta.

15 1.4 O predicativo pode ser deslocado para o início da frase: Ex: O professor sou eu. Predicativo

16 Modificações nos Padrões Básicos
2. Voz Passiva: Os Padrões Frasais II e IV podem sofrer a transformação conhecida como Voz Passiva, que é mais do que uma simples alteração na ordem de seus elementos. A sequência SUJEITO+VERBO+OBJETO DIRETO inverte-se, passando o objeto a ter função de sujeito, mas conservando sua condição de paciente (o que sofre a ação do verbo).

17 Exemplo: Objeto direto Sujeito
Os turistas foram espantados pela chuva. Objeto direto Sujeito A chuva espantou os turistas. Atenção: houve, principalmente, a alteração na forma do verbo, que passou para o particípio e recebe o auxiliar SER, flexionado no tempo e modo em que estava.

18 Atenção! As modificações nos padrões frasais podem necessitar uma pontuação diferente, como o uso da vírgula para separar os elementos “intrusos” na frase, ou para marcar a alteração da ordem dos termos. Na próxima semana, estudaremos as regras de uso da vírgula em períodos compostos.

19 Referência MORENO, Claudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso básico de redação. São Paulo: Ática, 1994.


Carregar ppt "Oficina de Pontuação Ensino Propulsor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google